BIOGRAFIA OLDACK DE CARVALHO NEVES

BIOGRAFIA: OLDACK DE CARVALHO NEVES

*18-06-1916

†17-10-2005

Oldack de Carvalho Neves, filho de José Olympio Neves e Durvalina Deolinda de Carvalho Neves (Dona Iazinha), nasceu em Caculé, no dia 18 de junho de 1916.

Viveu em Caculé até os 13 anos de idade. Acompanhando o pai comerciante, muda-se, em 1929, para Castro Alves/BA, onde cursa o primário, na escola Auzira Bela. Em 1934, ele vai para Salvador/BA para dar continuidade aos estudos, onde faz o secundário, como interno, no Colégio Antônio Vieira e, em 1940, forma-se em medicina, pela Faculdade de Medicina da Bahia.

Retorna à região de origem e exerce a medicina, inicialmente na cidade de Ituaçu. É contratado pelo Departamento de Estradas de Ferro, Brumado/BA e aqui fixa residência, onde o seu pai já tinha comércio com variedade de artigos e gêneros diversificados, configurando-se uma referência comercial na região, pela abrangência de seus negócios.

Exerceu outras atividades profissionais: diretor de Patrimônio da Prefeitura Municipal de Salvador, 1950-1954 diretor comercial da Cia. de Adubos e Materiais Agrícolas da Bahia – COMAB, 1982-1987; conselheiro fiscal do Banco de Desenvolvimento do Estado da Bahia – DESENBANCO, 1991-1999; funcionário público da Secretaria de Saúde do Estado; médico da empresa São Paulo Seguros de Vida; diretor e sócio da J. O. Neves & Cia. que se transformou em J. O. Neves Ltda., depois, em Neves & Cia.

Ingressa na política como prefeito nomeado de Brumado na sigla do Partido Social Democrático (PSD), para o período de 1944-1945, em substituição ao intendente Coronel Marcolino Rizério de Moura (1938-1948), nomeado por Getúlio Vargas. É eleito deputado estadual pelo Partido Social Trabalhista (PST), 1955-1959; fica na suplência de deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD), 1959-1963 e assume diversos períodos enquanto suplente; é eleito deputado estadual pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), 1967-1971.

Tem os direitos políticos suspensos e cassado o seu mandato pelo AI-5 em 14-03-1969, com publicação no D.O. p. 2212. Esse Ato Institucional foi redigido pelo ministro da Justiça Luís Antônio da Gama e Silva em 13 de dezembro de 1968, entrou em vigor no período do governo do presidente Artur da Costa e Silva e foi extinto em 1978, no governo Ernesto Geisel. O ex-deputado Foi anistiado post mortem.

FILIAÇÕES PARTIDÁRIAS: PSD, PST, MDB.

ATIVIDADES PARTIDÁRIAS: Vice-líder PST, 1955-1956; Líder PST, 1958; líder da minoria, MDB, 1967.

ATIVIDADE PARLAMENTAR: Na Assembleia Legislativa, 3° vice-presidente da Mesa Diretora (1958); vice-presidente das Comissões: Indústria e Comércio (1955); Comissão de Orçamento e Fiscalização Financeira (1968); titular das Comissões: Comissão de Finanças, Orçamento e Contas (1955-1958), Comissão de Finança, Orçamento e Contas (1955-1958); Comissão de Constituição e Justiça (1958, 1960-1961); Comissão de Finanças e Serviços Públicos (1960); Comissão de Negócios Municipais (1960); Comissão de Economia e Finanças (1967); suplente das comissões: Comissão de Finanças, Orçamento e Contas (1959); Comissão de Negócios Municipais (1959); Comissão de Orçamento e Fiscalização Financeira (1960-1962,1967); Comissão de Finanças e Serviços Públicos (1961-1962); Comissão Serviços Públicos (1967-1968). (Dados da Assembleia Legislativa da Bahia).

Casou-se em 1948 com Suzana Ferraz Maciel, de tradicional família conquistense. Após o casamento, ela passou a assinar Suzana Maciel Neves. Dessa união resultaram os filhos: Suzana, Ângela Maria, Cláudio, Oldack Filho e Frederico Maciel de Carvalho Neves. O casal fixou residência em Salvador/BA, onde Oldack Neves continuou no exercício da profissão (ver outras atividades profissionais).

O médico Oldack de Carvalho Neves, apesar de não ser brumadense, fez de Brumado, por opção, a sua terra natal, onde exerceu, além da medicina, os ofícios de empresário e político. Conquistou povo de brumadense e foi conquistado por ele.

Prefeito de Brumado, na década de 1940, registram-se as seguintes realizações: recolocação do povoado de Umburanas para onde é hoje; conclusão da construção do Mercado Municipal (na sede) iniciada na gestão do coronel Marcolino Moura; calçamento de diversas ruas (sede) entre outras realizações.

Com relação ao Ginásio Industrial, constam, na placa inaugural, os seguintes dizeres: “Graças ao constante dinamismo de Dr. Oldack Neves, seu fundador, e dos benfeitores: Oliveira Brito, Juracy Magalhães, Wilson Falcão, Alaor Coutinho e Magnesita S.A. – Brumado, março de 1967”. A verba para a construção do Ginásio Industrial foi conseguida graças ao empenho do deputado Oldack Neves, e o administrador dos serviços foi o Monsenhor Antônio da Silveira Fagundes, grande entusiasta da obra.

Oldack Neves empenhou-se na emancipação de Aracatu, então distrito de Brumado, a pedido de Libério Alves Maia, seu representante como vereador no município de Brumado. Em 12 de julho de 1962, foi publicada, no Diário Oficial do Estado, a Lei nº 1.708, assinada pelo governador Juracy Magalhães, emancipando o município de Aracatu. Ele foi protagonista, também, da emancipação dos municípios de Malhada de Pedras e Dom Basílio.

Foi homenageado através da Lei nº 1.577, de 28 de dezembro de 2009, conforme reza o art. 1º: “Fica redenominada a rua Tanque do Abaeté para rua Dr. Oldack de Carvalho Neves”.

As considerações que se seguem, sobre Brumado, foram colhidas da entrevista do deputado Oldack Neves ao jornal Tribuna da Bahia, suplemento especial de 11 de junho de 1977, com algumas interferências de nossa parte, sem, contudo, desvirtuar o assunto: “Brumado cresce sem água, sem luz e sem estradas. Brumado conseguiu crescer, apesar de ter enfrentado uma série de fatores negativos” [...] “Fui muito bem recebido como médico do governo e com consultório bem frequentado e, por ser da região, por questões afetivas, passei a dedicar-me também ao povo mais pobre, dando-lhe a assistência médica que era possível”. Brumado, segundo Dr. Oldack, começou efetivamente a enfrentar mudanças a partir de 1945. Os líderes não foram muito felizes, pois “Brumado sempre foi e continua sendo o filho enjeitado da comunidade baiana.” [...] “O povo de Brumado, independentemente de siglas partidárias, ergueu o Ginásio de Brumado e posteriormente o Ginásio Industrial que foi administrado por monsenhor Antônio Fagundes, emérito batalhador das causas brumadenses”. Por motivos de ordem financeira e educacional, o ginásio foi transferido para o Estado.

Analisou o deputado: “Nos últimos 30 anos, o Governo do Estado não investiu em nenhuma obra de vulto na cidade”, um contrassenso em se tratando da grande arrecadação de impostos pelo município. “A energia elétrica fica a 100 km do ponto de distribuição. Brumado já devia ter esse serviço de hidroelétrica, pois é um grande consumidor do produto através das mineradoras que usam o derivado de petróleo para as suas necessidades. A rodovia Brumado/Conquista e outras da região estão em estado precário, com revestimento primário sem conservação e manutenção. O descaso com o município é muito grande e tem atrapalhado o desenvolvimento e o progresso dessa cidade. O progresso só virá com a chegada da água, estradas bem cuidadas e energia hidroelétrica que são os agentes propulsores do progresso”.

Dr. Oldack era um homem de muitos amigos, não só pela profissão de médico, mas também por ter uma personalidade cativante, muito eloquente e bem-apessoado. Apesar de não ser brumadense, optou por residir em Brumado, onde exerceu a profissão de médico, foi político e empresário. Foi responsável pela construção e implantação do Ginásio Industrial, onde atualmente funciona o Ginásio Estadual de Brumado (CEB), tendo como parceiro o monsenhor Antônio da Silveira Fagundes.

O vereador Miguel Joaquim de Castro Mirante o homenageou em 07/12/1955, com a moção de simpatia e aplauso pela sua atuação parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia em favor de Brumado.

Conta-se que Dr. Oldack e amigos foram convidados pelo anfitrião para uma festa em cidade vizinha. Aquele, na qualidade de político, muito gentil, inicialmente cumprimentou a todos, no afã da conquista de amizades. Visando à política de seu interesse, perdeu tempo para paquerar as donzelas. Um dos amigos, dançando com uma morena muito bonita, entrosou-se com ela e, ao término da música, saíram de mãos dadas. Supõem-se enamorados. Oldack, rapaz novo, político e atraente, médico recém-formado, pediu para o amigo ceder a dama para uma dança, o que lhe foi atendido, com muito prazer. No decorrer da música, o doutor disse para a sua comparte que o amigo era noivo em Aracatu, e o sogro, muito cordial, dizia: “Que beleza! Você aqui é sempre bem-vindo”. Quando o amigo dançava, o Dr. Oldack falava para a moça: “Que beleza!” Ela se desmanchava em risadas, mas o amigo não desconfiava. Coisas da Juventude.

Oldack de Carvalho Neves faleceu em 17 de outubro de 2005, em Salvador, aos 89 nos de idade. Em homenagens póstumas através do Diário Oficial do Legislativo do Estado, o fato foi noticiado em primeira página e decretou luto oficial por três dias. Em Brumado, o Poder Executivo decretou luto oficial municipal por três dias e a Câmara de Vereadores suspendeu a sessão que ocorreria naquela data. O município de Aracatu decretou luto oficial por três dias, igualmente procedeu o município de Malhada de Pedras e outros da representação do ex-deputado, bem assim as Câmaras de Vereadores registraram o falecimento com votos de pesar e ressaltando as suas realizações.

ADITIVO EM 03/04/2014

Em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) ao completar os 50 anos do golpe militar de 1964, foram devolvidos simbolicamente os mandatos dos 14 deputados estaduais que tiveram os seus direitos políticos suspensos e cassados os seus mandatos através do AI5 em 14/03/1969, entre os quais o do ex-deputado Oldack Carvalho Neves, que teve o seu mandato recuperado simbolicamente na ocasião. As maiores autoridades civis da Bahia compareceram ao ato. Essa devolução simbólica dos mandatos decorre do trabalho realizado pela Comissão Especial da Verdade, presidida pelo deputado Marcelino Galo (PT). Seu filho, Frederico Maciel Neves, o representou in memoriam. Para ele, o ato é uma reparação moral e histórica a uma injustiça cometida por um regime autoritário. “Na época, a cassação do mandato de Oldack, teve um impacto muito grande na vida da família, cujos danos nunca serão reparados. Ele nos deixou como herança o seu exemplo de homem sério, a sua honestidade e lealdade são características intrínsecas à sua personalidade, exemplo para a família e os pósteros”.

Fontes:

Assembleia Legislativa da Bahia;

Sérgio Mauro - biografia Jornal da Câmara em Nov./2005;

Prefeitura Municipal de Brumado;

Jornal Tribuna da Bahia (edição especial de 11/07/1977);

Arlete Rizério de Carvalho;

Wikipédia;

Frederico de Carvalho Neves (filho).

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado, em 12/04/2013.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 21/09/2014
Código do texto: T4970830
Classificação de conteúdo: seguro