Biografia de VERA LÚCIA GUIMARÃES ESTÁCIO

1ª Dama Inesquecível

Vera Lúcia Guimarães Estácio foi a 1ª Dama de maior destaque na história de Breves. Ela é reconhecida por sua maravilhosa atuação ao lado de seu esposo, Carlos Antônio Gonçalves Estácio, durante dois mandatos como Prefeito Municipal.

Vera Estácio nasceu em Icoaraci, distrito da região metropolitana, em 1949, filha de Daniel Fernandes Guimarâes Júnior e Risoleta Maria Cavalcante Guimarães.

Mudou-se para a capital do estado, aonde estudou no Colégio Santa Maria de Belém.

Em 1968, Vera Estácio casou-se com Carlos Estácio, com quem teve três filhos: Adriana, Danielle e Sávio Guimarães Estácio.

Quando Carlos Estácio se elegeu Prefeito de Breves, na Ilha de Marajó, para o mandato de 1977-1982, Vera Estácio foi responsável pela realização de grandes projetos sociais e culturais, sempre contando com a colaboração de outras pessoas importantes, como prof.ª Nazaré Oliveira, Márcio Furtado, José Silva, Joice Pinheiro, Joana Panajiotes etc.

Na segunda vez que ocupou o cargo de 1ª Dama, Vera Estácio, permaneceu atuante, sempre se mantendo perto das pessoas com carinho e disposição.

Até hoje em Breves, Vera Estácio é lembrada como uma mulher intelectual e de enorme beleza que enchia o ambiente com seu charme e simpatia. Além disso, era bastante admirada pela sua atuação na gestão municipal.

Nos dois mandatos de seu esposo, Vera Estácio ocupou o cargo de Secretária Municipal de Ação Social, estando a frente de vários projetos nas áreas sociais, de cultura e educação.

Vera Estácio transmitia credibilidade, conquistando assim simpatia de empresários e intelectuais, que se dispunham a ajudá-la. Era uma mulher disposta e cheia de fibra, mas com um grande coração generosoa e humilde. Ela contagiava as pessoas à sua volta com alegria e ânimo, criando um caminho favorável para a participação popular nas iniciativas da Prefeitura Municipal.

Fundou o Conselho Tutelar de Breves, do qual foi presidente por dois anos, de 1993 a 1995. Nesse período, iniciou ações importantes para garantir um atendimento integral, humanizado e de qualidade às crianças e adolescentes, proporcionando condições dignas para que eles se tornem adultos capazes de construir um futuro promissor para si mesmo e para toda sociedade brevense. Esses trabalhos contaram com intenso apoio das Promotorias especializadas do Ministério Público Estadual (MPE).

Garantiu orçamento suficiente para adquirir o prédio do Centro de Convivência de Idosos, sendo protagonista em projetos voltados à inserção social e melhoria da qualidade de vida das pessoas da terceira idade de Breves.

Foi responsável pela construção da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Pingo de Gente, que é uma das melhores escolas locais. Atualmente, a equipe pedagógica do Pingo de Gente organiza o maior evento de gastronomia de Breves – o Festival do Mingau Folclórico – que acontece no mês de agosto na Praça Frei Dolsé, aonde ficam expostas uma dezena de barracas que comercializam uma enorme variedade de mingaus, desde sabores tradicionais até os mais exóticos.

Atuou de forma exemplar na assistência às mulheres gestantes, oferencendo apoio para garantir às futuras mães melhores condições para criação de seus filhos.

Vera Estácio também apoiava e incentivava a realização de eventos artísticos e projetos culturais. Em 1993, Vera Estácio e seu esposo apoiaram a participação da bela jovem Kelze Maia no concurso de beleza da Feira dos Municípios em Belém, que foi um momento marcante para a história de Breves, pois Kelze se destacou de maneira brilhante chegando a conquistar o 1º lugar.

Mesmo ocupando cargos de destaque na sociedade, Vera mantinha sua humildade e empatia com as pessoas. Ela sempre se compadecia dos mais carentes, empenhando seus esforços para ajudar a melhorar a cultura e a qualidade de vida dos brevenses.

Vera Estácio deixou muitos amigos e admiradores cheios de saudades que relembram com orgulho de sua dedicação e espírito de liderança.

Por esses motivos que Vera Estácio é lembrada carinhosamente como a melhor 1ª Dama de Breves.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Maio de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 17/05/2014
Reeditado em 17/05/2014
Código do texto: T4809690
Classificação de conteúdo: seguro