REALISMO - RAUL POMPÉIA

RAUL POMPÉIA

RAUL D’ÁVILA POMPÉIA

* 1863 – Jacuecanga, atual Angra dos Reis, Rio de Janeiro

+ 1895 – cidade o Rio de Janeiro – suicídio

Foi jornalista político, republicano e abolicionista, professor de mitologia.

VIDA

- internado ao dez anos no Colégio Abílio do Rio de Janeiro, do Prof. Abílio César Borges

- da experiência vivida no colégio escreverá sua obra prima O Ateneu

- 1879 – formado pelo colégio D. Pedro II

- 1881 – ingresso na Faculdade de Direito de São Paulo

- 1885 – forma-se na Faculdade de Direito do Recife

- formado, fixa-se no Rio de Janeiro

- 1894 – Diretor da Biblioteca Nacional

- colabora na Gazeta de Notícias de José do Patrocínio. Publica aí dois livros: O Ateneu e As jóias da Coroa

- colaborou ainda nos jornais A Rua, Jornal do Comércio do Rio e São Paulo, Diário de Minas

1895 – suicídio na cidade do Rio de Janeiro

- exerceu o jornalismo político, abolicionista e republicano

OBRAS

- Uma Tragédia no Amazonas – 1880 – romance

- O Ateneu – 1888 – romance – subtítulo: Crônicas de Saudades

- Canções sem metro – 1900 – poemas em prosa – obra póstuma

- As jóias da Coroa – 1962 – romance – obra póstuma

- A mão de Luis Gama

OBRAS PÓSTUMAS

- Canções sem metro - 1900

CARACTERÍSTICAS

1 – Raul Pompéia foi um tímido, desconfiado e emotivo: não conseguiu ser adulto em plenitude. Sofreu solitário.

2 – O Ateneu, romance, que está entre a crônica autobiográfica e romance, é a história de Sérgio e sua vida no colégio.

- apresenta a análise dos colegas, o problema do homossexualismo, do drama da solidão, a vida em internato. Sérgio é um revoltado. Reação contra a rotina escolar, protocolos, contatos diferentes entre os colegas, discórdias, brigas, cenas brutais de que participa ou presencia. Tudo isso lhe revela os aspectos torpes da conduta humana, atordoando, até fazê-lo refugiar-se em si mesmo.

– as notas dominantes do romance são a sátira e o rancor, dirigidos para todos os lados, principalmente contra o diretor do internato.

- revela para a Literatura Brasileira uma nova faceta do romance psicológico – a psicologia do adolescente.

- narrado na primeira pessoa

6 – Como Manuel Antonio de Almeida, subsiste como romancista por causa de um só romance e sua obra é classificada em diferentes denominações.

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