Biografia de NILTON REIS BATISTA JÚNIOR

Nilton Reis Batista Júnior foi um dos presidentes mais jovens da ASIBAMA, que marcou sua gestão com criatividade e dinamismo, e posteriormente prosseguiu numa bem-sucedida carreira que serve de inspiração para muita gente.

Nasceu na belíssima capital do estado do Rio Grande do Norte, em 09 de outubro de 1968, filho do dentista Nilton Reis Batista e da pedagoga Rosalia Ferraz Reis Batista. É o primogênito de sua família, com apenas uma irmã: Daniela Ferraz.

Quando tinha dois anos de idade, seus pais se mudaram para Brasília, aonde passou a residir na Quadra 215 Sul. Depois de alguns anos, outros parentes também vieram para a capital federal. Naquela época, Brasília tinha outro ritmo, bem mais tranquilo e provinciano. A população era bem menor e havia muito espaço vazio entre as quadras e avenidas. A criminalidade era baixa e as crianças podiam se divertir na rua, jogando futebol, brincando de queimada, soltando pipa – muitas brincadeiras e jogos sadios que infelizmente não fazem parte da rotina de nossos filhos e sobrinhos.

Algumas boas lembranças daquele tempo vêm dos passeios que ele fazia com sua avó materna, que gostava de levar Nilton e sua irmã Daniela para caminharem nas áreas verdes próximas ao eixinho para observar os pássaros e coletar sementes.

Estudou o ensino fundamental no tradicional colégio de freiras – CORJESU, situado na Quadra 615 da Asa Sul. Fez o segundo grau nos colégios Marista e Objetivo.

Quando completou 18 anos, Nilton começou a trabalhar no consultório de seu pai, fazendo próteses dentárias.

Alguns anos depois, ingressou no curso de Administração de Empresas na Universidade Católica de Brasília. Nessa época, estagiou por três semestres no Banco do Brasil, adquirindo experiência no ambiente administrativo.

Em 1994, foi aprovado no concurso público para o cargo de técnico administrativo, e teve uma grande surpresa ao receber um telegrama em sua casa comunicando que iria trabalhar no IBAMA, pois naquele concurso o candidato não sabia exatamente aonde seria sua lotação. Ao tomar posse, foi lotado na Divisão de Orçamento e Finanças (DIORF), aonde fez muitos amigos pelos quais carrega boa estima.

Ele sempre foi muito ativo e cheio de disposição para trabalhar. Com pouco tempo de casa conheceu muita gente e se destacou pelas suas ideias e opiniões. Por esse motivo, foi incentivado a montar uma chapa para concorrer à presidência da Associação de Servidores (ASIBAMA).

Após uma badalada campanha, Nilton Reis foi eleito para o biênio 1996-1998, com apenas 27 anos, trazendo para sua gestão uma série de propostas criativas. A Diretoria da ASIBAMA-DF era composta da seguinte forma: Maria Veronica C. Da S. Lima (diretora financeira), Maria das Graças S. Ferraz (diretora administrativa), Hugolino de Almeida Dias (diretor socio-cultural), Mariomir Gomes Ferreira (diretor esportivo) e Raimundo G. Mesquita (diretor de representação de atividades extra-sede).

O IBAMA tinha somente 7 anos de existência, e até aquele momento inúmeros servidores vindos dos quatros órgãos (IBDF, SEMA, SUDEPE e SUDHEVEA), ainda estava se adaptando a nova realidade. Muitos lembravam com saudades de sua instituições de origem. Além disso, a ideias neoliberais do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso traziam certa instabilidade aos servidores federais, que se sentiam inseguros diante do cenário de ajustes nas finanças e no quadro de pessoal.

Assim, Nilton Reis propôs resgatar as coisas boas do passado dessas quatro instituições. Sua gestão foi pautada em dois pilares, com ações voltadas para ganhos financeiros e no fortalecimento do convívio social dos filiados. No primeiro quesito foi destaque a atuação forte na luta pelos direitos dos servidores, tratando do plano de carreira, ações na justiça contra perdas salariais. Um grande feito foi a criação da Cooperativa de Crédito CREDIBAMA, uma entidade sem fins lucrativos, voltada para oferecer empréstimos a juros mais baixos que os praticados no mercado financeiro, com menos burocracia, além de contarem com prazos e condições especiais de pagamento. Na área do social aconteceu a reforma da área de lazer, que passou a contar com programação artística e cultural bastante diversificada – apresentações musicais, coral da ASIBAMA, poesia, teatro etc. Foram realizados inúmeros eventos esportivos e apoio aos atletas e familiares em maratonas, torneios de jiu-jitsu, karatê competições de voley, futebol etc. Os filhos dos servidores podiam se divertir nas colônias de férias organizadas pela Associação. Um ônibus foi alugado para que fossem realizadas excursões em Unidades de Conservação do Distrito Federal e de outras localidades.

Outra ação importante foi o convênio firmado entre a ASIBAMA e o Centro Nacional de Assistência Odontológica (CENO), que montou dois consultórios bem equipados e permitiu aos associados e seus dependentes o acesso a todos os tratamentos dentários por preços módicos.

Nilton Reis se preocupava bastante em registrar e divulgar tudo que sua equipe fazia. Esse enfoque no fortalecimento da comunicação trouxe uma sensação de transparência e compromisso dos filiados com a Diretoria da Associação, que passaram a apoiar intensamente as iniciativas da entidade.

Além dessas ações, muitas outras foram realizadas criando uma integração dos funcionários do IBAMA, Ministério do Meio Ambiente, das Superintendências Estaduais e das Unidades de Conservação espalhadas pelos quatros cantos do país.

Ao final de seu mandato, Nilton Reis tinha se tornado bastante popular, motivo que o levou a se candidatar a Deputado Distrital pelo Partido Verde (PV).

No ano seguinte, Nilton Reis deixou seu cargo no IBAMA para seguir uma nova trajetória em sua vida. Quando ele anunciou que iria pedir exoneração vários colegas acharam aquela atitude uma loucura, pois todo mundo sonha em passar num concurso público para ter estabilidade. No entanto, Nilton Reis sonhava alto, queria ir além, buscando novos desafios. De 2000 a 2003 atuou como consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), responsável pelo gerenciamento orçamentário, financeiro e comprovação de gastos dos acordos firmados entre Ministério da Previdência e os bancos financiadores (BIRD – Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento e BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Nilton Reis tinha enorme facilidade para conseguir empregos. Ele era visto como um profissional inteligente, sagaz e com grande capacidade para interagir com pessoas na resolução de problemas complexos. Por isso, era sempre convidado para atuar em diferentes áreas como consultor ou assessor especializado. Entretanto, Nilton busca também um serviço estável realizando constantemente seleções para cargos públicos, chegado a ser aprovado em cerca de 15 concursos.

Logo que deixou o PNUD, ele passou em concurso público para Administrador e começou a trabalhar na INFRAERO, e no ano seguinte, passou em outro concurso público, desta vez para cargo temporário do Ministério do Meio Ambiente, realizando o sonho de voltar a área ambiental.

De 2003 a 2008, atuou como assessor parlamentar durante a gestão da Ministra do Meio Ambiente Marina Silva. Nesse trabalho Nilton Reis tinha que articular junto às diferentes comissões legislativas no congresso com intuito de facilitar as relações com o poder executivo, de modo que ele se tornou ainda mais conhecido no meio político.

Em 2009, foi convidado para ser Subsecretário de Sensibilização Socioambiental e Gestão de Áreas Verdes da SEDUMA – Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do DF.

Em 2011, foi convidado para compor a equipe do atual governo de Agnelo Queiroz, como Presidente do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), órgão com atribuições equivalentes às do IBAMA e ICMBIO.

Em 2013 foi aprovado no concurso do Serviço Florestal Brasileiro (SBF), e cedido ao IBRAM, retornando a ocupar a presidência do Instituto. Nessa importante função, tem coordenado uma competente equipe técnica, alcançado ótimos resultados, com destaque para a ampliação dos parques e áreas verdes do DF. Nilton carrega em seu coração ótimas lembranças de sua infância – recordações dos bons momentos na companhia de sua amada avó que o levava para passear e contemplar a natureza presente no meio da cidade. Como presidente do IBRAM está tendo a oportunidade de criar e ampliar os espaços de lazer ecológico para que as famílias possam se manter unidas e socializar de maneira saudável, assim como ele fez ao lado de seus entes queridos.

É o atual vice-presidente do Diretório Regional do Partido Verde (PV), tendo sido responsável pela coordenação das eleições distritais nos últimos doze anos.

No meio de tanta correria, Nilton sempre achou tempo para estudar. Ele cursou duas pós-graduações: Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente, está cursando Jornalismo pelo UniCEUB (Centro Universitário de Brasília).

Nilton Reis Batista Júnior começou sua carreira de ambientalista há duas décadas, como servidor do IBAMA e presidente da ASIBAMA, destacando-se por sua ousadia, criatividade e grande capacidade de liderança. Em todo esse período atuou de forma intensa por onde passou, sempre deixando sua marca, tornando-se assim uma referência de crescimento pessoal e profissional para dezenas de companheiros e amigos que reconhecem sua bela trajetória!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Brasília – DF, Setembro de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 09/09/2014
Reeditado em 16/09/2014
Código do texto: T4956028
Classificação de conteúdo: seguro