Biografia do Prof. PAULO ROBERTO OLIVEIRA DE CARVALHO

Profissional de Múltiplos Talentos

Paulo Carvalho é um dos profissionais mais versáteis e respeitados de Breves. Ele representa um dentre as centenas de pessoas que aqui vieram trabalhar e acabaram adotando o Marajó como sua terra, deixando como fruto de sua presença enorme contribuição para a sociedade brevense.

Paulo Roberto Oliveira de Carvalho (Paulo Carvalho) é natural de Belém, filho de Lucia Eirado e Raimundo Carvalho.

Na capital paraense ele se graduou em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (hoje UFRA), em 1981. Sua primeira experiência profissional foi trabalhando em Rondônia no Programa Polonoroeste com Assentamentos Rurais do INCRA e comunidades indígenas, de 1982 a início de 1985.

Em seguida, Paulo Carvalho foi convidado pelo então Prefeito Gervásio Bandeira Ferreira para vir trabalhar em Breves. Chegando aqui, assumiu a base física da SAGRI (Secretaria de Estado de Agricultura) com produção de mudas de Açaí e Cupuaçu para distribuição a agricultores familiares. Neste mesmo ano assumiu as disciplinas de técnicas agrícolas e matemática no Ginásio Estadual Miguel Bittar, e a disciplina de matemática no 2º grau regular da Escola Odízia Correa Farias (hoje funcionando como ensino médio na Escola Maria Câmara Paes), sendo o único professor remanescente.

Desde que chegou em terras marajoaras, Paulo Carvalho se envolveu em inúmeros projetos e ações sociais.

Assumiu a Secretaria Municipal de Agricultura e Terras Patrimoniais de 1985 a 1988 na gestão de Gervásio Bandeira e de 1989 a 1992 na gestão do Sr. Domingos de Moura Rebelo/Célio Barros. Nesse período comandou a expansão da cidade para os Bairros Santa Cruz, Aeroporto, Cidade Nova e Parque Industrial. Foi responsável pela direção da Caixa Agrícola. Desenvolveu o Programa Pró-Rural, quando Breves chegou a ser, pela 2ª vez, em 1989, o “Maior Produtor de Arroz de Várzea do Brasil”, movimentando grande volume de recursos, melhorando a vida de cerca de 700 agricultores familiares dos quatros distritos.

De 1992 a 1998 assumiu o Escritório local da EMATER/PA, onde desenvolveu trabalhos voltados para a agricultura familiar e programas de inserção de menores em situação de risco (assim chamados nesse período), geração de renda através do cultivo de hortaliças e produção de mudas e acesso a linhas de financiamento como o FNO/Prodex. Nesse período assumiu diversas vezes o Escritório Regional da EMATER/PA.

Ainda nessa época, Paulo Carvalho cursou Licenciatura Plena e Bacharelado em História, no Campus da UFPA em Breves. Ajudou a Fundar o SINTEPP (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará), inclusive fazendo parte da primeira diretoria como Vice-Coordenador. Trabalhou no Projeto Gavião I – conclusão do ensino fundamental, promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com a SEDUC e UFPA.

De 1997 a 2007 foi Diretor Regional do STAFPA (Sindicato dos Trabalhadores do Setor Público Agropecuário e Fundiário do Estado do Pará)

De 1998 a 2001 voltou a assumir a unidade da SAGRI em Breves dessa vez no âmbito regional trabalhando com defesa agropecuária. Nessa época, terminou sua especialização em Técnicas de Ensino.

Compôs a Diretoria da COOMAGRIM (Cooperativa Mista Agrícola do Marajó) atuando no desenvolvimento de projetos de produção e incentivo para a agropecuária de Breves. Trabalhou no Projeto Gavião II – Ensino Médio Normal, promovido pela PMB/SEDUC/UFPA

De 2002 a 2010 ajudou na construção da ADEPARA na função de Diretor Regional em Breves, foi vice-diretor da Escola Maria Câmara Paes, terminou sua especialização em Tecnologias em Educação e Gestão Escolar – PRÓ-Gestão. Trabalhou no Programa Troca do Saber, ensino fundamental maior, da Secretaria Municipal de Educação.

De 2011 a 2013, ocupou novamente o cargo de Secretário de Agricultura em Breves na administração Xarão Leão, onde contribuiu para execução de diversas politicas públicas. Teve a honra de receber o titulo de Cidadão Brevense realizando um sonho nascido desde sua chegada.

Paulo Carvalho é um talentoso escritor. Compõe belas músicas, escreve contos, poesias, ensaios etc. Seus trabalhos estão disponíveis no seu site na internet. Durante vários anos foi participante assíduo de diversas antologias poéticas, já tendo conquistado prêmios literários locais e nacionais. Trabalha na educação na Escola Maria Câmara Paes da sua fundação até os dias de hoje, 2014.

Desde que chegou a Breves, Paulo Carvalho contribuiu para criação de diversas entidades associativas ligadas ao setor agropecuário como: APROCOTANE, APRODAL, ASPROJU, ASPORIM etc. Também atuou na criação dos Centros Comunitários dos Bairros Cidade Nova e Aeroporto, contribuindo com diversas ações sociais como: padrinho solidário, festas religiosas, festas comemorativas e outras.

Em Breves fixou residência e constituiu sua família com a Sra. Arlete Machado, com quem tem quatro filhos: Thays Endres, Paulo André Carvalho, Diogo Carvalho e Andressa Carvalho.

Paulo Carvalho é sócio fundador do CDC Educação, que é o principal espaço educacional de formação particular em Breves, oferecendo diversos cursos técnicos e de formação complementar. Nos últimos anos, sua filha Thays Endres está à frente dessa importante instituição, dando sequência com esmero na “arte de ensinar”, seguindo assim com mastreia o exemplo de seu pai.

As qualidades de Paulo Carvalho são muitas. Ele é considerado um excelente profissional, pai exemplar, chefe de família, gestor responsável, pois se posiciona como um amigo e conselheiro de seus colegas de trabalho e de seus alunos. Sabe como poucos despertar o desejo pelos estudos, servindo de motivação e inspiração para aqueles que querem progredir na vida.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Maio de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 28/05/2014
Reeditado em 19/09/2021
Código do texto: T4823200
Classificação de conteúdo: seguro