Paulo Fortes
proxy?url=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-rpZUnJfvsT0%2FTboI_28ojWI%2FAAAAAAAACM8%2FCuluIO7LC2Y%2Fs320%2FPaulo%252BFortes.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
PAULO DE PAIVA FORTES
(73 anos)
Cantor Lírico e Ator
* Rio de Janeiro, RJ (07/02/1923)
+ Rio de Janeiro, RJ (09/01/1997)-AQUÁRIO
 
Paulo de Paiva Fortes, nasceu em 7 de fevereiro de 1923, filho de Auto Barata Fortes e Zélia de Paiva Fortes, carioca da Rua do Riachuelo, bisneto de Cândido Barata Ribeiro, primeiro prefeito do Rio de Janeiro.
 
Estudou no Colégio São Bento e bacharelou-se em Direito pela Faculdade do Rio de Janeiro (1948). Na Faculdade de Direito participou do Teatro Universitário, dirigido por Gerusa Camões. O Mº José Torre o assistiu e o levou a estudar com Gabriella Besanzoni.
 
Em junho de 1945, Gabriella se despedia da carreira e o apresentava em um concerto no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e na Rádio Gazeta de São Paulo. Neste mesmo ano, em 5 de outubro, estreava no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em La Traviata, sua estréia profissional.
 
Estudou com Gabriella Besanzoni, Murillo de CarvalhoPina Monaco e Flaminio Contini em Florença.
 
Foi o artista que mais vezes atuou no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Participou como ator em diversos filmes e na TV, fez vários recitais de câmara e gravou vários discos.
 
Promoveu a colocação da estátua de Carlos Gomes defronte ao Teatro Municipal, na Cinelândia.
 
Foi professor da Escola de Canto Lírico Carmem Gomes, do Teatro Municipal.
 
Paulo Fortes faleceu em 09 de janeiro de 1997.