BIOGRAFIA EDMUNDO PEREIRA SANTOS

DADOS SOCIAIS E POLÍTICOS

EDMUNDO PEREIRA SANTOS

Edmundo Pereira Santos é brumadense por opção, nascido em 17/11/43, em Dom Basílio, filho de Feliciano Pereira Santos e Belanisia Santos Pereira (empresários da cotonicultura). Casou-se com Marizete Lisboa Fernandes Pereira (professora) com quem teve quatro filhos: Feliciano Pereira Santos Neto, Natan Fernandes Pereira, Joabe Fernandes Pereira e Mateus Fernandes Pereira, todos com formação universitária.

Ainda adolescente, assumiu a administração dos negócios da família, tendo em vista o súbito falecimento do patriarca no Rio de Janeiro, o que o obrigou a interromper os estudos no Colégio Marista – Colégio Nossa Senhora da Vitória, em Salvador, transferindo-se para Brumado, onde concluiu o curso Ginasial, no Ginásio General Nelson de Mello, única opção educacional da cidade na época.

Entusiasmado pela política, em 1974 filia-se ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro), partido de oposição à ditadura militar implantada em 1964. Na condição de jovem idealista, indignado com os rumos e a situação sociopolítica por que atravessava o país, soma-se a tantos outros idealistas libertários às fileiras do MDB, em defesa da cidadania, da democracia e das liberdades individuais e de grupos ideológico-partidários. Integra-se, então, à sigla partidária como militante. Posteriormente assume a presidência e passa a delegado do partido (1977/1979), quando o MDB foi extinto e transformou-se em PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), em oposição à Aliança Renovadora Nacional – ARENA, constituindo-se em dois partidos atuantes, tendo em vista a destituição dos demais pelo governo revolucionário.

Na qualidade de político atuante, de ideias firmes e propósitos definidos em favor das causas populares, é pressionado por amigos e correligionários a candidatar-se ao cargo de prefeito em 1982, perdendo as eleições num processo político eleitoral que, segundo Edmundo, contrariou a vontade popular. Em 1989, é eleito para o seu primeiro mandato que finda em 1992, dando início a uma nova forma de governo democrático voltado para os interesses públicos, especialmente para as camadas sociais mais pobres, dando prioridade à educação e à saúde, conforme prometera em campanha. Esse foi o escopo que norteou o seu governo, divulgado pelo alcaide.

Nessa época, revolucionou o ensino municipal: Instituiu concurso público para substituição das professoras leigas por formadas, oferecendo, dessa forma, uma melhor qualidade do ensino no município, o qual hoje é exemplo de qualidade e competência, sendo elogiado pelo Secretário Eraldo Tinôco como um dos melhores do Estado. “Esse privilégio é mérito de toda a equipe de educação”, confessou Edmundo.

Em 1994, o diretório PMDB convoca Edmundo Pereira Santos e indica, por unanimidade, o seu nome para concorrer ao cargo de deputado estadual a fim de representar a comunidade brumadense e buscar, no centro da administração estadual, suporte público para o município que exigia um representante na Assembleia Legislativa. Eleito com expressiva votação, no exercício do seu mandato apresenta inúmeras indicações de interesses do município de Brumado e região.

Ainda no exercício do mandato em 1996, respaldado pelo seu partido, deixa a missão outorgada pela população e é conclamado para disputar novamente o cargo de prefeito de sua cidade para o período 1997/2000. Reelege-se para o terceiro mandato 2001/2004. Em seus governos, desenvolveu um extraordinário trabalho com marcas administrativas nos diversos seguimentos:

SAÚDE: reintegração do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto ao patrimônio da prefeitura, introdução da vigilância epidemiológica, exames para tuberculose e hanseníase, melhoramento do atendimento médico com ampliação do quadro clínico, atendimento em domicílio, Programa Agentes Comunitários de Saúde – PACS –, realização de palestras em escolas e comunidades sobre prevenção de saúde e higiene, atendimento odontológico e diversas ações direcionadas ao bom atendimento, com qualidade dos serviços;

EDUCAÇÃO: estabelecimento de classes aceleradas, educação de jovens e adultos, educação especial, distribuição de merenda escolar, reforma e ampliação de escolas e compra de equipamentos, transporte escolar, realização de concurso público, aluguel e manutenção da Casa dos Estudantes em Salvador e Vitória da Conquista, a luta incansável junto ao governo do Estado pela faculdade e muitas outras ações pela qualidade do ensino e valorização do professor;

RECURSOS HÍDRICOS: perfuração de poços e implantação de rede de distribuição de água na zona rural, construção e ampliação de barragens, permanentes serviços de assistência ao homem do campo e combate à seca;

ILUMINAÇÃO PÚBLICA: manutenção, conservação, reposição de lâmpadas, aplicação de material na rede pública em escolas e prédios do município, além do atendimento de iluminação em festas do folclore popular, eventos religiosos e cívicos;

ESPORTE E LAZER: construção de quadras poliesportivas, apoio aos desportistas, realização de torneios e a participação do Futsal, modalidade em que Brumado é destaque no Estado, e diversas promoções que envolvem esporte e lazer;

NO SOCIAL, destacam-se os projetos: Criança e Ação, Espaços de Convivências, Projetos Meninos Engraxates e de Feira, Projeto Guarda Mirim, Feiras de Saúde, Distribuição de Medicamentos, Assistência ao Idoso, Encaminhamento de Andarilhos, ‘O Sopão’, Convênio com Clínicas Especializadas, Parceria com AABB-Comunidade, Fábrica de Vassouras, Creches, Berçário e o Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC (Obra conseguida pelo deputado Geddel Vieira Lima), produzindo um trabalho atuante da Secretaria da Ação Social, reconhecido por toda a saciedade brumadense.

INFRAESTRUTURA: obras de drenagem, pavimentação com paralelepípedos, construção de Postos de Saúde, creches, rede de esgoto, pavimentação com asfalto e assentamento de meios-fios, canalização do Riacho do Sapé, reforma do mercado municipal, reforma do CEUSB, construção de sanitários públicos, construção de barragens, construção do emissário, construção de praças e serviços que também se estenderam para a zona rural.

Com relação à reeleição, o Prefeito Edmundo Pereira Santos teve a aprovação do seu mandato respaldada no trabalho operoso, sério e honesto. Sua administração foi voltada para as camadas mais carentes. Valorizou e dignificou a pessoa humana através do extraordinário trabalho da Secretaria da Ação Social.

Para o próximo mandato (2001/2004), preparou um programa de governo, cuja gestão será executada através do Orçamento Participativo, do Plano Diretor Urbano e das propostas definidas pela comunidade e acatadas pelo governo. A partir de 1° de janeiro, um novo governo será instalado, estribado nos anseios da população, tendo como finalidade buscar mais desenvolvimento para o município, disse Edmundo.

Antonio Novais Torres

antorres@tera.com.br

Brumado, dezembro de 1999.

Dados coligidos na Prefeitura Municipal de Brumado:

Assembleia Legislativa da Bahia.

ADENDO EM 2011:

Edmundo Pereira Santos é um político brumadense por adoção, nascido em Dom Basílio, em 17/11/1943. É filiado ao PMDB, foi prefeito de Brumado por três mandatos e teve um mandato incompleto como deputado estadual, que deixou para candidatar-se a prefeito. Foi Vice-governador eleito na chapa de Jaques Wagner (PT) para o período de 01/01/2007 a 31/12/2010. Em 2010, deixa a vice-governadoria por gratidão política e, considerando-se homem de partido, acompanha Geddel Vieira Lima (PMDB), candidato a governador do Estado da Bahia, e não obtém êxito nessa eleição.

Por motivos de ordem pessoal, deixa o PMDB, partido que ajudou a fundar em Brumado. É liderança inconteste. Filia-se, em 23 de novembro de 2011, ao PT e o acompanha a esposa, ex-deputada estadual Marizete Lisboa Fernandes Pereira (PMDB). Declara Edmundo: “Está confirmada a minha filiação ao PT, e diversos companheiros, militantes e lideranças importantes do PMDB também irão nos acompanhar”.

Marizete Pereira (PMDB) exerceu o cargo de Secretária da Ação Social nos mandatos do prefeito Edmundo. Foi eleita deputada estadual pelo PMDB para o período de 2007/2010, na primeira gestão do governador Jaques Wagner, exercendo diversas atividades parlamentares na Assembleia Legislativa, com apresentação de indicações com benefícios diversos para a sua região e para o Estado. Ainda no exercício de seu mandato de deputada, candidatou-se ao cargo do Executivo Municipal Brumadense, porém não foi bem-sucedida. Atualmente encontra-se filiada ao PT.

Em 2012, Marizete Pereira Santos candidata-se pela sigla do PT ao cargo de prefeita e perde a eleição para Aguiberto Lima Dias, ex-vereador, ex-presidente da Câmara e candidato a prefeito com o apoio do prefeito em exercício, senhor Eduardo Lima Vasconcelos (sem partido).

Os dados aqui referenciados têm a ver com o esboço social e político do cidadão Edmundo Pereira Santos.

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado, em dezembro de 2012.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 23/08/2014
Código do texto: T4934134
Classificação de conteúdo: seguro