Biografia dos IRMÃOS BREVES

Os Fundadores de Breves

É impossível falar de Breves sem mencionar os seus fundadores, os irmãos portugueses Manuel Maria Fernandes Breves e Ângelo Fernandes Breves, pelo trabalho conjunto que realizaram na colonização da área que daria posteriormente lugar a cidade batizada com seu sobrenome.

Esses bravos irmãos deixaram a Europa em um navio que levou algumas semanas navegando até chegar à cidade do Rio de Janeiro, que era a capital do Brasil. Depois de um tempo eles viajaram para Belém, aonde permaneceram até receberem a doação de terras na Ilha de Marajó. Isso aconteceu em 19 de novembro de 1738, quando o Capitão Geral do Pará, João de Abreu Castelo Branco, concedeu aos irmãos Portugueses Manuel Maria Fernandes Breves e Ângelo Fernandes Breves uma sesmaria, localizada às proximidades do rio Parauaú, doação confirmada pelo Rei de Portugal em 30 de março de 1740.

Logo que chegaram, os irmãos portugueses fixaram residência, instalando um sítio que passou a chamar-se “Sant´Anna dos Breves”. Eles fundaram um engenho de cana-de-açúcar. Naquela época a produção de cana-de-açúcar com seus derivados (açúcar mascavo, aguardente, rapadura, melaço e garapa) movimentava a economia brasileira, e da mesma forma a vila marajoara dos irmãos portugueses em pouco tempo se tornou referência para os moradores do Marajó, que passaram a chamar aquele lugar de “Engenho dos Breves”.

Após a instalação da família dos Breves, outros parentes deslocaram-se para a região, contribuindo assim para seu desenvolvimento.

Em 1851, o Governo do Grão Pará concedeu o título definitivo ao município de Breves, como reconhecimento ao esforço e empenho desses pioneiros. Quando isso aconteceu, Breves ainda era um pequeno povoado, com poucas famílias e sem muitos traços da modernidade. Mas, de lá pra cá as mudanças foram profundas, e certamente se os irmãos Breves ressuscitassem hoje eles ficariam orgulhosos de ver a beleza e prosperidade da cidade batizada com seu sobrenome.

Se Breves é hoje um bom exemplo para o Marajó, tudo isso se deve a coragem e ousadia desses dois irmãos, que sem temor iniciaram a colonização dessa terra maravilhosa.

Os brevenses são um povo pacífico, alegre, receptivo, e bastante batalhador que luta incansavelmente para conquistar seus sonhos, como faziam os irmãos Breves que deixaram sua terra natal na distante Europa para dar início a uma nova trajetória no interior do Pará.

Quem nasceu e vive aqui tem muito orgulho de reconhecer essa bela história e não se cansa de dizer que Breves é a Capital do Marajó!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Junho de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 16/06/2014
Reeditado em 17/06/2014
Código do texto: T4847469
Classificação de conteúdo: seguro