BIOGRAFIA MARIA DA GLÓRIA SPÍNOLA COSTA

MARIA DA GLÓRIA SPÍNOLA COSTA

٭08-01-1938

Maria da Glória Spínola Costa nasceu em Lagoa Real, no dia 08 de janeiro de 1938. É filha de Agripino Costa e de Maria Spínola Costa. O casal teve os seguintes filhos: Djalma, José, Álvaro, Gidásio e Rogério Spínola Costa (os homens); Zalina, Marcionila, Marília de Lourdes, Maria da Glória e Teolinda Spínola Costa (as mulheres).

Estudou o primário em Lagoa Real. Deu prosseguimento aos seus estudos na cidade de Parapuã (rio que sobe), no oeste do estado de São Paulo, para onde se mudou com seus pais e irmãos. Ali permaneceram por seis anos. De regresso à Bahia, passou a residir na Fazenda Lagoa Nova, no município de Lagoa Real, e foi estudar em Caetité, no Instituto de Educação Anísio Teixeira, diplomando-se em professora primária no ano de 1964.

Quando ainda estudante em Caetité, entusiasmou-se com a história da vida da Santa Luísa de Marillac, contada por uma freira francesa, que ensinava no colégio. Estimulada pela freira, inspirou-se no trabalho meritório da santa. De coração benevolente, caridosa, Glória reuniu um grupo de moças que passaram a angariar alimentos e outros produtos para doação aos velhos carentes da cidade, em suas residências. Empenhou-se com entusiasmo nesse serviço caritativo.

Após a formatura, lecionou em Itaju da Colônia (sul da Bahia), por três anos. Em seguida, foi transferida para Brumado, onde já residia sua família. Aqui lecionou na Escola Getúlio Vargas (GV), por dois anos, depois passou a atuar no Colégio Estadual de Brumado, como professora regente nas áreas de Educação Artística e Desenho Geométrico. Também exerceu atividades como coordenadora do Centro Cívico do Colégio Estadual de Brumado – CEB. Ensinou ainda no Centro de Educação Maria Nilza Azevedo Silva (CEMNAS), como professora do ensino fundamental.

Seguindo o que já realizava em Caetité, com seu espírito de servir, fundou, aqui em Brumado, em 03 de outubro de 1964, com a ajuda do Monsenhor Antônio da Silveira Fagundes, a Associação Luísa de Marillac. Houve missa solene para a instalação da Diretória que ficou assim constituída: Professora Maria da Glória Spínola Costa – presidente fundadora e Professora Marísia Viana Dantas – vice-presidente. Trinta moças religiosas, caridosas e voluntárias, firmaram o compromisso de cuidar de um grupo de velhinhos carentes da cidade, em suas residências.

Glória conta que o Monsenhor Antônio Fagundes ajudou muito a Associação Luísa de Marillac. Não só repassava alimentos recebidos das caritas para a instituição, como também foi um grande parceiro, com cujo apoio religioso e cristão elas puderam contar.

Hoje a Associação Luísa de Marillac de Brumado, a Casa dos Velhinhos como é conhecida, sob a direção de Glória, é notável. Reveste-se de assistência social caritativa ao ancião brumadense necessitado dos cuidados em razão da senectude. A associação tem esta finalidade: cuidar das pessoas e promover o bem-estar do ser humano. Os velhinhos amparados por ela vivem em um ambiente espaçoso e arejado, com um jardim que foi cuidado carinhosamente por Glória, durante muitos anos.

Em entrevista para esta biografia, Glória fez-nos estes relatos: “Fazíamos campanha no comércio para aquisição de gêneros alimentícios e outros produtos para doação aos necessitados. A construção da sede própria foi outro grande desafio. Realizamos campanhas na comunidade para adquirir os materiais para a construção da sede própria. [...] O povo de Brumado tem sido muito generoso, sempre que os acionamos, a resposta é positiva, nunca nos faltam, o espírito de colaboração caritativa sempre prevalece. [...] Outras entidades contribuem, também, para a Casa dos Velhinhos, como, por exemplo, a Casa da Amizade e o Rotary Club de Brumado que ajudaram na construção e, por muito tempo, na manutenção da Casa dos Velhinhos (Associação Luísa de Marillac). [...] Os residentes da instituição são pessoas idosas que recebem toda assistência necessária, desde a higiene corporal, alimentação adequada até remédios. Os residentes aposentados contribuem com a sua aposentadoria para a manutenção da casa, pois, se não for assim, não há como funcionar, porquanto as despesas são enormes e tudo é feito legalmente. [...] Contamos com voluntários médicos e pessoas que visitam os seus parentes, também, com músicos, cantores e religiosos que são solidários, prestam ações religiosas, conscientizando os internos da vontade de Deus”.

Glória dedicou toda a sua vida à educação e à Associação Luísa de Marillac. Diz que Gosta de ler e escrever. Relembra os ensinamentos dos pais: estudar, ser educada, respeitar os mais velhos. “Sou organizada, as minhas coisas não ficam fora do lugar, é uma obsessão. A minha relação e o meu envolvimento com a família são os melhores possíveis. Tenho muitos amigos, todos são meu braço direito na Associação”.

A Associação Luísa de Marillac – Casa do Ancião – funciona na Avenida Antônio Rizério Leite, nº 7, no Bairro Jardim Brasil, em Brumado/BA.

Glória foi criada professando a religião católica, mas, por questões de doença, após procurar vários médicos, indo inclusive para São Paulo, a fim de se tratar, não obteve resultados positivos. Alguém a orientou que procurasse o Centro Espírita, e passou a frequentá-lo. O tratamento mediúnico a que se submeteu foi positivo, pois ela era dotada de mediunidade. A partir daí, tornou-se espírita, adequando-se à doutrina como médium e vidente, ponto fundamental do espiritismo.

Participou da fundação da Escola Divaldo Franco, da qual foi diretora por alguns anos, bem como da criação e serviços do albergue na URBIS-2 para acolhimento de pessoas necessitadas em passagem pela cidade.

Conta a entrevistada que determinada pessoa largou tudo o que fazia e passou a dedicar-se à Associação Luísa de Marillac – Casa do Ancião. Abraçou essa obra caritativa, de corpo e alma, dedicando-se completamente à instituição, sendo o seu braço direito na administração dessa causa nobre.

Atualmente, professora aposentada, não está mais à frente dos trabalhos, por motivos de saúde. Fala com paixão da sua juventude e trajetória de vida: foram 50 anos de luta e doação. Diz: “Se fosse para começar tudo de novo, eu o faria com o mesmo entusiasmo, dedicação, fé e esperança, pois, se estendi a minha mão aos irmãos, foi por força e proteção do Bom Jesus”.

Um pouco da História da Santa Luísa de Marillac: nasceu em 12 de agosto de 1591 na França. Faleceu em 15 de março de 1660, igualmente na França. É venerada pela Igreja Católica por promover a caridade e fazer assistência social. Foi beatificada em Roma pelo Papa Bento XV em 09 de maio de 1920 e canonizada também em Roma pelo Papa Pio XI em 11 de março de 1934. Cuidava de doentes e idosos e foi proclamada patrona das Obras Sociais em 1960, pelo Papa João XXIII.

Consta, em ata da Prefeitura Municipal de Brumado, conforme reza a Lei 361/67 de 22 de dezembro de 1967, registro que autoriza a Prefeitura Municipal a doar à Associação Luísa de Marillac desta cidade uma área de terreno medindo 4.065m², destinada à construção da sua sede. Autoriza também subvenção da Prefeitura para a entidade.

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado, em 25-07-2014.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 03/09/2014
Código do texto: T4948483
Classificação de conteúdo: seguro