Biografia de MÁRIO PINTO DE OLIVEIRA

Mário Pinto de Oliveira é um profundo conhecedor da história do IBAMA. Ao longo desses 25 anos de existência são poucos os profissionais que tiveram o privilégio de vivenciar todos os acontecimentos dessa importante instituição federal.

Nasceu na cidade de Petrópolis, em 27 de abril de 1958, filho de Sebastião Pinto de Oliveira e Caetana Marcolino de Oliveira. É o quinto filho de uma família de seis irmãos: José, Jether, Nilton, Raul, Mário e Rubens.

Seus pais são de Muriaé, município da Zona da Mata Mineira. Eles se casaram no estado do Rio de Janeiro, na cidade de Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro. Quando Mário estava com apenas 3 meses de idade, sua família se mudou para trabalhar na construção de Brasília. Eles chegaram aqui antes mesmo da inauguração, sendo portanto pioneiros na fundação da capital federal.

Mário Pinto foi privilegiado em poder ver de perto o desenvolvimento da capital federal. Outro grande privilégio foi ver o surgimento do IBAMA, que se tornou referência em todo Brasil como o mais importante órgão federal na luta em defesa do meio ambiente. Ele e seus irmãos cresceram em Sobradinho, aonde estudaram o ensino fundamental e concluíram o curso ginasial.

Naquela época Brasília tinha uma rotina bem diferente, a população não era tão grande e o ritmo de vida lembrava uma cidade do interior. A vida era mais pacata e simples. Nos anos 70, a diversão da mocidade também era um pouco diferente de hoje. As festas aconteciam em clubes, com programação envolvendo as famílias. Aconteciam bailes de debutantes, desfiles de gala, jantares, comemorações cívicas, concursos de beleza, apresentações artísticas etc. Mário e seus amigos gostavam de frequentar essas festas, além de jogarem futebol com frequência nos finais de semana.

Aos 18 anos de idade, Mário ingressou no IBDF (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal) que funcionava no Palácio do Desenvolvimento no Setor Bancário Norte. Ele trabalhava no apoio administrativo da Secretaria Geral. Com a inauguração da sede própria, em 1979, ele e todos seus colegas se mudaram para as novas instalações no Setor de Clubes Esportivos Norte. Nesse tempo, o presidente do IBDF era o Mauro Silva Reis.

Desde que ingressou no serviço público federal, Mário sempre ocupou funções administrativas. De 1992 a 2009 trabalhou no RH e atualmente atua na Coordenação de Licitações, Contratos e Materiais (COMAT).

Em 1999, Mário Pinto convidou alguns amigos para comporem uma chapa e concorrerem juntos à presidência da ASIBAMA-DF. Após a votação, Mário e todos os membros eleitos comemoraram bastante. Mas, eles nem tinham ideia de tudo que iria ocorrer nos meses seguintes. Mário foi eleito para o biênio 2000/2001 - período marcado por grandes acontecimentos.

Uma proposta de Plano de Carreira elaborada em 1994 ficou parada por alguns anos no Ministério do Meio Ambiente. Em 1999, a então Presidente do IBAMA, Marília Marreco Cerqueira, retoma do MMA a proposta de Plano de Carreira, a fim de atualizá-la e submetê-la ao Ministro José Sarney Filho.

Quando Mário e sua equipe assumiram a gestão da ASIBAMA, eles se envolveram de corpo e alma no intuito de aprovar o Plano de Carreira.

No dia 22 de fevereiro de 2000, a proposta de criação de um Plano de Carreira para o IBAMA, foi entregue, em mãos, ao então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, por ocasião do 11º aniversário da Autarquia, que previa, entre outras questões, a criação de Carreira específica para o IBAMA, melhoria de salários e realização de novos concursos.

Meses mais tarde essa proposta se concretizou no Projeto de Lei nº 3.804, que passou a tramitar no Congresso Nacional, o que exigiu grande articulação dos servidores para conseguir aprová-lo.

Naquela época, um grande número de companheiros se envolveu nessa luta. Jonas Moraes, Ana Maria, Lindalva Cavalcanti, Pedro Raimundo, entre tantos outros, atuaram bravamente no propósito de mobilizar os servidores do IBAMA em todos os estados para sensibilizar os Deputados e Senadores na importância da aprovação da PL 3.804.

O Deputado Federal Freire Júnior do Estado do Tocantins era o presidente da Comissão do Projeto de Lei nº 3.804 do Plano de Carreiras de Especialista em Meio Ambiente (PECMA). A ASIBAMA lutava pela aprovação da carreira e pela realização de um novo concurso. O governo federal não via com bons olhos essas ideias. A forte atuação do Deputado Freire Júnior desde o início teve papel fundamental no apoio aos servidores do IBAMA, de modo que até hoje ele é lembrado como um importante parceiro nessa luta.

Mário Pinto tinha longa experiência administrativa, e usou toda sua bagagem profissional para fazer uma ótima gestão da ASIBAMA. Ele aproveitou os resultados da gestão de seu antecessor, Paulo Kennedy, e procurou ampliar as ações. Assim, Mário transferiu a sede da ASIBAMA para o atual prédio, permitindo maior fortalecimento da instituição. Antes disso, o escritório da Associação funcionava numa espaço pequeno no Bloco A.

Logo que assumiu, tomou providências para ampliar as finanças e modernizou a gestão administrativa.

Quem viveu aquele período lembra bem que a ASIBAMA contava com a participação constante de seus sócios. Todos se envolviam nas propostas e mobilizações em prol da valorização da categoria. Além disso, as festas e programações recreativas eram extremamente animadas. Na comemoração de final de ano era comum reunirem mais de duas mil pessoas. Os estacionamentos ficavam lotados e as vezes faltavam convites, pois todo mundo queria participar. Foram tempos de muito alegria e união que ainda perdura como boas lembranças na memória de inúmeros servidores do IBAMA.

O destaque que o IBAMA e a ASIBAMA conquistaram foi tamanho que até outras instituições federais e distritais começaram a se espelhar nos seus trabalhos.

Pelos bons resultados que toda a equipe montada por Mário Pinto alcançou nesse período, foi fácil compor uma chapa para dar prosseguimento aos trabalhos. Assim, eles indicaram o nome de Jonas Moraes Correa para sucedê-lo.

Nas duas gestões seguintes, Mário assumiu cargos de Direção, dando contribuições significativas para a evolução dos resultados.

Mário marcou a história da ASIBAMA como um excelente administrador. Um gestor eficiência que teve o privilégio de contar com a colaboração de uma ótima Diretoria, sem falar nas dezenas de colegas que mesmo não ocupando nenhum cargo se dispunham intensamente para ajudá-lo nos trabalhos. Muitos dos quais se tornaram seus amigos e admiradores.

Mário Pinto de Oliveira é um dos pioneiros do IBAMA que pode dizer com orgulho que fez bastante em prol do bem comum dessa nobre instituição!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Brasília – DF, Agosto de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 21/08/2014
Reeditado em 21/08/2014
Código do texto: T4931820
Classificação de conteúdo: seguro