BIOGRAFIA EDILSON SANTOS TEIXEIRA

EDILSON SANTOS TEIXEIRA

DIDIO DE CRISTALÂNDIA

*22-04-1935

Edilson Santos Teixeira – Didio – nasceu em Cristalândia, distrito de Brumado, em 22 de abril de 1935 e é filho de Lucindo Alves Teixeira e Auta Santos Teixeira. São seus irmãos: Guilhermino, Ângelo (falecido), Generosa (falecida), Eufrásia, Nelson, Edson, Ana, Dalva e Diva Santos Teixeira.

Foi educado e encaminhado na vida pela severidade dos pais que exigiam dos filhos o melhor comportamento e a devoção ao trabalho que honra e dignifica o homem.

Foi palco da sua infância o distrito de Cristalândia, em cuja sede viveu a meninice, praticou todos os atos de travessuras da idade e estudou o primário. Prestou exames de admissão no Ginásio Brasil, em Salvador/BA e cursou o segundo grau (incompleto) no Instituto 7 de Setembro, bairro Campo Grande, em Salvador/BA. Diz ele que a maior loucura que cometeu na vida foi abandonar os estudos, alegando que o arrependimento chegou tardiamente.

Trabalhou na Drogaria e Farmácia Galdino, na Cidade Baixa, e na Farmácia José Duarte na Baixa do Sapateiro, ambas em Salvador. Exerceu, em Cristalândia, o múnus de Oficial do Registro Civil e Tabelionato do Distrito de Cristalândia no cartório pertencente a um irmão que o indicou para substituí-lo. Naquela localidade, também mantinha uma farmácia. Exerceu, por muito tempo, a profissão de protético prático. Aposentou-se pelo Tribunal de Justiça da Bahia – TJB.

Casou-se com Virgilina da Silva Teixeira. No religioso, em Cristalândia, no dia 15 de junho de 1956; no civil, em Brumado, em 19 de junho de 1957, ato oficiado por Maria Madalena Lôbo. Dessa união resultaram os seguintes filhos: Rui, Edilsa Maria, Zélia, Clarice, Ivete, Elieslson, Magno, Kleberson e Aracely da Silva Teixeira.

Acredita em Deus e tem a percepção de que a pessoa se reencarna conforme o dogma do espiritismo, apesar de não o professar. Tem como preferência de lazer: jogar futebol, viajar, nadar e trabalhar com gado, o que entende ser um prazer. O pai orientava-o para abordar as pessoas com dedicação, respeito e ser comunicativo, tratamentos essenciais à formação do indivíduo bem-educado.

Na qualidade de político, passou pelos partidos: ARENA, PFL e PMDB. Exerceu a vereança em diversos períodos. De 1977 a 1983, ocupou o cargo de primeiro secretário e vice-presidente da mesa diretora; de 1983 a 1988, ocupou o cargo de primeiro secretário; nos períodos de 1989/1992 e 2001/2004, exerceu o cargo de segundo secretário. Sempre defendeu os interesses políticos de Cristalândia, como seu representante legitimado pelas urnas, apresentando inúmeras reivindicações.

Dedica-se à comunidade, apoiando-a com o intuito de praticar o bem e levar solidariedade a todos que o procuram, servindo-lhes com apreço, consideração e magnanimidade no que estiver ao seu alcance.

Sou testemunha de que a casa de seu Didio, em Cristalândia, era repleta de pessoas da região que se dirigiam à feira ou quando o procuravam para exercer o seu ofício de tabelião e registro civil. Certa feita, quando vínhamos (meu irmão Flavinho e eu) para Brumado, seu Didio trazia um casal de velhos para tratamento no hospital Regional Professor Magalhães Neto, em Brumado. Nesse trajeto, o pneu do seu carro furou, e prestamos-lhe socorro. Logo a seguir, o recém-colocado também furou. Seu Didio, então, solicitou-nos que trouxéssemos o casal e o deixássemos no hospital. Em seguida, ele telefonaria para ser feito o devido atendimento. Dias depois, perguntei a seu Didio pelo casal e ele me disse que, além da viagem, fornecera-lhe os remédios, pelo que não recebeu nem muito obrigado, mas não se preocupava com isso, pois entendia as necessidades das pessoas.

Didio é um homem dedicado à família, honrado, honesto e trabalhador. Mesmo após a aposentadoria e com as limitações da idade, está sempre diligenciando na fazenda, na labuta com os seus afazeres. Tem a felicidade de contar com a união da família, que lhe dá atenção promovendo alegrias e os netos, que complementam o viver e a satisfação de ser avô.

Didio gosta muito de futebol, é torcedor do Flamengo do Rio de Janeiro. Sem paixões ou radicalismo, considera o esporte, de maneira geral, importante para a saúde e o desenvolvimento do indivíduo. Com relação ao futebol, relembra a copa de 1950, quando o Brasil perdeu a condição de campeão para o Uruguai, na disputa da final, realizada no Maracanã, com o gol de Aristides Chiggia finalizando a partida com o placar de 2 gols para o Uruguai e 1 para o Brasil. Esse fato é considerado pelos brasileiros como a maior decepção do futebol (pelo inconformismo do placar). “Como estamos às vésperas de uma copa a ser realizada no Brasil, em 2014, faço votos que a nossa seleção não nos decepcione, representando bem a nossa Nação e conseguindo ser campeã do torneio”, concluiu seu Didio.

Edilson Santos Teixeira, por seu trabalho em favor do povo de Cristalândia, ao qual serve sem medir esforços, em todas as circunstâncias, essa gente tributa-lhe o respeito, a simpatia e a consideração por quem é magnânimo em seus atos.

Dados fornecidos pela filha Clarice da Silva Teixeira Andrade, a quem agradecemos a colaboração.

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado, em 12-11-2013.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 27/09/2014
Código do texto: T4978852
Classificação de conteúdo: seguro