Geraldo Assoviador
Geraldo+Assoviador+2a.jpg
GERALDO CLEOFAS DIAS ALVES
(22 anos)
Jogador de Futebol
* Barão de Cocais, MG (16/04/1954)
+ RJ (26/08/1976) - ARIES
 
Geraldo Cleofas Dias Alves ou Geraldo Assoviador, foi um meio-campista brasileiro, contemporâneo de Zico nas divisões de base do Clube de Regatas do FlamengoGeraldo conviveu com certa irregularidade até se firmar no time rubro-negro a partir do ano de 1974.
 
Praticante do futebol moleque: habilidoso, driblador, alegre e com um controle sensacional, o jogador chegou a disputar a Copa América de 1975 pela Seleção Brasileira de Futebol e vivia um momento ímpar na sua carreira entre fins de 1975 e início de 1976. Fez sete jogos pela Seleção Brasileira.
 
Geraldo+Assoviador+3.jpgDona Nilza Alves teve nove filhos. Dos nove, cinco tornaram-se jogadores de futebol e Geraldo era o mais habilidoso. O menino deixou Minas Gerais em direção ao Rio de Janeiro com a ajuda do irmão mais velho,Washington, que era zagueiro do Flamengo e apresentou o irmão à equipe da Gávea no início da década de 70. Geraldo faria parte da "geração de ouro" rubro-negra, comandada porZico, maior ídolo da história rubro-negra.

Em campo, não demorou muito paraGeraldo conquistar os companheiros e a torcida.

Campeão carioca em 1974 e convocado para a Seleção em 1976, era uma das promessas do país para a Copa do Mundo de 1978. Ficou marcado pela elegância como jogava, com a cabeça em pé. Mas ficou mesmo identificado pelo apelido curioso: "Geraldo Assoviador".
 
"Ele vivia assoviando, não só no campo, mas o dia inteiro. Assoviava músicas que gostava, principalmente "Your Song" (do cantor Elton John, interpretada por Billy Paul)"
(Zico)
Geraldo, que sempre jogava de cabeça erguida, desfilava o toque cerebral e refinado nas passadas largas com pé colado na bola. Travestido na camisa para fora do short, meias arriadas e muita irreverência.

Se Jairzinho lamenta não ter jogado com Geraldo, o mesmo não se pode dizer deZico. Os dois pareciam irmãos siameses desde que chegaram, ainda garotos, ao Flamengo.
 
Geraldo+Assoviador+e+Zico.png
Geraldo e Zico
"Eu comecei um pouco antes, mas atuamos juntos em todas as categorias. Um dormia na casa do outro. Meu pai o chamava de filho preto. Nosso entendimento era perfeito. Geraldo tinha uma habilidade fora do comum, fazia tudo com a bola. Se não tivesse acontecido aquela tragédia, teria feito parte daquele Flamengo campeão do mundo em 1981."
(Zico)

O jornalista Raul Quadros, assessor de imprensa de Zico, cobria o Flamengo na época e lembra de história curiosa.
 
"Antes de começarem os treinos, os dois, em laterais opostas, ficavam lançando a bola um para o outro, sem deixá-la cair, até se aproximarem e a colarem entre as cabeças no meio do campo. Era lindo."
Um dos que mais assistiam à cena era o garoto Adílio, que com a morte do seu ídolo acabou tomando conta da camisa 8 rubro-negra.
 
"Ele era como um irmão mais velho. Sempre me dava toques e dizia que eu seria o seu sucessor. Quando eu estava no infanto, era recrutado para a reserva do juvenil e, no fim dos jogos, ele até inventava contusão para eu entrar no seu lugar."
Mas houve um dia em que Geraldo Adílio jogaram juntos.
 
"A Seleção Brasileira treinou na Gávea e, para o coletivo, recrutou dois juvenis do Flamengo para completar o time reserva. Eu e Andrade formamos o meio-campo com o Geraldo. E derrotamos os titulares, que tinha Batista, Falcão e Carpeggiani, por 4 x 2."
 
J%C3%BAlio+C%C3%A9sar+(+Uri+Gueller+)+e+Geraldo,+num+treino+na+g%C3%A1vea.jpg
Júlio César (Uri Gueller) e Geraldo, num treino na gávea
Morte

Calou o assovio, acabaram-se as brincadeiras com Zico, acabou tudo. Aos 22 anos, o coração de Geraldo parou. Morreu o craque do Flamengo na sala de operação. Uma simples operação de amídalas, com anestesia local. Foi uma reação alérgica à anestesia que o matou. O próprio otorrino Wilson Junqueiraaplicou a infiltração de xilocaína. Teve tempo ainda de realizar a cirurgia, mas logoGeraldo começou a passar mal, com problemas respiratórios. Foi longa a luta dos médicos e Geraldo teve uma parada cardiorrespiratória.

Fizeram-lhe uma injeção no coração, aplicaram-lhe choques elétricos. Geraldoreanimou-se, mas por pouco tempo. A segunda parada cardíaca foi definitiva. Uma hora e meia depois de operado, Geraldo Cleofas Dias Alves estava morto. No dia 26 de agosto de 1976, o futebol brasileiro perdia precocemente, aos 22 anos, uma de suas maiores revelações.
 
Geraldo+domina+a+bola+diante+de+Rubens+do+Fluminense.jpg
Geraldo domina a bola diante de Rubens do Fluminense
Curiosidades
 
O apelido de Geraldo Assoviador foi dado em virtude da excêntrica mania que o jogador tinha de assoviar dentro de campo enquanto realizava jogadas inusitadas.
O atleta, em seu auge, foi por diversas vezes comparado por cronistas esportivos da época com o rei do futebol, Pelé.
A amizade de Geraldo com Zico era tão forte que, além de frequentar constantemente a casa da família Antunes, em Quintino, ele era considerado um filho postiço de Seu Antunes e Dona Matilde."É meu filho marronzinho", costumava dizer o patriarca da família.
Não era para Geraldo ter feito a cirurgia no dia 26 de agosto. Na verdade, o jogador, que tinha muito medo de ser operado, deveria ter retirado as amídalas no mesmo dia em que Zico corrigiu um desvio de septo. Mas Geraldo não apareceu no dia e apenas Zico fez a cirurgia na data prevista.
Zico participou de dois amistosos em memória a Geraldo. O primeiro, no dia 6 de outubro (Flamengo 2 x 0 Seleção Brasileira), serviu para arrecadar fundos para a família do jogador, que vivia em Barão de Cocais. A segunda, em 1995, foi entre os masters do Flamengo e deMinas Gerais, em Barão de Cocais, onde o Flamengo perdeu por 2 x 1 e Zico fez o gol, para possibilitar a construção do mausoléu paraGeraldo.
Geraldo é tio do zagueiro Bruno Alves, do Futebol Clube do Porto e da Seleção Portuguesa de Futebol.
Geraldo compareceu ao hospital no dia marcado, 25 de agosto de 1976, mas não operou porque o presidente do Flamengo na época,Hélio Maurício, não deixou comunicação oficial à respeito da operação. Hélio Maurício também era médico do hospital em que Geraldo iria realizar a operação.
 
Geraldo+Assoviador.png
Títulos Pelo Flamengo
 
 
1973 - Taça Guanabara
1973 - Taça Cidade do Rio de Janeiro
1973 - Taça Rede Tupi de TV (RJ)
1973 - Taça Araribóia (RJ)
1973 - Taça Drº Manoel dos Reis e Silva (RJ)
1974 - Campeonato Carioca
1974 - 3º Turno do Campeonato Carioca
1974 - Taça Deputado José Garcia Neto (MT)
1974 - Taça Drº Manoel dos Reis e Silva (GO)
1974 - Campeão da Taça Associação dos Servidores Civis do Brasil (RJ)
1975 - Troféu João Havelange (RJ)
1975 - Torneio Quadrangular de Goiás
1975 - Torneio Quadrangular de Jundiaí (SP)
1975 - Taça José João Altafini "Mazola" (RJ)
1975 - Taça Jubileu de Prata da Rede Tupi de TV (DF)
1976 - Taça Nelson Rodrigues
1976 - Torneio Quadrangular de Mato Grosso
 
Sele%C3%A7%C3%A3o.png
 
Títulos Pela Seleção Brasileira
 
 
1976 - Taça do Atlântico
1976 - Copa Roca