BIOGRAFIA DJALMA DA SILVEIRA TORRES

DJALMA DA SILVEIRA TORRES

UM DOS PIONEIROS DO COMÉRCIO EM BRUMADO

*12/08/1926

Djalma da Silveira Torres nasceu na cidade de Condeúba, em 12-08-1926, sendo o filho caçula da prole do casal José Silveira Torres (Cel. Zéca) e Ana Amélia da Silva Torres (Naninha). O pai Zeca era um próspero fazendeiro e agricultor que, cansado das suas atividades rurícolas, vendeu a propriedade mudando-se para Vitória da Conquista, onde Djalma cursa os fundamentos da escola primária no colégio do professor Everardo Públio de Castro.

Posteriormente, ainda adolescente, vai para Contendas do Sincorá trabalhar na padaria do seu irmão Oflávio Torres. Em seguida, acompanhando as obras da estrada de ferro, vai para Umburanas, distrito de Brumado, trabalhar na firma de consignação OST& Cia dos irmãos Oflávio e Waldemar Torres. Seguindo as pegadas dos irmãos, fixa-se em Brumado, onde trabalha no escritório da RFFSA – Rede Férrea Federal Sociedade Anônima.

Na busca de novos objetivos e de melhores condições de emprego e renda, trabalha como representante das firmas Nestor Pascoelho, Perfumaria Lopes e José Ramos de Almeida & Cia. Esta firma, bastante conhecida, abastecia o comércio de São Félix a Monte Azul, com mercadorias diversas.

Na procura incessante da independência econômica e perseguindo o propósito de um comércio próprio, compra do amigo João Carlos de Andrade uma padaria que denomina Padaria Santa Rita, fundada em fevereiro de 1947, em homenagem à santa da sua devoção. Dando seguimento ao seu tino de comerciante empreendedor, monta a casa de material de construção, ferragens e grande variedade de mercadorias, denominada Casa Santa Rita.

Homem de espírito inovador, de visão criativa e futurista, compra o prédio situado na Pça. Armindo Azevedo, de propriedade do amigo Abias dos Santos Azevedo, onde se achava instalado comercialmente. Em 1963, faz a demolição do antigo imóvel e ergue um majestoso prédio com arquitetura arrojada e amplas instalações modernas, projetadas por engenheiros e arquitetos renomados.

Com a construção do novo prédio em 1963 e ampliado em 1973, este passa a denominar-se Lojão Santa Rita. Muda também de ramo, entrando como pioneiro no comércio de móveis, eletrodomésticos, pratarias, louças e cristais finos, importados, artigos para presentes e outros produtos, últimas novidades da moda, trazidos dos grandes centros fornecedores como Rio de Janeiro e São Paulo. Sua loja é considerada a mais chique e completa da cidade, atendendo a toda a região. Com a grande variedade de produtos, torna-se referência no ramo pela diversificação e qualidade, requinte do proprietário.

Djalma gosta muito de festas, comemora sempre os aniversários dos filhos, é bom carnavalesco e fez parte como sócio fundador do Clube Social de Brumado, participando das festas dançantes. Tinha muitos amigos dentre eles relembra de Sebastião Meira Santos (seu Santos), Gilson Brito, Ronaldo Leite, Odilon Santos, Guilherme Rizério Leite, Dedé Coqueiro, Maria de Lourdes Viana Leite (D. Lourdinha), (Liá) Cardoso, Edite Leite, Robson e Vera, Terezinha Meira, Maria Inês Viana Leite.

Aposenta-se de suas atividades laborais em 2002, passando a dedicar-se exclusivamente à família – esposa, filhos, netos e bisneto aos quais dedica sua maior atenção, carinho e amor.

Hoje em idade provecta, aposentado, curte com a esposa a vida, com viagens para a Europa, Argentina, Ilha de Fernando de Noronha, participam de cruzeiros (viagem de navios de passageiros em visita a diversas localidades), pratica ginástica em academia especializada para exercitar a musculatura, frequenta o Clube da Terceira idade, dança e diverte-se muito. Atualiza-se lendo jornais e revistas. Diz: “A família é o motor das nossas vidas, a ela nos dedicamos e somos retribuídos com o carinho dos filhos, netos e bisnetos, uma benção de Deus. A vida tem-nos proporcionado muitas alegrias, embora soframos com os desígnios que temos de enfrentá-los com fé e resignação os acontecimentos”.

Djalma da Silveira Torres casou-se em 08 de maio de 1947 com Ana Gomes Machado, nome de solteira, passando a chamar-se após o casamento Ana Machado Torres, uma esposa e mãe dedicada e avó extremada. Religiosa, católica praticante, compreensiva, tolerante, educada e socialmente participativa, pessoa de boa índole, de formação moral correta e de conduta ilibada foi muito importante para o sucesso empresarial do esposo.

O casal teve nove filhos, in memoriam, Aroldo vítima de meningite e Sara vitimada por acidente automobilístico. Os outros sete: Neuza, Gláucia, José Carlos, Djalminha, Ana, Rita e Bernadete, todos com graduação universitária, são, na concepção dos pais, o maior patrimônio que construíram com as bênçãos de Deus. Os netos, bisneto, noras e genros complementam as alegrias e satisfações do casal.

Antonio Novais Torres.

antorres@terra.com.br

Brumado, em 23/05/2005.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 16/09/2014
Código do texto: T4963559
Classificação de conteúdo: seguro