Miriam Pires
M%25C3%25ADriam%2BPires%2B2a.jpg
MIRIAM DE SOUZA PIRES
(73 anos)
Atriz
* RJ (20/04/1931)+ (07/09/2004) - ARIES

Miriam de Souza Pires, conhecida como Miriam Pires, atriz do cinema brasileiro, popular por sua atuação na televisão, participou de mais de 40 novelas e minisséries na TV Globo, SBT e TV Manchete.

Miriam Pires estreou na carreira artística em 1966, na novela "Um Rosto de Mulher", pela TV Paulista. Atuou em novelas importantes e teve papéis marcantes como a Dalva, em "Irmãos Coragem", a Quirina em "Pedra Sobre Pedra" (1992) eDona Milu em "Tieta". Outras grandes interpretações foram em "Locomotivas" (1977), "Xica da Silva" (1997), "Mandacaru" (1997) e na minissérie "Memorial de Maria Moura".
M%25C3%25ADriam+Pires.jpg
Seu período de presença mais constante no cinema foi nas décadas de década de 1970 e década de 1980, sob a direção de cineastas como Braz ChediakBruno BarretoHéctor Babenco e Djalma Limongi Batista.

Estreou em 1976, em "Aleluia, Gretchen", de Sylvio Back, seguindo-se outros filmes, como "Chuvas de Verão" em 1978 onde recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival Brasileiro de Cinema, e "O Beijo da Mulher Aranha" (1984).

 
M%25C3%25ADriam+Pires+2.jpg
O falecimento de Miriam Pires ocorreu em plena atividade, em 2004, quando estrelava a novela das oito, "Senhora do Destino", no papel de Clementina, empregada e cozinheira da casa de Maria do Carmo, interpretada por Suzana Vieira.

A produção, direção, elenco e a Rede Globo fizeram uma homenagem póstuma a atriz, criando o livro de receita em nome da personagem. Na festa de lançamento passaram num telão vários momentos da carreira da atriz.

Faleceu na Clinica Bambina no bairro do Botafogo onde morava em decorrência da Toxoplasmose. A atriz já estava a três meses internada na UTI.

Miriam Pires era solteira e deixou uma filha adotiva de 21 anos e a irmã Azaléa de 84 anos, na época.