DISCURSO DE SAUDAÇÃO

Francisco de Paula Melo Aguiar

Seja como for o que penses, creio que é melhor dizê-lo com boas palavras.

William Shakespeare

Transcrevo o discurso de saudação proferido pelo Acadêmico Onildo Veloso, na posse do novo Acadêmico Francisco de Paula Melo Aguiar em sessão solene na noite de 05 de abril de 1986 na Academia Paraibana de Poesia, conforme anais da referida instituição:

“Saudação as autoridades presentes.

Minas senhoras.

Meus senhores.

Foi com honra e satisfação que recebi a incumbência de, em nome dos que compõem a Academia Paraibana de Poesia, fazer a saudação ao novel Acadêmico Dr. Francisco de Paula Melo Aguiar, que hoje se empossa na Cadeira nº 7 que tem como Patrono o ilustre, saudoso e festejado jornalista e poeta Carlos Dias Fernandes, que pela própria musicalidade do seu nome jamais poderia ter deixado de ser um cultor das musas.

Quero e hei de trabalhar no sentido de que este meu discurso de saudação seja tão breve quanto discreto. E isto não significa desapreço para com aquele a quem homenageamos. Pelo contrário, a minha atitude quer significar respeito e consideração para com a pessoa do empossado.

Numa festa de posse, a estrela maior é o empossado, que é quem deve brilhar em todo o resplendor.

Quem é, senhores, o Dr. Francisco de Paula Melo Aguiar?

O seu extenso Curriculum Vitae nos informa que ele é filho de Sebastião José de Aguiar e de dona Maria do Carmo Melo Aguiar. Nasceu no dia 03 de abril de 1952, na terra de Augusto dos Anjos , no glorioso município de Sapé.

Fez as primeiras letras no lar doméstico, na cidade de Sapé e posteriormente no Engenho Maraú, em Cruz do Espírito Santo.

O curso primário, ele o fez na Escola Elementar Mista do Engenho Itapuá, do município de Pilar.

No ano de 1972, fez curso de capacitação Ginasial. E, no Liceu Paraibano, cursou o segundo grau.

Tem curso Técnico de segundo grau em secretariado, feito em João Pessoa.

É Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais e Estágio Universitário na Câmara Federal – Brasília – DF (1975) e tem Licenciatura Plena em Pedagogia (Administração Escolar). Tem concluído o curso de Bacharel em Teologia, Ciências Humanas em São Paulo. Como pós-graduação, fez curso de especialização em Metodologia da Educação para áreas rurais, promovido pela UFPB.

É portador de curso de Contabilidade Pública pela Escola Nacional de Serviços Urbanos do Rio de Janeiro. Tem o curso de Ciências Políticas pela Universidade de Brasília-DF.

Do ponto de vista da formação profissional o Dr. Francisco de Paula Melo Aguiar é datilógrafo, professor, técnico em secretariado, administrador escolar, advogado, supervisor escolar, especialista em Educação, orientador de centro cívico escolar, técnico em contabilidade, bacharel em Teologia, Ciências Humanas.

Como professor e especialista em educação foi fundador do Colégio Presidente Getúlio Vargas, tendo sido seu diretor e professor, inclusive de educação física.

Foi fundador e proprietário do Colégio Técnico Normal Francisco Aguiar, em Santa Rita. Além de idealizar a fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santa Rita.

Foi professor do curso de capacitação ao ginásio, ministrado através do rádio e sob a égide do Projeto Minerva.

É detentor de vários cursos bíblicos feitos ora pelo rádio, ora por correspondência, destacando-se o Curso Universal sobre as Sagradas Escrituras, feito através da Escola Rádio Postal da Voz da Profecia, no Rio de Janeiro.

Foi orador de sua turma e dos demais formandos em Licenciatura Plena em Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Em 15 de novembro de 1972 foi eleito vereador à Câmara Municipal de Santa Rita, pelo extinto MDB, tendo sido o mais votado do partido. Como parlamentar, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Santa Rita e Líder do seu partido naquela casa legislativa. Reeleito vereador em 15 de novembro de 1976, pelo mesmo partido, sendo outra vez o mais votado de sua sigla.

Vida literária: O Dr. Francisco de Paula Melo Aguiar é autor dos livros: Santa Rita, Sua História, Sua Gente, classificado em primeiro lugar em concurso literário promovido pela Associação Universitária Santaritense, e Augusto dos Anjos e a realidade do ser e do não ser (1984).

Consta ainda de sua bagagem o trabalho: Realidade e causas que determinam a repetência nas séries iniciais do curso de primeiro grau da zona rural de Santa Rita, realizado em 1980.

Em sua especialidade educativa escreveu: O papel do administrador escolar, no ano de 1979.

É ainda autor de uma monografia intitulada: A mão de obra do menor na zona canavieira, trabalho feito a nível de pós-graduação e aprovado a unanimidade pela Coordenação do Curso de Especialização em Educação Rural da UFPB.

Mencionamos ainda o trabalho: Um ensaio segundo a didática fundamentada em Piaget, escrito em janeiro de 1979.

É cidadão santaritense, título que lhe foi conferido pelo Poder Legislativo, em 1983, aprovado por unanimidade.

E, vez que outra, incursiona na imprensa falada e escrita, sempre que lhe concedem espaço, como ele modestamente friza em seus informes pessoais.

É este o homem que a Academia Paraibana de Poesia tem a felicidade de contar, de agora por diante, em seus quadros. É o retrato de um homem irrequieto, trabalhador, realizador. De alguém que não gosta de dormir sobre os louros das vitórias, partido sempre e de logo, para novas conquistas.

Chega o Dr. Francisco de Paula Melo Aguiar em muito boa hora. A Academia ganha novo prédio. Começa vida nova. Há na frente dos Acadêmicos, uma tarefa imensa a realizar. Consolidar esta dádiva do Governo do Estado, tornando-a definitivamente pertencente a Academia deve ser a nossa tarefa maior e mais imediata. Este prédio é o ponto de partida da construção de todo o nosso patrimônio. Tudo de mais importante que quisermos dar a nossa Academia caberá dentro desse prédio fabuloso. Estamos pois, mais do que nunca, necessitados da capacidade de trabalho, esforço e idealismo do Dr. Francisco de Paula Melo Aguiar. E que ele, que até agora não fez outra coisa fora seu idealismo de homem de letras que o é, sempre voltado para o ensino, pois é um educador de formação e vocação.

Dr. Francisco de Paula Melo Aguiar, receba, em meu nome particular e no nome de todos os meus companheiros de Academia os mais sinceros votos de boas vindas, para que, num grande mutirão Acadêmico, a nossa sociedade possa crescer e prosperar.

Tenho dito. Palmas...”

E nada mais foi dito pelo orador e até porque “a humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza”, conforme a visão de Charlie Chaplin.

....................

Referências

AGUIAR, Francisco de Paula Melo. Genealogia, História e Poesia. João Pessoa:Grafcolor, 1989.

Fonte/1: Discurso(s) de posse na APP/05/04/1986:

<https://www.facebook.com/photo.php?fbid=155698627928089&set=t.100004638574155&type=3&theater> - Página visitada em 21/09/2014.

Fonte/2: Diplomação e posse na APP/05/04/1986:

<https://www.facebook.com/photo.php?fbid=155698557928096&set=t.100004638574155&type=3&theater> Página visitada em 21/09/2014.

Fonte/3: Decisão monocrática do STJ, transitada em julgado:

ACADEMIA PARAIBANA DE POESIA

CADEIRA 7 – PATRONO: CARLOS DIAS FERNANDES

REsp-1282265 PB (2011/0225111-0)

https://ww2.stj.jus.br/websecstj/decisoesmonocraticas/decisao.asp?registro=201102251110&dt_publicacao=7/5/2013

https://ww2.stj.jus.br/websecstj/decisoesmonocraticas/frame.asp?url=/websecstj/cgi/revista/REJ.cgi/MON?seq=28033890&formato=PDF

Páginas visitas em 23/09/2014.

Fonte/4: Discurso acadêmico in.:

<http://www.recantodasletras.com.br/discursos/4974569> . Acessado em 24/09/2014.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 24/09/2014
Reeditado em 30/03/2016
Código do texto: T4974749
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.