Biografia do Empresário DOMINGOS DE MOURA REBELO

Patriarca de um Clã de Empresários

Domingos de Moura Rebelo é um ilustre cidadão brevense. É mais conhecido por seu apelido “Mimo Rebelo”.

Nasceu em Breves, em 5 de abril de 1926, filho de Adolfo Fonseca Rebelo e Benedita Moura Rebelo. Casou-se com Francisca Furtado Rebelo, com quem viveu por toda vida.

É pai de um grupo seleto de grandes empresários: Mário, Paulo, Luiz, Edilson e Edson. Outros de seus filhos são: Raimundo, Maria das Graças, Maria Graci, Maria Benedita, Graciete e Emanuel.

Mimo Rebelo é reconhecido como um empresário e industriário de Breves. Iniciou no comércio de madeira no interior do município. Depois transferiu seus negócios para a cidade, onde tornou-se proprietário da Madeireira Intel, hoje conhecida como Madeireira São Domingos.

Entre 1989 e 1992 foi Prefeito de Breves. Esse foi um período conturbado no cenário nacional, com o movimento dos “caras pintadas”, que saíram às ruas para pedir o impeachment do então Presidente Fernando Collor. Em nível local, também aconteceram conflitos políticos na gestão de Mimo Rebelo. Além disso, sua gestão também foi marcada por obras e projetos importantes.

Em 2008, em sua homenagem a Prefeitura Municipal de Breves batizou o Estádio Municipal de “Rebelão”.

Seu filho, Luiz Rebelo, que ocupa atualmente o cargo de Deputado Estadual, representa a continuidade do legado político de sua família.

Domingos Rebelo faleceu em abril de 2014, o que causou grande comoção social. Centenas de pessoas foram se despedir dele.

Em Breves e municípios vizinhos, “Mimo” é reconhecido como um homem inteligente, bem articulado, trabalhador e cheio de sonhos. Tinha enorme facilidade para fazer amigos e negócios.

Foi incentivador e apoiador de muitos daqueles que hoje ocupam cargos importantes no cenário político-partidário local.

Outra de suas reconhecidas características se refere a sua grande capacidade de encantar e seduzir belas mulheres. “Mimo Rebelo” é conhecido como um dos maiores galanteadores da história recente de Breves.

Ele partiu deixando muita saudade em uma significativa parcela de cidadãos brevenses que acompanharam de perto a trajetória desse patriarca de uma das mais bem sucedidas e proliferas famílias de empresários do Marajó.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Maio de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 22/05/2014
Reeditado em 05/02/2020
Código do texto: T4816152
Classificação de conteúdo: seguro