BIOGRAFIA VANDERLEI ANTUNES SANTOS

VANDERLEI ANTUNES SANTOS

DR.VANDERLEI

*29/09/1942

†05/082012

Vanderlei Antunes Santos, Dom, nasceu na Fazenda Mocambo, em Dom Basílio, na época, distrito de Livramento de Nossa Senhora, em 29/09/1942. Era filho de Manoel Pereira Santos (Nem) e de Augusta Antunes dos Santos.

Estudou o primário no Grupo Escolar Getúlio Vargas, prestou admissão e cursou o ginasial no Ginásio General Nelson de Mello e o curso secundário, em Salvador. Mudou-se para Manaus, onde colou o grau de médico na Universidade do Amazonas, formado na Faculdade de Ciências da Saúde em Manaus, com diploma expedido no dia 21 de janeiro de 1977. Foi registrado no Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas com a inscrição no CRM nº 785 e inscrição por transferência sob o nº 4768 no Conselho Regional do Estado da Bahia, em 22 de setembro de 1977.

Em 17/10/1979, casou-se com a amazonense Maria das Graças Barbosa Parente (com o casamento, ela acrescentou o sobrenome Santos ao nome de batismo), nascida em 25/09/1953, filha de Francisco Batista Parente e de Maria Francisca Barbosa Parente.

Devido ao estado de beligerância que se criou entre o casal, em 24/03/1987, Maria das Graças pediu separação efetiva através da Ação de Separação Judicial Contenciosa, pois já estava separada por força do alvará judicial de Separação de Corpos, deferido liminarmente em 24/02/1987. Em 16/11/2009, foi decretada a separação do casal. Em 19/02/2010, foi averbada a conversão de separação consensual em divórcio por sentença proferida pela justiça em 02/12/2011.

São filhos do casal: Aline Parente Santos, nascida em 20/09/1977; Gedes Vanderlei Parente Santos, nascido em 14/08/1979; Priscila Parente Santos, nascida em 09/11/1982; Daisy Parente Santos, nascida em 09/07/1984.

Da união não estável com Dona Lúcia Meira Pimentel, nascida em 03/02/1962, teve o filho Vanderlei Meira Pimentel, nascido em 11/06/1981, cuja paternidade ainda não foi reconhecida, contudo era desejo do doutor Vanderlei Antunes Santos que isso se realize.

Vanderlei Antunes Santos trabalhou nas seguintes instituições: SEDUC – Unidade Educacional Colégio Estadual do Amazonas – exercendo o cargo de professor de Biotécnica, admitido em 10/03/1975; Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, médico admitido em 01/03/77; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brumado, médico admitido em 01/08/1977; Secretaria de Saúde do Governo do Estado da Bahia, médico admitido em 13/02/1978; Prefeitura Municipal de Brumado, médico admitido em 01/12/1979; Pronto Clínica São Lucas Ltda., médico admitido em 01/01/1980; Fundação de Saúde do Estado da Bahia, médico admitido em 23/04/1981; Instituto de Saúde do Estado da Bahia, médico admitido em 31/10/1984; Prefeitura Municipal de Brumado, médico admitido em 08/04/1986 em postos de PSFs.

Lotado como médico no Estado da Bahia, exercia funções no Hospital Municipal de Brumado, a título de empréstimo, e tornou-se um aficionado por esse hospital. Prestava serviços incansavelmente, atendendo a todos sem nenhuma reclamação. O hospital era praticamente a sua casa, não tinha horário para atender e fazia-o com prazer diuturnamente.

Era “pau para toda obra!”. Pessoa prestativa, sempre disposta a colaborar, a ajudar em quaisquer situações. Na época da escassez de médicos, desdobrava-se para atender o maior número de pessoas e, muitas vezes, atuava sozinho.

Como servidor público, foi exemplo e, ainda que não pertencesse ao quadro funcional efetivo do Hospital, deu tudo de si para amenizar o sofrimento dos que o procuraram.

Em junho de 2007, o Hospital passou por uma reforma administrativa, e o novo administrador encaminhou carta ao Secretário de Saúde do Município solicitando a rescisão contratual do médico Vanderlei Antunes Santos do hospital (HRPMN), sem, no entanto, devolvê-lo à origem, o Estado, como deveria fazer – retorná-lo ao posto de origem. Não fizeram nenhuma comunicação a priori ao médico nesse sentido. Houve negligência de conduta, afirmou a esposa. Diante dessa situação, o médico ficou gravemente afetado emocionalmente e, segundo ela, praticaram uma injustiça a quem se dedicou de corpo e alma ao Hospital sem requerer nenhum adicional por isso. Ficou abalado emocionalmente e desmoralizado pela atitude desumana dos que agiram com truculência, desconsiderando-o. O fator psicológico acarretou depressão profunda acompanhada, às vezes, de choro, tristeza e irritabilidade. É um estado deplorável que afeta a mente e o corpo. Fisicamente debilitado, enfraquecido, praticamente inerte, o que fala é de pouca compreensão, não se levanta, depende de mãos alheias que o ajudem.

Vanderlei, desde março de 1987, vive maritalmente com Maria de Jesus Santos Lima, também conhecida por Santa, nascida em Brumado, em 04/09/1957, filha de Aureliano de Lima Amorim e Augusta Alves de Amorim. Em 18/07/2007, foi protocolada a Ação Declaratória de União Estável requerida por Vanderlei Antunes Santos e Maria de Jesus Lima Souza, regularizando a situação matrimonial do casal, e o pedido foi homologado em 03/10/2007, passando ela a assinar Maria de Jesus Santos Lima Antunes. Dessa união, nasceu Vanderlei Antunes Santos Junior no dia 26/11/1999.

Santa cuida de Vanderlei com carinho e paciência. É a missão que Deus lhe deu e exerce-a com compreensão. Ela conta com a devoção do técnico em enfermagem Emanoel Messias Fernandes Moço que cuida do paciente com dedicação profissional. É doloroso o estado em que se encontra o doente. Os dois são os anjos da guarda do doutor e foram escolhidos por Deus para cumprir essa missão que não é fácil, cuidar de alguém em estado vegetativo. Protegem-no sem qualquer preconceito: alimentação adequada, banho, troca de fraldas, corte de cabelos, os cuidados com a higiene etc. “Você não sabe o bem que me faz/ Você ao meu lado me traz uma paz/ Sem você não sei/ Como vou viver meu anjo” (letra de rapdemia).

Fui colega de Vanderlei no Grupo Escolar Getúlio Vargas. Nos intervalos, no horário do recreio, jogávamos bola. Num determinado momento, em uma disputa de bola, sofremos um choque, e eu desmaiei. A turma escafedeu-se e foi para a sala de aula sem fazer comentários. Quando a professora perguntou sobre a minha ausência, é que deram a notícia do meu estado, e fui socorrido pela mestra sem que houvesse consequências.

É de se estranhar que os parentes, com raras exceções, os colegas médicos, os empregadores e amigos, o Conselho Regional de Medicina – que tem uma secção aqui em Brumado – não se disponham a prestar solidariedade ao médico Vanderlei, fazendo-lhe, pelo menos, visitas. Essa situação é incompreensível. Cabe à sociedade organizada fazer uma moção de congratulação ao senhor Vanderlei pelos serviços prestados como médico que dedicou sua vida a essa causa, uma missão para minimizar o sofrimento das pessoas.

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado, 04/07/2012.

ADENDO: o médico Vanderlei Antunes Santos faleceu hoje, dia 05/08/2012. Seu corpo está sendo velado na Igreja Missões do Evangelho Pleno, situada na Rua Coronel Tibério Meira, 444, e o sepultamento será efetuado às 16h30min do dia 06/08/2012, no cemitério municipal Santa Inês.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 30/08/2014
Código do texto: T4943446
Classificação de conteúdo: seguro