BIOGRAFIA JURACY PIRES GOMES

BIOGRAFIA JURACY PIRES GOMES

*08/07/1932

Juracy Pires Gomes nasceu na fazenda Lucaia, em Ituaçu, no dia 8 de julho de 1932. É filho do casal Joaquim Gomes Pereira (Seu Quinquinha) e da senhora Antônia Plínia Gomes.

Em 1943, foi estudar em Salvador. Fez o primário e o secundário no Colégio São Salvador. Prestou vestibular em 1954 e formou-se em Medicina em 1959, por escolha própria, vocacionado para a profissão. É Formado pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Prestou serviço como médico interno no Hospital Santa Isabel, Maternidade Tycila Balbino, Hospital Juliano Moreira e na Fundação Otávio Mangabeira.

Constitui família, casando-se com a Livramentense radicada em Brumado, professora Maria Sônia Guimarães Meira, em 25 de janeiro de 1969, quando ela passou a assinar Maria Sônia Meira Gomes. Dessa união nasceram três filhas: Patrícia, Daniela e Priscila. Dona Sônia foi o braço direito de Juracy na política, exercendo vários cargos com competência, atitude firme e decisão pertinente. Mulher empreendedora e determinada, destacou-se em todos os ramos da atividade profissional e empresarial em que atuou ou atua, com o talento que lhe é peculiar.

A família Gomes mudou-se para Brumado, local onde encontrava maiores facilidades para o tratamento de saúde da família e a facilidade de deslocamento para outros centros de maior potencial para essa finalidade, em 1952.

Dr. Juracy estabeleceu-se como médico em Brumado em 1960, a pedido dos pais, montando consultório, sendo um dos poucos médicos da cidade. Exerceu a medicina em diversas instituições: INSS, Posto Médico do Estado, Médico da empresa Magnesita S.A. e foi subgerente da 19ª DIRES.

Juntamente com colegas, fundou a ‘Clinica São Lucas’, ampliando a assistência médica, um investimento particular. Posteriormente vendeu a sua parte.

Entrou na política pelas mãos do então prefeito Armindo Santos Azevedo, em 1966, pela ARENA e induzido por amigos que o incentivaram. Foi aprovado pelo grupo que via no Dr. Juracy o concorrente ideal para enfrentar o candidato Manoel Fernandes (MDB) que, por ter a sua candidatura impugnada, desistiu e fez apologia ao voto em branco. Juracy sagrou-se vencedor com 80% dos votos. Pertenceu à ARENA 1, ao PDS, ao PFL (atual DEM). Foi eleito pela ARENA 1 com o apoio da ARENA 2. Apresentou como seu substituto Miguel Lima Dias, funcionário do Banco Econômico S.A., que governou por dois anos, num mandato tampão (1971/1973).

Essa inclinação política já fazia parte da sua aspiração, pois o perfil político é uma tendência familiar visto que pessoas do clã em sua terra (Ituaçu) exerceram e exercem cargos eletivos. Portanto, trata-se de uma tradição de família.

Como médico, não distinguia adversários e correligionários, todos recebiam o mesmo tratamento profissional. A partir do exercício do cargo de gestor público, os pacientes passaram a não pagar pelo trabalho executado como médico, pois entendiam que, na qualidade de prefeito, não devia cobrar as consultas.

Diz Juracy, com relação à política, disse: “Nesse particular, é preciso muita habilidade para administrar os interesses, quer dos correligionários e amigos tanto quanto de adversários políticos, deles ex-correligionários que tiveram seus interesses contrariados por força da legislação, não compreendendo o fato, fizeram-se inimigos políticos. De forma que tive amigos correligionários e inimigos políticos e vice-versa. Há nisso tudo um jogo de interesses políticos e particulares que é preciso ser contornado com muita perspicácia, sensibilidade e muita capacidade de entendimento. Contudo, não guardo mágoa de ninguém”.

HOMENAGENS RECEBIDAS: Título de Cidadão Brumadense, votado por unanimidade da Casa Legislativa, iniciativa do vereador Ludgero da França Ribeiro, conhecido por Pequitito. Por indicação do prefeito Miguel Lima Dias, seu sucessor, o qual sancionou a Lei que deu o seu nome a um bairro e a uma escola da cidade.

Quase todos os empreendimentos de infraestrutura de Brumado foram realizados pelo prefeito Juracy Pires Gomes ou aconteceram em seus três mandatos (1967-1971; 1973-1977 e 1983-1989), dotando a cidade da modernidade que se fazia necessária, levando-a a um desenvolvimento socioeconômico importante para o município.

REALIZAÇÕES: Nesse sentido, fez várias reivindicações e produziu diversas obras: instalação de geradores de energia elétrica movidos a diesel; posteriormente, luz elétrica de Paulo Afonso; sinal de TV; construção da prefeitura nova, da Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho, de postos de saúde, estradas vicinais, poços artesianos; ampliação e estadualização do Ginásio General Nelson de Mello, hoje, Colégio Estadual de Brumado – CEB; construção do novo mercado municipal, do matadouro (antigo) e da fábrica de asfalto; compra de tratores, niveladora (patrol) e máquina escavadeira, caçamba e caminhões para coleta de lixo; pavimentação da Avenida Centenário com asfalto; construção da barragem do Rio do Antônio (no governo de Roberto Santos); fornecimento de água pela EMBASA; implantação da telefonia local (ligação via telefonista), depois TELEMAR; irrigação de água de tanque no distrito de Itaquaraí; apoio à Sociedade Musical Lira Ceciliana Brumadense; construção de casas populares iniciada na gestão de ACM e terminada no governo de João Durval; contribuição para a Fundação Hospitalar de Brumado, posteriormente estadualizado-a com o nome Hospital Regional Professor Magalhães Neto. Além disso, empenhou-se para trazer os órgãos: Projeto Sertanejo, DIREC 19 e 19ª DIRES, CIRETRAN, 34ª CIPM, Banco do Estado da Bahia S.A. (BANEB), Caixa Econômica Federal-CEF. Estes empreendimentos se concretizaram em seu governo por influência de ACM. A instalação do Banco do Brasil teve também o seu apoio, ocorrido no seu primeiro mandato. Essas realizações deram a Brumado um salto de qualidade, saindo do atraso para a modernidade, tendo em vista a visão ampliada do progresso e desenvolvimento do lugar pelo gestor público.

Destaque-se que a água que veio da Serra das Éguas teve a iniciativa do ex-prefeito Armindo Azevedo (UDN), com a participação do deputado Manoel Novais (PR). Este teve o apoio político de Seu Armindo condicionado a essa realização. Foi participante do acontecimento o então Bispo de Caetité/BA.

Para o êxito de sua administração, o doutor Juracy Pires Gomes contou com amigos e correligionários locais, além de políticos influentes como Osvaldo Bruno – Dep. Estadual; Teódolo Albuquerque – Dep. Federal; Djalma Bessa – Dep. Estadual e Federal; Afrísio Vieira Lima – Dep. Estadual; ACM prefeito de Salvador e Governador da Bahia; Luiz Viana Filho – Governador da Bahia; Felix Mendonça – Dep. Federal por indicação de ACM e Barbosa Romeu – Dep. Estadual. Nos últimos tempos de seu mandato, contou com o apoio também de ACM Neto – Dep. Federal e do Livramentense Nelson Leal – Dep. Estadual, ambos do PFL (atual DEM).

EXCERTO DE DECLARAÇÕES FEITAS EM JUNHO DE 2008:

Professor Érico Dias Lima: “É-me grato declarar às pessoas de sua intimidade que o seu perfil de cidadão probo, sob todos os aspectos da pessoa humana, consagrou-lhe o direito de integrar-se, por adoção, à família brumadense”.

Jorge Valério, professor e ativista holístico: “As histórias são muitas e não se deve negligenciar do registro da biografia daquele que pode ser considerado o ápice, entre os Gomes que se inseriram na política. Salvou vidas, agiu com urbanidade diante de adversários desaforados e deu ares de Cidade a um lugar chamado Brumado.” [...] “Mas indiferente a isso, o Gomes de quem queremos tratar fez de Brumado, efetivamente, uma cidade”.

Professora Josélita Lima Dias Meira e esposo Lucílio Meira: “Parabenizamos os idealizadores por tão merecida homenagem a esta pessoa tão bem amada por nós brumadenses”.

Professora Iani Machado: “Fui uma das telefonistas (chefe) do Sistema telefônico local. A Cia. Municipal Telefônica de Brumado (CTM) era alimentada por energia elétrica e, em caso de pane, operava com a força de bateria, (um sufoco).” [...] “Meu pai, vereador Alcebino de Souza Machado, acompanhou Dr. Juracy por 16 anos. Tenho por Dr. Juracy muito respeito e amizade.” [...] “Politicamente falando, destacou-se como prefeito”.

João Bonfim (Político): “Profissional competente, que honra o seu diploma de medicina, conquistado há cinquenta anos, com muita luta e determinação. Depois de formado, ele voltou para Brumado onde desempenha, até hoje, um trabalho excepcional, sempre cuidando do seu povo, principalmente os menos favorecidos”.

Geonísio Viana, empresário: “Quanto ao Dr. Juracy político, merece de todos os brumadenses todas as homenagens possíveis. Às vezes, fico pensando se se retirasse tudo aquilo que o prefeito Juracy trouxe e construiu em Brumado, o que seria dos brumadenses?”.

Miguel Lima Dias (ex-prefeito, atual vereador): “Você, Jura [Juracy], foi sempre o amigo certo das horas incertas”. (Amicus certus in re incerta cernitur). “Parabéns!”.

São tantas outras declarações de homenagens que foram feitas a Dr. Juracy pela passagem do seu aniversário de 76 anos, que o espaço não permite inseri-las. O jornal do Sudoeste, através do editor Antônio Luiz, com a nossa participação, fez uma grande e justa homenagem ao Doutor Juracy, destacando o seu perfil político, social e familiar, uma matéria de grande repercussão pela importância do homenageado. Significativas, as palavras elogiosas do Jornal foram buscadas no dicionário pela competência e proficiência do editor Antônio Luiz para homenagear o aniversariante.

Rendo a Dr. Juracy as minhas congratulações, por amizade e consideração, que são extensivas aos seus familiares.

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado 08 de julho de 2008.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 18/09/2014
Código do texto: T4966132
Classificação de conteúdo: seguro