BIOGRAFIA MARIZETE LISBÔA FERNANDES PEREIRA

BIOGRAFIA

MARIZETE LISBÔA FERNANDES PEREIRA

Marizete Lisboa Fernandes nasceu em 17 de junho de 1946, em Brumado. É filha de Manoel Fernandes dos Santos (ex-vereador e ex-prefeito de Brumado) e Floripes Lisbôa Fernandes.

No dia 27 de dezembro de 1966, aos 20 anos de idade, na Igreja Matriz de Brumado, casou-se com Edmundo Pereira Santos, natural de Dom Basílio, com 23 anos de idade, filho de Feliciano Pereira Santos e Belanisia Santos Pereira. O ato foi celebrado por Monsenhor Antônio da Silveira Fagundes com efeito civil. Em audiência especial, na residência do jovem casal, a Meritíssima Juíza de Direito da Comarca de Brumado, Bacharela Magna Maria Pereira Santos, pelas formalidades legais, declarou-os casados, quando a nubente passou a assinar Marizete Lisbôa Fernandes Pereira. Foram testemunhas do matrimônio, por parte do noivo, Vasco Azevedo Neto – engenheiro civil e Carmem Regina de Araújo Figueiredo Azevedo, residentes em Salvador –, Edilson Pereira Santos – comerciante em Brumado – e Clonildes Santana Santos, Manoel Fernandes dos Santos – comerciante – e Floripes Lisbôa Fernandes, residentes em Brumado. Por parte da noiva: o bacharel Joffre Valmorio de Lacerda, Nattília Neto de Lacerda e Maria das Graças Figueiredo Azevedo – estudante, solteira, residente em Salvador –, Ubaldo Antônio de Meirelles – cirurgião dentista – e Evanilde Santos de Meirelles, residentes em Brumado. Dessa união, resultaram os filhos: Feliciano Pereira Santos Neto, Natan Fernandes Pereira, Joabe Fernandes Pereira e Mateus Fernandes Pereira, todos com formação universitária.

Cursou o primário na Escola Getúlio Vargas, em Brumado, e o secundário, no Colégio Nossa Senhora das Mercês, em Salvador/BA. Em 1967, formou-se em Magistério no curso Normal Dr. Pompílio Leite, anexo ao Ginásio General Nelson de Mello. Ensinou na Escola Lions Club no período de1969/1994.

Quando seu pai candidatou-se ao cargo de vereador no governo de Armindo dos Santos Azevedo e foi eleito para o período 1955-1959, pelo PR e assumiu, também, a Segunda Secretaria da Mesa Diretora da Câmara, Marizete, ainda menina, vivenciou essas questões políticas. Por conseguinte, a política, desde aquela época, faz parte da sua vida. Em 1958, Manoel Fernandes dos Santos saiu candidato a prefeito Municipal e elegeu-se para o período de 1959-1963. Marizete vivenciou, também, esse momento, portanto a política é um referencial que a envolve.

Em 1988, com a eleição do esposo Edmundo Pereira Santos para o seu primeiro mandato administrativo, período de 1989-1992 (PMDB), Marizete torna-se a primeira-dama do município e é pessoa importante nessa administração, ocupando o cargo de chefe da Secretária de Assistência Social.

Em 1996, Edmundo Pereira Santos candidata-se novamente a prefeito para o período de 1997-2000 (PMDB) e conta com a experiência de Marizete, que conduz a sua campanha e assume a Secretaria do Bem-Estar Social com grande desenvoltura e eficiência. Em seguida, Edmundo se reelege para o período de 2001-2004 (PMDB), sempre contando com o apoio e a expertise da esposa nessas questões, a qual presta serviços no cargo que lhe deu grande referência e prestígio, pela atuação de dinamismo no setor.

Edmundo Pereira Santos, sempre no MDB/PMDB, contou com o apoio de Marizete nas lidas políticas, sendo respeitadas as suas individualidades. Além das campanhas de prefeito, participou ativamente, em 1994, da campanha exitosa do marido para deputado estadual e para o cargo vitorioso de vice-governador na chapa de Jaques Wagner (2007-2010), portanto está enfronhada nessa seara com bastante competência, respaldada pelo conhecimento do assunto. Os filhos deram-lhes apoios discretos, mas politicamente não se permitiram envolver.

Marizete Lisboa Fernandes Pereira (PMDB) exerceu, portanto, o cargo de Secretária da Ação Social nos três mandatos do esposo, nos períodos de 1989-1992, 1997-2000, 2001-2004. É Membro do COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

Marizete reúne em si os atributos de filha ardorosa, de irmã dedicada, de esposa dócil e intuitiva, mãe e educadora competente e sogra invejável. Politicamente habilidosa, colocou-se ao lado do marido, dando-lhe o necessário suporte nas investidas políticas. Carismática, com ideias próprias, chegam a julgá-la autoritária pela imposição de suas ações. Em seu sangue, está instalado o simbolismo da política de seu pai Manoel Fernandes dos Santos, o que lhe vale o prestígio e o respeito da sua formação nessa seara.

Foi eleita deputada estadual pelo PMDB, para o período de 2007/2011, na gestão do governador Jaques Wagner, exercendo diversas atividades parlamentares na Assembleia Legislativa: presidente da Comissão de Mulher (2007-2008); titular das comissões Saúde e Saneamento (2007-2008) e Direitos Humanos (março/abril 2007); suplente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação (2007-2008); membro da Subcomissão de Saneamento Básico (2007), além de diversas indicações em benefício de Brumado e da região.

Em 2008, ainda no exercício de seu mandato, candidatou-se ao cargo do Executivo Municipal brumadense em aliança com os partidos PT, PCdoB, PTB, PDT e PRB, tendo como candidato a Vice-prefeito o jovem Luiz Frederico Rêgo (Fredinho) do PT. Foram apoiados por Jaques Wagner, Luiz Inácio Lula da Silva e Geddel Vieira Lima, porém não foi bem-sucedida.

Dissidente do PMDB por questões de foro íntimo, em 2011, o casal Pereira migra e filia-se ao PT, juntamente com membros correligionários do PMDB. Nas prévias do PT, em abril de 2012, ela foi escolhida entre os candidatos postulantes e indicada candidata a prefeita municipal, sendo seu candidato a vice-prefeito o médico Marlúcio da Silva Abreu, e mais uma vez foi derrotada.

Marizete Lisbôa Fernandes Pereira, com todo esse referencial político, torna-se inconteste liderança política em Brumado, suplantando, segundo alguns, o marido, de quem é confidente politicamente. Todo esse conhecimento ensejou-lhe uma candidatura a deputada estadual com participação ativa na Assembleia Legislativa da Bahia.

Empreendedora, atualmente, administra o seu comércio no ramo de medicamentos (farmácias) e politicamente é militante do Partido dos Trabalhadores, (PT).

Fontes:

Assembleia Legislativa da Bahia;

Wikipédia;

Prefeitura Municipal de Brumado.

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado, em 25/09/2013.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 28/08/2014
Código do texto: T4941021
Classificação de conteúdo: seguro