BIOGRAFIA FERNANDO DOS SANTOS AZEVEDO E DONA VILOLETA

BIOGRAFIA DO CASAL

FERNANDO DOS SANTOS AZEVEDO

VIOLETA SIMÕES AZEVEDO

Fernando dos Santos Azevedo nasceu no dia 28 de dezembro de 1936, na cidade de Brumado. Era o nono filho do casal Armindo dos Santos Azevedo e Geminiana dos Santos Azevedo. Seu pai era um homem bem-sucedido: comerciante, fazendeiro e líder político (prefeito por três mandatos). Eram seus irmãos: Miriam, Sálvio, Wilson, Washington, Almir, Afrânio, Armida, Salvador, Alberto, Maria Stella dos Santos Azevedo (sobrenome de solteiros).

Seus pais tinham grande preocupação com o estudo da prole. Fernando cursou o primário na Escola Getúlio Vargas em Brumado, onde fora aluno de sua irmã, a educadora Miriam Azevedo Gondim Meira. Ao concluir o curso primário, foi enviado por seus pais para Caetité, juntamente com o seu irmão Salvador, para dar continuidade aos estudos (Caetité, na época, era a única opção para formação ginasial e do magistério no sertão baiano). Ficaram em Caetité por um ano e meio, quando foram transferidos para a cidade de Salvador. Na capital do Estado, concluiu o ginásio no Severino Vieira e o curso científico no Colégio da Bahia. Ingressou na faculdade de Odontologia, da Universidade Federal da Bahia, em 1958, e formou-se em 1962.

Nesse mesmo ano da sua formatura, contraiu matrimônio em Feira de Santana com a professora Violeta Dultra Simões que, após o casamento passou a assinar Violeta Simões Azevedo. Ela nasceu no dia 22 de agosto de 1936, na cidade de Macajuba/BA. Era filha de Hermelino Neves Simões e Julieta Dutra Simões. Da união Fernando/Violeta nasceram quatro filhos: Fernando Simões Azevedo, Cláudio Simões Azevedo, Armindo dos Santos Azevedo Neto e Silvana Simões Azevedo.

Fernando era um homem de muitos amigos e sempre os recepcionava em sua residência em Brumado ou na sua fazenda Sossego, no município de Malhada de Pedras, em um bate-papo amistoso para espairecer as ideias, envolvendo diversos assuntos.

Foi dentista renomado e conceituado pela competência por longos 35 anos em que trabalhou na profissão, enfrentando as dificuldades da época. Sem fingimento ou falsidade, não perseguiu os profissionais práticos, com os quais mantinha um bom relacionamento e os tinha na conta de amigos. Aposentou-se em 5 de junho de 1998.

Além de dentista, exerceu o comércio de tecidos, confecções e calçados masculino, estabelecido na atual Praça Armindo Azevedo com a firma “Elegante” que lhe proporcionou a oportunidade de estabelecer novos laços de amizade.

Desenvolveu a agropecuária nas fazendas Sossego, Junco, Casados, São João e na Fazenda Tamburi em Aracatu. Os seus empregados eram tratados com consideração e respeito.

Respeitava os mais velhos e tinha muita afeição pelas crianças, atitudes que faziam parte do seu caráter. Tinha senso apurado de justiça, respeito e consideração pelas pessoas. Pertenceu aos quadros dos afiliados do PMDB, sempre consultado como referencial de opiniões. Foi membro ativo da comunidade brumadense, participava dos eventos humanitários, políticos e sociais. Era extremamente solidário e carismático.

Fernando dos Santos Azevedo, morreu em julho de 2009 e está enterrado no cemitério municipal Jardim Santa Inês.

Em 1944, o pai de Violeta, comerciante e fazendeiro, mudou-se com a família para Feira de Santana/BA, com o objetivo de oferecer melhores condições de estudo para os filhos e proporcionar mais conforto à família. São seus irmãos: Dimas, Amauri, Ajurimar, Diva, Consuelo, Marta, Juraci, Juri Dultra Simões.

O curso primário, Violeta o fez em Macajuba, sua terra natal. Ingressou na Escola Normal de Feira de Santana, onde se formou, em 1950. Iniciou a carreira de Magistério aos 14 anos de idade. Lecionou em dois turnos e estudou contabilidade à noite. Após três anos, formou-se em Técnica em Contabilidade, na escola Santanópolis, em Feira de Santana. Lecionou em várias escolas na cidade, entre elas o Colégio Santanópolis, onde estudou, famoso pelo seu vanguardismo.

Em um de seus passeios à capital do Estado, Violeta conheceu o jovem estudante do Colégio da Bahia, o brumadense Fernando dos Santos Azevedo, por quem se apaixonou, e seis anos depois estavam casados. O Casal transferiu-se para Brumado em 1962, terra natal do odontólogo que se estabeleceu com consultório na cidade – foi um dos primeiros dentistas com formação universitária na localidade.

Em Brumado, Violeta lecionou na Escola Getúlio Vargas por 25 anos. Educadora renomada, muitas mães exigiam que seus filhos fossem colocados na turma de “Dona Violeta”. Em 1975, a Escola GV passou a ser denominado Colégio Getúlio Vargas, e a professora Violeta passou a lecionar Geografia até se aposentar em 1989.

Além de professora, foi também comerciante, era dona da boutique “Dengo”, situada na Rua Ernesto Simões Filho, hoje Rua Oflávio Silveira Torres.

Pessoa iluminada, com grande beleza interior e exterior, era querida pelas pessoas que tiveram o privilégio da sua convivência. Figura carismática e respeitada, de caráter íntegro, procedimento notável, solidária, justa, caridosa, digna de honras e aplausos, tornou-se muito popular e querida.

Violeta dedicava-se completamente à família, por quem tinha paixão incondicional. Foi esposa e mãe exemplar. Tia, avó e amiga, sempre esteve presente em quaisquer circunstâncias, quer na alegria ou na tristeza, partilhava dessa situação.

Corajosa, lutou incansavelmente pela saúde comprometida, contudo foi vencida pela doença. Faleceu em agosto de 2006, e o seu corpo está inumado no cemitério municipal Jardim Santa Inês. O esposo, companheiro de vida, a quem tanto amou, ficou transtornado, abatido, desgostoso e perdeu o ânimo por perder a companheira de muitos anos de convivência harmoniosa. Foi um drama pessoal que, provavelmente, acelerou o seu desenlace.

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado, em 07/03/2014.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 24/08/2014
Código do texto: T4934965
Classificação de conteúdo: seguro