Biografia do Empresário IVAN AZEVEDO LEÃO

Vice-prefeito de Gervásio Bandeira (1º mandato)

José Ivan Azevedo Leão faz parte de uma tradicional família brevense. Ele foi vice-prefeito no primeiro mandato do Advogado Gervásio Bandeira Ferreira, entre 1983 e 1988.

José Ivan Azevedo Leão nasceu, em 4 de fevereiro de 1957, no Distrito de Curumu, interior do município de Breves, filho de Venâncio Alves Leão e Marina Azevedo Leão. É o primogênito de seis irmãos: Ivan, Eline, José Ivanil, José Antônio, Silvana e Eraldo.

Ainda criança, Ivan começou a acompanhar seu pai no comércio viajante, percorrendo os rios e furos da região das Ilhas vendendo gêneros diversos e transportando passageiros e cargas diversas (açaí, madeira, palmito etc.).

Quando ele tinha dez anos de idade, Ivan Leão mudou-se com seus pais para a cidade para estudar no Ginásio Miguel Bitar, que era a melhor escola. Em seguida, mudou-se com seus irmãos para Belém para estudarem no Colégio Ideal, administrado pelo Engenheiro João Messias Filho (filho do ex-prefeito Dr. João Messias dos Santos).

José Ivan Azevedo Leão casou-se com Rosilene da Silva Leão, com quem teve dois filhos: José Ivan Azevedo Leão Júnior e Ian Leão.

No começo dos anos 80, toda sociedade brasileira estava lutando pelo fim da ditadura. Naquela época havia uma bipolaridade entre o ARENA (partido dos militares) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) que reunia as lideranças de oposição ao Governo Militar.

Breves estava há décadas sendo governada por um mesmo grupo político, de origem do Partido Social Progressista (PSP), que depois se transformou no ARENA. Os Prefeitos Américo Natalino Carneiro Brasil, Floriano Pinto Gonçalves, Sebastião Hortas Félix, Dr. João Messias dos Santos, Wilson Câmara Frazão e Carlos Antônio Gonçalves Estácio fizeram parte desse grupo político.

Nos anos 70, Breves passou por grandes transformações sociais e econômicas A população cresceu vertiginosamente na cidade e também em várias comunidades do interior. Da mesma forma, cresceu a representação no legislativo: o número de vereadores que era apenas cinco no começo de 1950 passou nas eleições de 1976 para dez vereadores. Esse aumento de lideranças fez aumentar a pressão política também. Outro fator que trouxe conflitos e controvérsias foi a chegada de muitas empresas de extração de palmito e madeira, que geraram disputas nas comunidades ribeirinhas que viam suas terras invadidas e exploradas. Por outro lado, com a inauguração do Ginásio Miguel Bitar e de outras escolas havia maior esclarecimento das pessoas, que passaram a cobrar melhores condições de vida. Tudo isso, coincidiu com os movimentos populares que pediam mudanças em nível nacional.

Mas, não era só Breves que passava por mudanças. Na verdade em todo o arquipélago do Marajó havia um desejo de renovação política, pois de modo geral a maioria dos governos municipais estava há bastante tempo sendo dominada pelos mesmos políticos.

Em 1980, foi criado a Associação dos Municípios do Marajó (AMAM), com base ideológica de esquerda e que tinha como objetivo lutar por mudanças no cenário político-partidário. Assim, o então Deputado Jader Barbalho articulou em vários municípios a indicação de representantes do PMDB para os cargos de Prefeito, vice-prefeito e vereadores. Foi assim que Ivan Leão (que não tinha carreira política) foi indicado para ocupar o cargo de vice-prefeito do Advogado Gervásio Bandeira Ferreira.

O cargo de vice-prefeito só passou a existir depois de 1971, e Breves já contava em sua história com outros três vice-prefeitos: Pedro dos Reis Vaz, Luiz da Silva Rocha e Sebastião Hortas Félix – todos com carreira política.

Para muita gente daquela época a indicação do nome de Ivan casou certo espanto. Antes de Ivan Leão, os outros vice-prefeitos sempre eram pessoas com carreira política, e ele se diferenciava até então por ser uma “pessoa do povo”, alguém conhecido apenas por ser membro da família Leão que era referência na área comercial. Essa característica de certo modo ajudou bastante na opinião pública durante a campanha eleitoral do ano de 1982.

José Ivan Azevedo Leão esteve ao lado de Gervásio Bandeira na realização de importantes obras e projetos. Muita gente diz que Ivan tinha um jeito calmo e tranquilo para atender as reivindicações. Ele atuava de maneira positiva, mas sem competir com o Prefeito, o que em certa medida facilitava. Ele também não tinha ambições de seguir carreira política, o que deixava o Prefeito Gervásio numa situação tranquila.

Diversos governos posteriores tiveram problemas nas relações entre o Prefeito e seu vice. E muita gente sempre se lembra do período em que Ivan Leão ocupou o cargo de vice-prefeito como diferenciado, especialmente pela tranquilidade e harmonia nas relações administrativas e políticas.

Após deixar o serviço público, Ivan retornou para sua atuação comercial, mas sem nunca se esquecer de Breves de lado, estando sempre presente em momentos importantes da política local.

Atualmente Ivan Leão é dono da Ronorte Material de Construções, uma importante empresa da cidade de Breves.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Julho de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 03/07/2014
Reeditado em 19/09/2021
Código do texto: T4868650
Classificação de conteúdo: seguro