proxy?url=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-bToQaIGEGek%2FTngZtAkhioI%2FAAAAAAAAC5Q%2F8Mz5NluzQe8%2Fs320%2FRodolfo%252BFernandes.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
RODOLFO FERNANDES
(49 anos)
Jornalista
* (1962)
+ Rio de Janeiro, RJ (27/08/2011)
 
Rodolfo começou a carreira no Tribuna da Imprensa, jornal de seu pai, Hélio Fernandes. O jornalismo estava no sangue. Era sobrinho também do jornalista Millôr Fernandes.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-xllytBBfQ7w%2FTngZ4KEvOII%2FAAAAAAAAC5U%2FVUtFTx4NiVA%2Fs320%2FRodolfo%2BFernandes3.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
"Me formei, cresci nesse ambiente de jornal por conta da formação do meu pai. Meu tio Millôr também era jornalista. Enfim, a casa dos meus pais estava sempre cheia de jornalistas, o ambiente que eu respirava sempre foi o ambiente de jornal."
 
Antes de chegar ao jornal O Globo, trabalhou no Última HoraJornal de BrasíliaFolha de São Paulo e Jornal do Brasil.
 
No jornal O Globo, ocupou vários cargos: em Brasília, foi coordenador de política e chefe de redação. Ao voltar para o Rio de Janeiro, virou editor de política, editor-chefe e depois diretor de redação.
 
O vice-presidente das Organizações GloboJoão Roberto Marinho, escreveu uma mensagem em homenagem a Rodolfo:
 
"Eu e meus irmãos sempre vimos no Rodolfo um jornalista de um talento imenso, curioso, competente, criativo, incansável e ético. Nos últimos dois anos, apesar das imensas dificuldades que a doença lhe impôs, fez questão absoluta de trabalhar até o último dia. Desse exemplo, e tenho certeza que falo em nome de todos os colegas do Globo, também não vamos esquecer."
 
A ministra-chefe de comunicação da presidência, Helena Chagas, divulgou nota de pesar:
 
"Com sua inteligência, seriedade e a busca constante pela notícia completa e bem apurada, Rodolfo Fernandes marcou época no jornalismo brasileiro à frente das mais importantes coberturas da história recente do país. Lamento sua partida tão precoce, mas tenho certeza de que ele deixa seu exemplo às novas gerações de jornalistas brasileiros."
 
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que Rodolfo "era um jornalista leal, veraz e perspicaz - que manteve a discreta ironia, o charme, e o humor até o fim."
 
proxy?url=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-S9TqaWw1RSg%2FTngaB2w4zxI%2FAAAAAAAAC5Y%2Fe9gjgx3s18E%2Fs1600%2FRodolfo%2BFernandes2.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Rodolfo era casado com Maria Silvia Bastos Marques, ex-executiva do Banco Icatu, ex-secretária de fazenda da cidade do Rio de Janeiro e presidente da Empresa Olímpica Municipal, criada pela prefeitura com a função de coordenar os projetos para os Jogos Olímpicos a serem disputados no Rio de Janeiro em 2016. Do primeiro casamento, com Sandra Fernandes, o jornalista deixa dois filhos, Felipe e Letícia. Irmão mais novo de Hélio Fernandes, o jornalista, escritor e dramaturgo Millôr Fernandes era seu tio.
 
Morreu na tarde de 27/08/2011 (sábado), no Rio de Janeiro, aos 49 anos. Ele estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, onde lutava desde 2009 contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença neurológica fatal que provoca lesões musculares progressivas. A doença foi diagnosticada em julho daquele ano. Rodolfo Fernandes enfrentava insuficiência respiratória mas, segundo o jornal, continuou trabalhando até a última quinta-feira. O governo do Rio de Janeiro decretou luto oficial.