BIOGRAFIA DR. MÁRIO MEIRA

DR. MÁRIO MEIRA

*28/01/1880

†25/04/1954

Após tecer comentários sobre vários médicos famosos do interior, o articulista Ruy Santos faz referência a Dr. Mário Meira com o seguinte excerto do seu texto: “Agora, comunica-me o deputado Aloísio Short o desaparecimento, em Brumado, de Dr. Mário Meira. Viveu para a profissão. Para a profissão e para a família. Deixou vários filhos, quase todos com um diploma de nível universitário superior: médicos como ele, engenheiros, bacharéis. Ninguém queria, em um raio de muitos quilômetros, outro profissional.

Dr. Mário, como todo clínico de interior, era para tudo. Para a febre e para a pequena cirurgia; para a mulher mãe e para o filho; para dor-d ’olhos e para o parto. Sua morte não foi sentida somente em Brumado, onde nada se fazia sem sua palavra, sem sua audiência. Era o pai, era o amigo, era o companheiro. Chorando sua falta há pobres e remediados, pretos e brancos. Chorando-o está também esta crônica que, sendo para o interior, reflete a dor dos que fazem, no sertão, a riqueza da Bahia.” (Abril de 1954, Ruy Santos).

Dr. Mário Meira nasceu na Vila de Bom Jesus dos Meiras (Brumado), em 28/01/1880. Era filho do Tenente-coronel Tibério de Souza Meira e Júlia Cândida da Silva Meira.

Fez o curso preparatório para entrar na faculdade no Colégio São Salvador. Ingressou na Faculdade de Medicina e Farmácia da Bahia, em 1897 e diplomou-se Doutor em Medicina em 1903, na gestão do diretor da FAMEB o senhor Alfredo Thomé de Brito (1901-1908. Defendeu Tese Doutoral pela FAMEB em 1902 (A Inversão da Vaginal na cura radical da Hydrocele), com o título de Doutor em Medicina. Esse título era reservado ao diplomado que defendesse a Tese Doutoral executada na língua portuguesa ou latina.

Exerceu o cargo de professor assistente interino de Clínica Psiquiátrica e Moléstias Nervosas. Médico Sanitarista, lutou para debelar a peste bubônica que assolou Salvador em 1904. Exerceu o cargo de verificador de óbitos em Salvador/BA. Ganhou bolsa de estudos para especialização na Europa e desistiu em favor do colega Eurípedes de Aguiar que, mais tarde, tornou-se governador do Piauí. Em homenagem ao colega, colocou o prenome deste em um dos filhos.

Por não desejar residir em Salvador, veio clinicar no interior, inicialmente em Ituaçu e em seguida na sua terra natal. Médicos no interior eram raros e as receitas eram manipuladas. Dr. Mário as enviava para manipulação na farmácia do coronel Zeca Leite e posteriormente para a farmácia M. Carvalho & Cia, de Dr. Nezinho, farmacêutico formado, fundada em 1927, localizada na Praça da Matriz atual Capitão Francisco de Souza Meira, sendo a primeira do ramo na cidade, com quem Dr. Mário se associou no empreendimento. Exerceu a medicina por 52 anos, e o seu acervo de livros foi doado para a biblioteca municipal.

Casou-se com Esther Moura Gondim Meira, nascida em 04/06/1884 e desse casamento teve oito filhos: Mário Meira Filho, Celuta, Parmênio, Elza, Heloísia, Délio, Hélio e Moacir Gondim Meira. Esther faleceu em 04/09/1921 e foi sepultada no cemitério municipal Senhor do Bonfim.

Em segundas núpcias, casou-se, em 30/12/1922, em Bom Jesus dos Meira, com Iônia dos Santos Azevedo, filha de Casimiro Pinheiro de Azevedo e Filomena Maria dos Santos Azevedo, tendo como testemunhas o Major Aureliano Alves da Silva e Abílio da Silva Leite. Com o casamento, ela passou a assinar Iônia de Azevedo Meira. Dessa relação nasceram onze filhos: Plauto, Átala, Iomar, Marísia, Eurípedes, Rosélia, Cleanto, Cyrano, Esther, Isolda, e Marcília Meira. Iônia nasceu em 26/02/1901 e faleceu em 25/04/1963 e esta inumada no cemitério municipal Senhor do Bonfim.

Dr. Mário Meira faleceu em 25/04/1954, com 74 anos de idade. O óbito foi declarado por Lindolfo Azevedo Brito. Atestou a morte o médico Rui da Silva Matos. O corpo de Dr. Mário encontra-se sepultado no cemitério municipal Senhor do Bonfim.

HOMENAGENS:

MOÇÃO – a Câmara Municipal de Brumado, interpretando os sentimentos da mais intensa saudade, da maior simpatia e da mais viva admiração de toda a população desse município e, especialmente, dessa cidade, em comovido e piedoso desfile à evocação da memória do médico e renomado cidadão Dr. Mário Meira, extinto em 25 de abril de 1954, deplora com sincera emoção o lamentável acontecimento e solicita inserir na ata dos vereadores da presente sessão a dolorosa ocorrência num gesto de profundo pesar pelo inesperado falecimento do eminente patrício, filho dessa terra, que se orgulha de lhe ser o berço natal, o seu querido e inolvidável Bom Jesus dos Meiras, onde exercitou durante mais de 50 anos consecutivos a sua árdua profissão de policlínico eficiente e proficiente, dedicados exclusivamente a nobre carreira que tanto dignificou. Enquanto fora da atividade profissional não colimara outro objetivo senão cumprir rigorosamente os seus deveres cívicos e sociais, no exercício da mais lídima vocação de homem de bem a cujos atributos se associa precipuamente a virtude de ser exemplar chefe de família, respeitado pelo conceito de quantos tiveram a oportunidade de participar do seu honroso convívio.

Sala das Sessões, no Paço Municipal de Brumado, em 28 de abril de 1954.

Assinado: José Borges Sampaio.

A Câmara de Vereadores de Brumado homenageou-o, também, nominando-lhe uma artéria no centro da cidade.

A professora Maria Iranilde Lôbo em seu “ABC DO HISTÓRICO DE BRUMADO” declarou [...] Vamos com amor e vaidade, /Exaltar um grande médico/Mais famoso do Sertão/ O ilustre Dr. Mário Meira/Que lembramos com saudade. /Ele foi, sem dúvida alguma, /O benfeitor da cidade.

O vereador Paulo Afonso Valverde chaves em homenagem à família Meira, fez a indicação de um logradouro da cidade nominando-o de “Praça dos Meira”.

O também médico e neto Dr. Ivan Meira de Castro Gomes inaugurou, no dia 01/10/1994, o “Centro Médico Dr. Mário Meira”, por especial deferência ao avô de vasto conhecimento cultural, poliglota e médico renomado de muita fama na região por seus diagnósticos precisos e prescrições acertadas.

PARTICULARIDADE:

Conta-se que o Dr. Mário Meira diariamente saía do seu consultório, à tardinha, com destino à prefeitura para ligar o rádio que funcionava por acumuladores e só ele o colocava para funcionar. Sintonizava no programa “A voz do Brasil” e no noticiário de emissora de língua francesa, que ele dominava, com informação sobre a segunda guerra mundial que aconteceu nos idos de 1939 a 1945. As pessoas ficavam à sua espera para se inteirar das notícias que o Dr. Mário Meira transmitia com minudências de detalhes que empolgava os ouvintes.

Conta-se que a instalação de uma filial em Brumado do Banco Econômico S.A., só foi possível com a transferência de uma poupança significativa do Dr. Mário mantida na agência de Salvador e fora transferida para a agência de Brumado para essa finalidade.

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado, em 19/04/2013

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 18/09/2014
Código do texto: T4966134
Classificação de conteúdo: seguro