REALISMO - MACHADO DE ASSIS

JOAQUIM MARIA MACHADO DE ASSIS

* 1839 – Morro do Livramento – Rio de Janeiro

+ 1908 – Cosme Velho – Rio de Janeiro

Escritor da Escola Realista

VIDA

- foi jornalista, funcionário público, tipógrafo-aprendiz, Presidente da Academia Brasileira de Letras, romancista, contista, cronista, poeta, teatrólogo e crítico literário.

- origem humilde, tinha problema de saúde – era epiléptico

- 1855 – freqüenta a livraria Paula Brito

- publica no Marmota Fluminense seu primeiro trabalho: a poesia Ela.

- 1856 – tipógrafo – aprendiz da Imprensa Nacional, dirigida por Manoel Antonio de Almeida

1858 – Revisor de provas da Editora Paula Brito e Correio Mercantil

- freqüenta Petalógica, sociedade fundada por Paula Brito

- estréia como crítico com publicação de O Passado, o presente e o futuro da Literatura

1860 – Quintino Bocaiúva convida-o para fazer parte do Diário do Rio de Janeiro

1861 – publica Queda que as Mulheres tem para os Tolos, teatro, na Marmota Fluminense

- 1864 – publicação de Crisálidas – poesia , é sua estréia

1867 – continua na imprensa – Semana Ilustrada e Jornal da Famaília

1869 – casa-se com D. Carolina Augusta Xavier de Novais

1870 – publica em O Novo Mundo de N. York Instinto de Nacionalidade

1873 – nomeado 1º oficial da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura

1879 – colabora na Estação

1880 – principia e publica Memórias Póstumas de Brás Cubas na Revista Brasileira

1881 – colabora na Gazeta de Notícias

1889 – promovido Diretor da Diretoria Geral do Comércio e Diretor Geral no Ministério da Viação

1897 – presidente nomeado da Academia Brasileira de Letras, recém-fundada

1900 – publica D. Casmurro

1902 – Diretor da Secretaria de Indústria e Diretor Geral da Contabilidade do Ministério da Viação

1904 – morre Dona Carolina

1908 – publica Memorial de Aires

- morre no Rio em Cosme Velho na sua casa

- conhecedor de Suift, Stern e outros

OBRAS

PRIMEIRA FASE

ROMANCES ROMÂNTICOS

- Ressurreição – 1872

- A Mão e a Luva – 1874

- Helena – 1876

- Iaiá Garcia – 1878 – fim da primeira fase

CONTOS

- Contos Fluminenses – 1870

- Histórias da Meia Noite – 1873

POESIA

- Crisálida – 1864

- Falenas – 1870

- Americana – 1875

TEATRO

- Desencantos – 1861

- Queda que as Mulheres têm pelos Tolos – 1861

- Teatro – 1863

- Quase Ministro – 1864

- Os Deuses de Casaca – 1866

- Caminho da Porta

SEGUNDA FASE

ROMANCES REALISTAS

- Memórias Póstumas de Brás Cubas – 1881

- Quincas Borba – 1891

- D. Casmurro – 1900

- Memorial de Aires – 1908

CONTOS

- Papéis Avulsos – 1882

- História sem data – 1884

- Várias Histórias – 1893

- Páginas Recolhidas – 1889

- Relíquias da Casa Velha – 1906

- Outras Relíquias – 1910

POESIAS

- Ocidentais- 1900

- Poesias Completas – 1901

TEATRO

- Tu, só tu, puro amor – 1881

CRÔNICA

- A Semana – 1914

CRÍTICA LITERÁRIA

- Notícia da Atual Literatura Brasileira

- Instituto de Nacionalidade

Estes são ensaios principais

- A Nova Geração - 1879 – (Realismo)

- Literatura Realista – O Primo Basílio, de Eça de Queiroz – Porto – 1878 – crítica à visão naturalista de Eça de Queiroz

- O Ideal do Crítico – afirma que todo crítico tem de ter consciência; valores máximos: tolerância, perseverança, coerência, independência.

CONTOS FAMOSOS (entre outros)

Do livro Papéis Avulsos:

Missa do Galo

O Espelho

O Alienista

As Bodas de Luiz Duarte

Mis Dólar

Confissões de uma Viúva Moça

Do Livro Várias Histórias:

Uns Braços

A Causa Secreta

Um Homem Célebre

A Cartomante

Teoria do Medalhão

O Caso da Vara

Viver

O Apólogo

POESIAS FAMOSAS

Carolina – dedicada à memória da esposa

Mosca Azul

OBRAS PÓSTUMAS

Crítica – 1910

Outras Relíquias – 1910

Teatro – 1910

A Semana – 1914

Estante Clássica – 1921

Páginas Escolhidas – 1921

Machado de Assis e Joaquim Nabuco – 1923

Cartas de Machado de Assis a Euclides da Cunha – 1931

Novas Relíquias – 1932

Correspondência de Machado de Assis – 1932

Crônicas – 1937

Crítica Literária – 1937

Crítica Teatral – 1937

Histórias Românticas – 1939

Páginas Esquecidas – 1939

Casa Velha – 1944

Contos Fluminenses – 2º Vol. – 1937

A Semana – 2º e 3º Vols. – 1937

Relíquias da Casa Velha – 2º Vol. – 1937

CARACTERÍSTICAS

I FASE – PERÍODO DE PREPARAÇÃO OU FASE ROMÂNTICA

1 – Vai dos primeiros escritos em versos até Iaiá Garcia

2 – chega a abordar temas indianistas na poesia dessa fase

3 - já acentua o gosto psicológico e a análise de costumes

4 – o humorismo, faceto, quase alegre

5 – o erotismo e o sensualismo etc.

6 – pudor nos arrebatamentos sentimentais

7 – depuração da forma

8 – preocupação indianista nas poesias: Crisálidas, Falenas, Americanas

II FASE – FASE REALISTA

1 – maturidade completa a partir dos 40 anos

2 – estilo severo e enxuto, sem prejudicar a espontaneidade narrativa

3 – linguagem pura, adequada entre o instrumento verbal e o pensamento do escritor

4 – análise psicológica – ponto mais importante em sua obra

5 – egoísmo – expressão máxima em seus personagens

6 – humorismo – característica marcante de Machado (influência de Swift e Stern)

7 – pessimismo – disfarçado pelo humorismo

8 – no seu último romance, Memorial de Aires, o autor se humaniza, espiritualiza-se, perdendo o ar de analista implacável das misérias humanas. Este traço aparece também no soneto dedicado a Carolina.

9 – é o maior e primeiro grande romancista do Brasil

10 – Característica parnasiana em Ocidentais – análise humano-psicológica e purista na forma. Em Ocidentais encontram-se suas melhores composições poéticas:

Círculo Vicioso

No mundo Interior

A Mosca Azul

Soneto de Natal

Suave Ma ri Magno

11 – No romance, aplica a boa divisão dos atos, cenas e intervalos

12 – inteligência na dosagem, força, depuração, síntese

13 – não mostrou a paisagem brasileira, mas esgotou o homem brasileiro

14 – sentido social se sua obra: reproduziu a organização patriarcal: a moça do tipo sinhá haveria de desaparecer com a transição do Romantismo e Parnasianismo

15 – identidade entre personagem e narrador

16 – Machado de Assis contista está no mesmo nível do romancista, inclusive a evolução é a mesma: de romântico ele passará a realista.

17 – os trabalhos de Crítica Literária Machado escreveu no início da carreira – quatro importantes

18 – D. Casmurro – o Grande Livro da Dúvida – Capitu traiu ou não?

19 – Esaú e Jacó – romance da Hesitação e Ambigüidade

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