Biografia de HENRIQUE MARQUES RIBEIRO DA SILVA

Henrique Marques Ribeiro da Silva representa uma nova geração de servidores que atuam na luta pela valorização da carreira de ambientalistas do IBAMA.

Henrique Silva nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 22 de julho de 1969, filho do bancário Antônio Arthur e da professora Euny Silva. Ele é o caçula de três irmãos: Antônio Arthur Filho, Guilherme e Henrique.

Ele e seus irmãos iniciaram a vida escolar em colégios públicos. Ainda criança sua família se mudou para Brasília, aonde viveram por oito anos. Na capital federal deram continuidade nos estudos no Colégio Marista. Na Adolescência retornou para o Rio de Janeiro, cursando o segundo grau no Colégio Naval e Colégio MVI.

Em 1988, ingressou na faculdade de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no município de Seropédica, baixada fluminense. Além de buscar sua formação profissional, Henrique Silva desempenhou forte atuação estudantil. Participou do CEA (Centro de Estudos Agronômicos), aonde adquiriu suas primeiras experiências de liderança e articulação popular. No ano de 1992 se juntou a um grupo de amigos para reativar o Diretório Central de Estudantes da UFRRJ, que estava há alguns anos com as ações pouco expressivas. Nessa época, fez parte da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB – Regional Sudeste). O grupo de amigos criado na universidade (“Camarões”) se mantém vivo e até hoje se reúne regularmente no final de cada ano.

Assim, teve oportunidade de conhecer a realidade de graduandos de diversas partes do Brasil. Essa experiência foi primordial para incendiar dentro de seu coração o gosto pelas causas sociais. De modo geral, o curso superior de Engenharia Agronômica tem boa parte de sua formação voltada para uma formação cartesiana, direcionando em muitos casos para atender a demanda de profissionais para o agronegócio. Mas já durante a graduação Henrique despertou seu lado crítico ao vivenciar o outro lado da moeda.

Começou a trabalhar na ONG IDACO em projetos relacionados à agricultura familiar e orgânica, pondo em prática muitos dos conhecimentos adquiridos na academia.

Em 1996, foi convidado para atuar no Projeto AVA, que era coordenado pelo Helcio de Souza, e tinha como foco de atuação os povos indígenas do Parque Nacional do Xingu, no Estado do Mato Grosso. Esse Projeto continuou ações herdadas de outro projeto de demarcação da Terra Indígena Kayapó, coordenado pela Fundação Mata Virgem, com grande visibilidade perante a opinião pública, pois recebia apoio do cantor Sting e do cacique Raoni Txucarramãe, que se consagrou como uma das maiores lideranças indígenas brasileiras.

No ano seguinte, esse projeto foi encampado pelo renomado Instituto Socioambiental (ISA), e foi coordenado pelo André Villas-Bôas. Henrique realizou inúmeras viagens ao Parque do Xingu, aonde permanecia por várias semanas, às vezes alguns meses, convivendo com os grupos indígenas. Esse foi um período muito rico, no qual pode adquirir uma nova visão de mundo, carregando desde então diversas lembranças valiosas e saudades de muitos amigos, como o pajé Prepori Kaiabi, Kokoti Trumai, cacique Melobô Ykpeng etc.

Henrique vivia cheio de paixão pela causa indígena. Mas em seu coração também pulsava outro grande amor. Foi em meio às tradições indígenas que ele selou sua união com sua esposa. No início de 1997, Henrique Silva teve o privilégio de celebrar seu casamento com a jornalista Mônica Pedroso na aldeia Kaiabi. No ano seguinte, eles trocaram alianças numa união civil no Rio de Janeiro, de modo que até hoje eles carregam em suas mãos duas alianças, uma de coco tucum do Parque Xingu e outra de ouro da união cristã. Certamente que Henrique e Mônica são privilegiados, pois poucos casais trazem em suas mãos duas lembranças de diferentes culturas para reafirmar o compromisso sagrado de seu matrimônio.

Alguns anos depois dessa união, Henrique e Mônica tiveram dois filhos: Santiago e Rodrigo.

De abril a dezembro de 2002, Henrique assumiu o cargo de Diretor do Instituto de Terras do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), durante os nove meses a gestão da governadora Benedita da Silva que assumira após renúncia de Antony Garotinho. Nesse período atuou em ações ligadas à Reforma Agrária em Projetos de Assentamento Rural em terras do governo estadual.

De março de 2003 a março de 2008, atuou como assessor da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (PESAGRO), ampliando ainda mais seu leque de conhecimentos em diferentes áreas e fez boas amizades que cultiva até hoje, entre as quais: Lúcia Helena de Almeida, Mara Araújo e Fernanda Fonseca.

Em agosto de 2009, ingressou com Analista Ambiental do IBAMA, sendo lotado desde então na Diretoria de Licenciamento (DILIC). Por causa de sua experiência anterior, Henrique foi convidado a compor a Equipe de Meio Socioeconômico da COHID no Processo de Licenciamento da Usina Hidroelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, Estado do Pará. Desde então, Henrique participou das audiências públicas e reuniões nas quais tem vivenciado todas as dificuldades e polêmicas que envolvem essa gigantesca obra na Amazônia brasileira.

Henrique Silva é um profissional competente com longa atuação em diferentes instituições. Ele se formou em uma das mais respeitadas universidades do país. Teve diversos empregos em importantes instituições que o habilitaram para se posicionar com responsabilidade técnica no licenciamento de um dos maiores empreendimentos de infraestrutura da história recente do Brasil.

Além de sua atuação como técnico da DILIC, Henrique se tornou conhecido por ter ocupado a presidência da ASIBAMA-DF durante o biênio 2011/2013.

Cerca de 20 anos após participar de movimentos estudantis na faculdade de Agronomia, ele se envolveu em uma nova jornada.

Marcou história como o primeiro Analista Ambiental dos novos concursos a assumir o posto maior dessa valiosa Associação. O IBAMA foi criado em 1989 e passou mais de uma década sem ingresso de novos servidores. Só em 2002 aconteceu um concurso público para reforçar o quadro de funcionários. Os outros concursos públicos aconteceram em 2005 e 2008. Essa era uma das razões pela permanência de servidores antigos na gestão da ASIBAMA. Entretanto, em 2011, Henrique Silva teve a responsabilidade de suceder a Lindalva, uma das pioneiras na luta classista em prol do ambientalismo.

Esteve à frente da ASIBAMA-DF mobilizando a categoria de servidores, com foco na construção de uma agenda comum entre IBAMA, ICMBIO, Serviço Florestal e MMA para consolidar o Plano de Carreira de Especialistas em Meio Ambiente (PECMA).

A Diretoria da ASIBAMA-DF (biênio 2011-2013) era composta da seguinte forma: Rogério Eliseu Egewarth (vice-presidente), José Cardoso Borges (Diretor de Finanças), Roberto Zanin (Diretor de Administração e Patrimônio), Sérgio Martinez (Diretor de Esportes), Marcelo Augusto Monteiro Ferraz (Diretor Sociocultural) e Elizabeth Montenegro Braga (Diretora de Integração dos Aposentados e Pensionistas).

Durante essa gestão aconteceu a Conferência Rio+20. A primeira edição realizada no Brasil, a ECO 92, ocorreu quando a presidente da ASIBAMA era a companheira Ana Maria Evaristo Cruz que mobilizou uma caravana com vários ônibus para levar os servidores de Brasília e outros estados. Nessa segunda Conferência, Henrique Silva e toda Diretoria da ASIBAMA articularam semelhante participação de modo que estiveram presentes mais de 400 servidores públicos federais do IBAMA, ICMBIO, ANA, Serviço Florestal, Ministério do Meio Ambiente e Jardim Botânico - todos unidos em protestos e passeatas para exigir melhores condições de trabalho.

Atualmente, ocupa o cargo de chefe substituto da COHID 2, mantendo o mesmo perfil de profissional competente que sabe se posicionar com gabarito técnico e sensibilidade para as causas socioambientais.

Henrique Marques Ribeiro da Silva já está há 5 anos no serviço federal, tendo dedicado dois anos na presidência da ASIBAMA-DF, marcando uma etapa de renovação de lideranças e, ao mesmo tempo, de afirmação dos bons valores que o IBAMA representa para a sociedade brasileira!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Brasília – DF, Agosto de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 19/08/2014
Reeditado em 22/09/2014
Código do texto: T4929283
Classificação de conteúdo: seguro