Dwight D. Eisenhower

34 º  Presidente dos ESTADOS UNIDOS ESTADOS UNIDOS

Nome completoDwight David Eisenhower
Nascimento 14 de outubro  de  1890
Denison ,  Texas ,
 ESTADOS UNIDOS
Morte 28 de março  de  1969  (78 anos)
Washington, DC ,
 ESTADOS UNIDOS
Dados Pessoais
Alma mater Academia Militar dos estados unidos
Cônjuge Mamie Doud  (1916-1969)
Partido Republicano
Religião Presbiterianismo
Profissão Militar
Assinatura
Assinatura de Dwight D. Eisenhower
Serviço militar
Serviço / ramo Exercito dos ESTADOS UNIDOS
Anos de Serviço 1915-1953
1961-1969
Graduação Geral do Exército
Batalhas / Guerras Segunda Guerra Mundial

 
Dwight David  " Ike "  Eisenhower  ( Denison ,  Texas ,  14 de outubro  de  1890  -  Washington ,  28 de março  de  1969 ) FOI o  34º  Presidente  dos  ESTADOS UNIDOS  de 1953 ATE 1961 Antes Disso, ELE FOI UM  geral de Estrelas Cinco  fazer Exercito Americano . Durante a  Segunda Guerra Mundial , ELE SERVIU Como o Comandante Supremo das  Forças Aliadas  na Europa. He assumiu a Responsabilidade de comandar e supervisionar a Invasão do  Norte da África Durante a  Operação Tocha  Entre 1942 e 1943 Logo DEPOIS ELE assumiu o Planejamento da  Invasão da França  e da  Alemanha  Entre 1944 e 1945, sem  Fronte Ocidental . Em 1951, se tornou ELE O Primeiro  comandante supremo da OTAN . He also was Chefe do Estado-Maior do Presidente  Harry S. Truman , os antes de assumir a Presidência da Universidade Columbia . 
Eisenhower Entrou na corrida presidencial Candidato Como republicano los 1952 e Prometeu UMA Cruzada contra "comunismo, Coreia e Corrupção". He derrotou o  Adlai Stevenson  encerrando Duas Décadas de governos Democratas. No Primeiro Ano Como presidente, Eisenhower DEPOS o Líder do Irã  num golpe de Estado , e ameaçou USAR de Força contra a nuclear  China  Pará encerrar a  Guerra da Coreia . Nenhum militar carater, ELE focou SUA Atenção los Expandir o arsenal americano Atômico e Localidade: Não aumentou OS Fundos Pará como Otras Vertentes das Forças Armadas. O Objetivo era MANTER uma pressao Sobre a  União Soviética  e de para reduzir o déficit do Governo. When OS soviéticos lançaram o Satélite  Sputnik 1  in 1957, ELE Teve Que tentar correr Atrás na corrida Espacial. Eisenhower forçou  Israel , o REINO UNIDO ea França parágrafo encerrar SUA Invasão AO Egito Durante a  Guerra do Suez  de 1956 Em 1958, ELE enviou 15 mil soldados Americanos Pará o Líbano parágrafo impedir Que o Governo pró-ocidente daquele país caisse los Mãos de Revolucionarios Aliados a  Nasser . Não Fim do Seu Mandato, SEUS esforços de ir par mesa de negociações com OS Soviéticos Caiu POR terra POR Causa fazer  incidente com hum Avião U2  in 1960 when hum Avião Espião americano FOI derrubado Sobre a Rússia EO Piloto FOI capturado vivo. 
Não Doméstico plano, ELE ajudou um removedor de  Joseph McCarthy  do Poder mas deixou boa Parte das questões Políticas Para O Vice-presidente  Richard Nixon . ELE era considerado hum Político  Conservador  that continuou com o " New Deal ", expandiu OS  Seguros Sociais  e lançou o Chamado " Interstate Highway System ". He Mandou Tropas Federais parágrafo  Little Rock ,  Arkansas , Pela Primeira Vez from a  Reconstrução , parágrafo Fazer valer como decisões da Suprema Corte SOBRE dessegregação los racial Escolas Públicas e ACABOU POR assinar leis de Direitos civis los 1957 e 1960 He also in implementou uma dessegregação NAS raciais Forças Armadas e apontou Cinco nomos parágrafo a Corte Suprema.
Os Dois mandatos de Eisenhower Como Presidentes viram tempos de Prosperidade Econômica EXCETO POR UM PERÍODO de recessão Que Durou Entre 1958 e 1959 Embora tenha deixado o ELE carga los 1961 com Índices de Popularidade Baixo, SUA Reputação Postuma aumentou, Assim Como also FOI UMA notada melhora na Visão dos historiadores de SUA Presidencia. Eisenhower E muitas-fold lembrado Como hum dos Melhores Presidentes Que o país JÁ Teve.
Faleceu los  28 de março  de  1969 . Encontra-se sepultado no  Centro Eisenhower ,  Abilene ,  Condado de Dickison , Kansas  nsa  ESTADOS UNIDOS . 
Eisenhower nasceu com o nomo de David Dwight Eisenhower, na Cidade de  Denison , nenhum Estado do  Texas  los  14 de outubro  de  1890 . He was o Terceiro dos Sete Filhos do Casamento de David e Elizabeth Jacob Eisenhower Ida Stover. Familiares SUAS Origens estavam na  Alemanha , especificamente los  Karlsbrunn , não  Sarre , Como Seu antepassado Hans Eisenhauer Nicolas e SUA Família emigrou de la in  1741  Pará  Lancaster , no Estado de Pensilvânia . Suá Família Mais Tarde, estabeleceu-se in  Abilene ,  Kansas , EM  1892 . Em  1895  SUA Mãe se tornou UMA  Testemunhas de Jeová , a casa da Família SERVIU Como hum Ponto de Encontro do Pará como Testemunhas de Jeová Entre  1896  e  1915 . 
Embora Seu Nome Fosse David Dwight, o SUA-Família e amigos Simplesmente o chamavam de Dwight OU, de forma Mais íntima, de  Ike . Mais Tarde, ELE Mudou a Ordem dos SEUS nomos (de a Acordo com Funcionários da Biblioteca e do Museu de Eisenhower, when ELE frequentou a  Academia Militar de West Point ). 
Entrada na Academia Militar 
Em  1911 , Eisenhower Entrou na Academia Militar de West Point. Por Razão ESTA, aparentemente, abandonou SUA Relação com como Testemunhas de Jeová, Que Localidade: Não suportam o USO de armas, tornando-se presbiteriano.
Carreira Militar 
Em  1915 , terminou uma pós graduação na Academia Militar de West Point, com a patente de  Tenente  de  Infantaria , iniciando Seu Destino Como hum militar de Carreira. Em  1917 , participou de Como tenente na  Expedição punitiva  parágrafo Pegar  Pancho Villa , Que era PROCURADO Pelos ESTADOS UNIDOS apos atacar a População de Columbus.
Primeira Guerra Mundial 
Durante a  Primeira Guerra Mundial , EM Que OS  ESTADOS UNIDOS  aderiram AO  Aliados  in  1917 , nos ultimos Estágios da guerra, Eisenhower estava no Comando das Tropas de Formação recrutado Para O Embarque na  Frente Ocidental . MESMO SEM Experiência verdadeira Combate, alcançou a patente de  major  ate o da guerra final.
Exercito 
Eisenhower usando o uniforme de hum Durante geral a  Segunda Guerra Mundial .
Apos a guerra, E Depois de atualizar OS ESTUDOS na Academia Militar, FOI Designado Para O  Exercito , Onde permaneceu a Maior Parte de SUA Carreira, comeu  1935 . A Presença nenhuma Planejamento de Escritórios Marcaria SUA Carreira Mais Tarde, enfrenta o Planejamento das Operações Militares.
Filipinas 
Em  1935 , Eisenhower acompanhado de  Douglas MacArthur  FOI parágrafo como Filipinas Onde atuou Como Assistentes militar AO Governo filipino. Durante uma SUA Estadia NAS Filipinas Aprendeu a Voar, embora Nunca tenha Sido qualificado Como Piloto militar.
Segunda Guerra Mundial 
 
No dia  7 de dezembro  de  1941 , Os Japoneses lançaram Seu  Ataque a Pearl Harbor  e OS ESTADOS UNIDOS entraram na Segunda Guerra Mundial Como Parte dos Aliados, Dwight Eisenhower promovido FOI um general e de Liberdade de Informação enviado nenhum Inicio de  1942  Pará Londres  Onde iniciou contatos com o  Exercito Britânico  Para organizar UMA Frente Segunda na  Europa  Pará Lutar contra a Alemanha nazista . Eisenhower negociou Ajuda à  União Soviética  Pará reduzir a pressao exercida Pela  Wehrmacht  SOBRE o Exercito Vermelho , dividindo, Assim, o poderio do Exército Alemão não EUROPEU frente.
Norte da África 
 
Em 1942, se decidiram como bases parágrafo hum desembarque Conjunto de britânicos e Americanos nenhum  norte de África , um chamamada " Operação Tocha ". Para uma Planificação Definitiva da Complexa Operação, Eisenhower instalou o Seu quartel-geral não Possível Ponto Mais Perto, na base naval britanica de  Gibraltar , from Onde iniciou contatos com Discretos como autoridades da  França de Vichy  nenhum  Marrocos ,  Argélia  e  Tunis  parágrafo obter o Êxito fazer desembarque, contatos that chegaram a efetuar-se com o almirante  François Darlan , um dos Líderes do Governo de Vichy (e Que No dia do desembarque estava Presente los  Argel ), e com  Henri Giraud uma, sem qua OS Americanos e britânicos viam Possível alternativa à  França Livre  do General  Charles de Gaulle ,  ASSIM Como com  Alphonse Juin , chefe das Tropas de Vichy na zona. Os contatos foram levados a cabo POR  Robert Murphy , Representante Pessoal do presidente  Franklin D. Roosevelt . 
Forças americanas  desembarcando na Argélia  los 1943.
DEPOIS fazer Êxito fazer desembarque, eXecutado los  8 de Novembro  de  1942 , Eisenhower FOI posto AO Comando de TODAS como Tropas dos  Aliados  na  Campanha na África do Norte , tornado-LHE subordinado AO Britânico geral  Bernard Montgomery , com QUEM Teve algum atrito devido AO Desejo de protagonismo de Montgomery. 9
Devido AO that carga possuía, começou a Ocupar-se de Diversos Aspectos Políticos, intencionando num Primeiro Momento MANTER Longe do norte de África OS partidários de Charles de Gaulle, com QUEM OS Ingleses JÁ tinham Tido alguns atritos. No entanto, DEPOIS fazer Assassinato los  Argel  fazer almirante Darlan los  24 de dezembro  de  1942  cometido Pelo Jovem  gaullista  Fernand Bonnier de La Chapelle , desapareceram sos Problemas Políticos, Os Franceses da África reconheceram de Gaulle Como chefe e ASSIM PODE Eisenhower Ocupar-se na Planificação fazer Passo seguinte militar, uma  Campanha de Túnis , Lugar donde se havia retirado o  Afrika Korps  fazer marechal  Erwin Rommel , Que havia Recebido Como Tantos Importantes reforços.
Apesar do mau Início da Campanha, com a derrota sofrida Pelo  II Corpo de Exercito Americano  na  Passo de Kasserine los  16 de fevereiro  de  1943 , Eisenhower, Que havia reclamado AO geral  George Patton  parágrafo that assumisse o Comando do II Corpo a Seguir aquela derrota, Fez uma capitulação das Tropas do  Eixo  na África los  13 de maio  de  1943 . 
Comandante supremo Aliado e Libertação da Europa 
Eisenhower com paraquedistas Americanos da Divisão Aerotransportada 101ª, EM 5 de junho de 1944.
Em dezembro de 1943,  o presidente Roosevelt  decidiu that Eisenhower Seria o Comandante Supremo das Forças Aliadas na Europa. He ocuparia carga tal Ate O Fim do conflito los maio de 1945.  Uma de SUAS Primeiras funções FOI coordenar e preparar o Que Seria hum desembarque naval  na Normandia  (norte da França não ocupada Pelos  Alemães ) Que Aconteceu los de junho de 1944 ( Operação Overlord ).
Eisenhower iniciou OS planejamentos parágrafo a Invasão da França ea Libertação da Europa, contudo ELE Bateu de frente Localidade: Não Só com Problemas Logísticos mas also Políticos. Um dos principais Problemas that was surgiu SUAS DISCUSSÕES SOBRE com Roosevelt fechar algum a Acordo com  Charles de Gaulle  (auto-proclamado Líder do Francês Governo no Exílio), parágrafo convencer a francesa Resistência a Fazer Mais Pelos Aliados enquanto enguias se preparavam par invadir.  JA o almirante Ernest King , comandante da Frota americana, Nao queria ceder um Eisenhower Mais Navios, los detrimento da Flotilha that lutava há pacífico.  He also discutia com OS Ingleses Que tinham Reservas SOBRE dar AO americano Controle total de das Forças Aéreas SUAS e Navais Pará Operação Overlord um.   Ele, no final, conseguiu driblar Estes Problemas. Seu Relacionamento com o general  George S. Patton , Exemplo POR, contornado FOI, com Dwight Localidade: Não tendão Medo de repreender o Famoso geral de Quatro ESTRELAS.16  Eisenhower ordenou entao Que a Força Aérea Aliada bombardeasse, EM antecipação desembarque ao, alvos de importancia militar e logística POR Toda a França. He discutiu com Churchill SOBRE SUA Preocupação com o aumento das perdas Civis POR Causa dos bombardeios. Mas de Gaulle afirmou that como necessárias Baixas ERAM. 
De Os  desembarques nd Normandia , EM 6 de junho de 1944, foram Bem sucedidos, apesar das altas perdas sofridas. Um Mês Mais Tarde,  a costa do sul da França also was Tomada . 
Eisenhower manteve o Comando das Forças Aliadas no mar, terra e ar POR Toda a Europa e ordenou Que SEUS Generais mantivessem uma pressao soluço Alemanha. De Os comandantes Montgomery that liderava OS exércitos aliados não norte, Omar Bradley that comandava o 12 ° Corpo do Exército Americano e Patton that comandava como Forças nenhum sul, exigiam prioridade Nos Recursos Militares. Dwight D. trabalhava da Melhor forma Possível parágrafo Optimizar o Poder dos Aliados e garantir Que o Avanço de: Não parasse. Contudo, ESSA Estratégia de Divisão de Recursos PODE ter, historiadores Segundo, atrasado a Vitória na Europa. Porem, o plano de Eisenhower de Fazer da Antuérpia (Bélgica) o porto diretor de Suprimentos parágrafo OS Aliados FOI extremamente Bem sucedido. 
Eisenhower comandantes e SEUs Durante a  Segunda Guerra Mundial .
Em agosto de 1944, Paris Caiu los Mãos Aliadas. Os exércitos Alemães continuaram a Serem empurrados de Volta a SUA Fronteira. Contudo, de forma desesperada, Os nazistas lançaram  hum esmagador contra-Ataque  na Bélgica los dezembro, that Visava retomar OS Portos da Região e debilitar OS esforços aliados na Europa. Ao Fim de janeiro do Ano seguinte, boa-parte da Força de Ataque Alemã estava destruída e Os Aliados estavam avançando um Novamente vapor TODO. Eisenhower mostrou SEUS diplomacia talentos para. Embora tenha chegado ELE Localidade: Não a ver Combate, ELE conquistou Respeito de SEUS comandantes e era MUITO between populares soldados OS Comuns. Seu posto de comandante los chefe fez com that ELE constantemente dialogasse com To Us Link Cabeças Políticos e Militares dos Aliados, Como O Primeiro-Ministro Inglês,  Winston Churchill , o marechal  Bernard Montgomery  EO geral  Charles de Gaulle . He Teve Varias DISCUSSÕES com Churchill e Montgomery a Respeito da Estratégia, mas ISSO Localidade: Não afetou o Relacionamento DELE com enguias. He also entrava los Contato com o  marechal Zhukov , comandante dos  exércitos russos . 
No Comeco de 1945, como Defesas Alemães los TODAS como frentes pareciam desfalecer. Os britânicos queriam o gesto Simbolico de Conquistar Berlim, mas Eisenhower interveio e decidiu deixar Que OS soviéticos marchassem na Alemã de capital, AO FIM de abril fazer MESMO Ano. O Governo do REINO UNIDO exigiu entao that Eisenhower tomasse a  Tchecoslováquia  Antes dos russos, Políticas POR Razões. Os Políticos Americans in Washington se recusaram a ajudar Churchill a pressionar Eisenhower um Suar exércitos SEUs EM Manobras Políticas contra Moscou (OS ESTADOS UNIDOS queriam o Apoio russo contra o  Japao ). A Divisão do Território Ocupado Alemão ACABOU entao Sendo acertada POR Roosevelt, Churchill e Stalin em Forma de Consenso. Em maio de 1945, apos  Conquistar Berlim , Os Alemães se renderam oficialmente. 
Presidencia (1953-1961) 
Devido a desavenças Entre Os Dois, Como Resultado da Campanha,  Truman  e Eisenhower tiveram DISCUSSÕES Mínimas Sobre a Transição das Administrações. DEPOIS de Select Seu Diretor de Orçamento, Joseph M. Dodge, Eisenhower pediu a Herbert Brownell e Lucius Barro parágrafo Fazer Recomendacoes Pará SUAS nomeações parágrafo Seu Gabinete. ELE aceitou como SUAS Recomendacoes, Sem Exceção, Que incluíam John Foster Dulles e George M. Humphrey, com QUEM desenvolveu hum Relacionamento Próximo, e UMA Mulher, Oveta Culp Hobby. O Gabinete de Eisenhower, Que consistia de Vários Executivos de Empresas e hum Líder trabalhista, FOI POR UM Jornalista apelidado de "Oito Milionários e hum encanador".  O Gabinete era notável POR SUA Falta de amigos Pessoais, Trabalhadores de Escritório OU Administradores Governamentais experientes . He also aumentou o Papel do Conselho de Segurança Nacional não Planejamento de TODAS como estrados da Guerra Fria. 
Antes de SUA posse, ELE liderou UMA reuniao de Consultores em  Pearl Harbor , abordando questões Mais Importantes; Objetivos foram criados Pará Equilibrar o Orçamento Durante o Seu Mandato, parágrafo trazer a  Guerra da Coreia  parágrafo hum FIM, Interesses parágrafo defensor OS Vitais um Custo Baixo atraves de dissuasão nuclear, e POR UM FIM não Controle de Preços e salarios.  Eisenhower also realizou a Primeira reuniao de Gabinete pré-inaugural na História, não de final de  1952 , Onde usou Este Encontro parágrafo articular, especialmente, o SUA politica anti-comunista. Em Seu Discurso de posse, EM 20 de janeiro de 1953, FOI Exclusivamente Dedicado à politica externa e incluiu ESSA MESMA Filosofia com hum Compromisso com o Comércio ea exterior  ONU . 
Eisenhower Fez Maior OSU de Conferências de Imprensa Que fazer QUALQUÉR Presidente anterior, Fazendo Quase 200 EM SEUS DOIS mandatos. Enquanto ELE Viu UMA Relação Positiva com a Imprensa Como inestimável, Seu Objetivo diretor atraves dessas Conferências era um de MANTER UM Contato Direto com como PESSOAS. 
Presidente Eisenhower e John Foster Dulles, Seu secretario de Estado, EM 1956.