ZÉ CARNEIRO, O PIONEIRO.

Zé Carneiro, o Pioneiro.

José Quintão Carneiro, meu pai, também conhecido por Zé Carneiro, era um homem empreendedor.

Criado na fazenda Seringa, filho de José Maria Carneiro (Zé Maria) e Maria Raimunda Peixoto Carneiro (Dona Sinhá). Tinha 12 irmãos: cinco homens e sete mulheres.

Fez o curso primário em Calambau indo, em seguida, para o Seminário de Mariana (Seminário Menor) onde ficou por algum tempo. Conforme ele mesmo dizia, fugiu do Seminário, indo a pé para Ponte Nova, seguindo os trilhos da estrada de ferro (Leopoldina). De lá, foi de carona em um caminhão para Viçosa onde residia a sua tia Hilarina (irmã de sua mãe) casada com o senhor Clóvis Clodoveu de Castro, ambos calambauenses. De Viçosa, voltou para a fazenda Seringa. O trajeto foi feito a cavalo.

Passou a sua juventude na fazenda Seringa, desempenhando diversas atividades agrícolas, tais como: plantio de milho, arroz, feijão, cana, café, produção de leite, etc.

Todo final de semana vinha a cavalo para Calambau, para ir à missa e visitar parentes e amigos.

Quando completou 18 anos, arrendou de seu pai a fazenda Cachoeirinha, na região da Boa Esperança, divisa de Calambau com Porto Firme. Aos 21 anos, casou-se com Maria da Conceição Vidigal Carneiro, a Dona Cici, minha mãe. Após o casamento, o casal foi morar na fazenda Baía, também arrendada de seu pai José Maria. Esta fazenda foi comprada do Sr. Manoel Costa no ano de 1940.

Chegando à Fazenda Baía, José Carneiro providenciou, logo, a recuperação e ampliação das benfeitorias ali encontradas: o engenho de cana com tração animal, o moinho d’água, o curral, a construção de uma pocilga, a aquisição de vacas leiteiras, etc. A sua esposa Cici cuidou da formação de uma boa horta, do pomar e do galinheiro.

Para vir à cidade com a sua esposa, aos domingos e para as festas religiosas, Zé Carneiro comprou uma charrete com um freio manual que a diferenciava das poucas existentes em Calambau. Essa charrete era puxada por um lindo cavalo preto de nome “Segredo”.

Outras inovações do Zé Carneiro em sua fazenda Baía:

-Carroção de eixo fixo, substituindo o antigo carro de boi. Era maior e mais leve.

-Utilização do motor diesel no engenho de cana. O antigo engenho era de tração animal (movimentado por bois)

-Foi um dos pioneiros no cultivo do arroz irrigado, na região.

-No nosso município, foi o primeiro a criar porcos de granja.

-A sua fazenda foi pioneira na implantação da energia elétrica da CEMIG, no município.

-Foi o primeiro a utilizar um caminhão na fazenda.

- Moderna máquina de beneficiar arroz, adquirida na Mesbla S.A., Rio de Janeiro e, mais tarde, vendida ao Sr. Geraldino de Souza Lima (Geraldino da Iva).

-Foi um dos primeiros fazendeiros a adquirir um automóvel no município, um Chevrolet ano 1948.

-No início da década de 60, introduziu, no município, novas variedades de cana de açúcar: as variedades CB e CO, para a fabricação de cachaça.

- Ele e outros produtores de cachaça, foram os primeiros a venderem o seu produto para engarrafadoras em Belo Horizonte e Juiz de Fora.

-Foi um dos pioneiros na implantação do milho híbrido em nosso município. Este milho foi produzido por seu irmão, técnico agrícola, Antônio Quintão Carneiro, o Ninico, na Granja Santa Terezinha.

-Muitos outras inovações foram introduzidas em sua fazenda que, no início da década de 60, foi adquirida de seu pai José Maria Carneiro.

Outra preocupação sua e de sua esposa Cici foi com a saúde e educação dos seus dez filhos. Tal preocupação se estendia aos filhos dos empregados da Fazenda. Zé Carneiro cuidava da vacinação das crianças da Fazenda contra a varíola. Como não havia médico no município, D. Ceci que aprendera sobre Homeopatia com a sua mãe Dona Augusta, preparava remédios do laboratório homeopático Almeida Prado para os seus filhos e para os filhos dos empregados da Fazenda.

A Escola Rural, próxima à Fazenda, mantida pelo município, sempre contava com a colaboração de Zé Carneiro e Dona Ceci que, mais tarde, doaram para a Prefeitura Municipal um terreno para a construção de uma nova escola que ainda está em funcionamento.

Zé Carneiro, em sua fazenda Baía, chegou a ter mais de cinquenta empregados, entre homens e mulheres.

Por tudo isso, nós, os seus filhos, muito nos orgulhamos do Pai que tivemos: O Sr. José Quintão Carneiro, o Zé Carneiro.

Calambau , 28 de dezembro de 2013

Murilo Vidigal Carneiro

-

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 17/07/2014
Código do texto: T4885858
Classificação de conteúdo: seguro