BIOGRAFIA MANOEL JOAQUIM DOS SANTOS CARVALHO - DR. NEZINHO

DADOS BIOGRÁFICOS

MANOEL JOAQUIM DOS SANTOS CARVALHO

DR. NEZINHO

*11/07/1905†02/01/1993

Manoel Joaquim dos Santos Carvalho – Dr. Nezinho – nasceu em 11 de julho de 1905. Era filho de Aureliano Alves de Carvalho e Maria do Carmo dos Santos Carvalho.

Cursou o primário em Brumado. Com 11 anos, foi para Caetité, a Capital Cultural do Sertão, onde realizou, no Instituto São Luís, o curso preparatório para o vestibular. Em 1923, fez exames para se ingressar nas faculdades de Farmácia e de Odontologia, em Salvador, sendo aprovado em ambas. Cursou as duas faculdades nos dois anos iniciais, optando pelo curso de Farmácia, no qual, retorna para Brumado, onde abriu a primeira farmácia da cidade, situada na Praça da Matriz, e o primeiro laboratório de análises clínicas.

Em 1929, no dia 28 de fevereiro, com 23 anos de idade casa-se, em Tocadas, com Dona Placídia de Carvalho Lima, 21 anos de idade, filha de Theophilo Alves de Lima e Donatila de Carvalho Lima, sendo testemunhas Doutor Mário Meira e Marcolino Rizério de Moura. O evento foi celebrado pelo padre José Dias Ribeiro da Silva (Padre Zé Dias). Dessa união nasceram três filhas: Terezinha, Norma e Creuza.

Em 1933, participa, como fundador, do Grêmio Literário “União Meirense”, sendo, posteriormente, seu presidente.

Em 1934, assume, por imperativo do então prefeito Padre José Dias, o cargo de delegado de polícia, o qual condicionou a sua posse frente ao Executivo Municipal à participação de Dr. Nezinho como delegado. Permanece nesse cargo por oito anos consecutivos.

Em 1945, perde a sua esposa e, viúvo, em 1947 casa-se em segundas núpcias com D. Pedrina Lima Rizério que passa a assinar Pedrina Rizério de Carvalho. Deste enlace matrimonial, nasceram os filhos: Arlete, Petrônio, Lígia, Ilka e Mônica.

Em 13 de janeiro de 1948, toma posse, como vereador, no primeiro mandato do prefeito Armindo dos Santos Azevedo (1948-1950). Em 03/10/1950, elege-se prefeito de Brumado, sob a legenda do PSD, para o período de 31/01/1951 a 07/04/1955.

Em 1951, participa da fundação do Clube Social de Brumado, situado na Rua Dr. Marcolino Moura, prédio de propriedade do Sr. Agnelo dos Santos Azevedo, um dos fundadores, que cedeu o prédio para abrigar a entidade.

Iniciou na Maçonaria em 02/09/1947 na Loja Aliança Universal da Cidade de São Felix/BA e em 1952, no dia 07 de setembro, participa da fundação da Loja Maçônica ‘Aliança Sertaneja Bahiana’, N° 41, em Brumado, juntamente com Aloísio Castro Gomes, Arthur Alves Neves, Délio Gondim Meira, Élcio Oliveira Carmo, Erico Dias Lima, Lindolpho Azevedo Brito, Manoel Venâncio Lima, Nacim Gonçalves Fauaze, Nelson da Silva Lula, Oflávio da Silveira Torres, Políbio da Silva Barreto, Vespesiano José da Silva e José Olímpio Neves, conforme consta da placa comemorativa de honra ao mérito aos fundadores, datada de 07 de setembro de 2002, na gestão 2001/2003.

Foi venerável da Loja nos períodos: 1957/58, 1964/65 e 1965/66. Orador e secretário da Loja em várias oportunidades, além de ter exercido outros encargos. No Oriente de Brumado, exerceu os cargos de Venerável Mestre, Primeiro e Segundo Vigilantes, Orador, Secretário e Chanceler. Em 07/09/1977, participou, como membro fundador, da Loja de Perfeição “Marechal Manuel Deodoro da Fonseca”, indo, naquela oportunidade, ao Grau 18.

Em 05/09/1981, foi-lhe conferido o certificado de Membro Honorário, por ter participado da fundação e por relevantes serviços prestados à ‘Loja Maçônica Aliança Sertaneja Bahiana’, n° 41, no Oriente de Brumado/BA.

Em 1955, foi partícipe, com os companheiros Capitão Valdir Magalhães Pires, Monsenhor Antônio da Silveira Fagundes e outros abnegados da educação, da Fundação Educacional de Brumado, entidade mantenedora do Ginásio General Nelson de Melo, o primeiro do município. Posteriormente, o ginásio foi transferido para o Estado com o nome: Colégio Estadual de Brumado – CEB.

Influencia a esposa Pedrina Lima Rizério de Carvalho a candidatar-se para o exercício da vereança. Eleita para o período de 1959 a 1963, no Governo de Manoel Fernandes dos Santos, exerce o cargo de vereadora e, em 1961, foi presidente da Casa.

Em 1964, 24 de dezembro, figura como membro fundador do Rotary Club de Brumado e é agraciado com o título de sócio honorário.

Em 1996, em 30 de dezembro, foi homenageado pelo município que o nomeou como patrono do Mercado de Arte, situado na Praça Armindo Azevedo, constando na placa os seguintes dizeres: Ao insigne benfeitor da cultura Brumadense – “O homem não morre: permanece vivo através da história que construiu”. Administração Geraldo Leite Azevedo e vice Manoel de Souza Lima.

Em 1967, é nomeado farmacêutico bioquímico do Posto de Saúde do Estado em Brumado, depois de fazer o curso de adaptação, realizado em Salvador.

Lecionou como professor do ensino médio, inicialmente no Ginásio General Nelson de Melo e ulteriormente no Colégio Estadual de Brumado, por mais de 20 (vinte) anos.

Era simpatizante do Espiritismo e estudioso do assunto. Contribuiu para a reunião preparatória da fundação do Centro Espírita Fraternidade, cuja fundação se deu em 31/01/1954. Cria piamente na reencarnação que é um dos princípios básicos do Espiritismo, e como espírita se colocava.

Foi, durante alguns anos, Juiz de Paz na Comarca de Brumado. Escreveu artigos e crônicas para o Jornal Tribuna do Sertão, semanário local com o qual colaborava como articulista.

Na década de 1980, elegeram-no presidente de honra do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, no qual permaneceu até o seu desenlace, sendo substituído pelo senhor Agnelo dos Santos Azevedo.

Em 2000, 13 de fevereiro, data da fundação, é homenageado por maçons que fundaram a ‘Loja Maçônica Manoel Joaquim dos Santos Carvalho’. A escolha do seu nome dado à Loja foi justificada por se tratar de um grande maçom, com serviços prestados à Ordem. O sodalício funcionou em sede provisória na Av. Cassimiro Pinheiro de Azevedo, nº 412. É considerado de utilidade pública pela Lei Municipal nº 1.303, de 31/10/2003. Em 21 de setembro de 2007, a prefeitura cede um terreno com 500m² para a construção da sede própria da entidade. A pedra fundamental foi lançada em 13/04/2008, e a obra foi executada pelos membros da instituição, cuja inauguração se deu em 21/05/2011.

Pelo Dec. N° 4.513, de 30 de dezembro de 2011, o prefeito do Município de Brumado decreta: Art. 1° – O LACEN – Laboratório Central Regional de Brumado, localizado na área do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, recebe a denominação de MANOEL JOAQUIM DOS SANTOS CARVALHO. Com essa providência, oficializa-se o nome de Dr. Nezinho para o LACEN, porquanto o Laboratório Municipal de Análises Clínicas, que foi incorporado ao LACEN, já tinha, oficiosamente, o seu nome.

PARTICULARIDADES:

Segundo Rui Meira Lobo, pessoa da cultura brumadense, membro da Academia de Letras e Artes de Brumado – ALAB –, do ABRACADABRA e outros movimentos culturais, autor de livros e quejandos, afirma: “Em minha opinião, Dr. Nezinho foi o maior mecenas que a cultura de Brumado já teve” e mais ainda: convidado para uma palestra, ele alegou não estar à altura do assunto. Com a insistência do grupo cultural, aceitou fazê-la, e seu arrazoado foi considerado a melhor palestra de todas apresentadas.

Professor de Ciências (Biologia), quando um aluno pronunciava uma palavra que não era do linguajar comum, parabenizava-o e, entusiasmado, orientava a turma para que consultasse sempre o dicionário que dizia tratar-se do “pai dos burros”. Pontual, sempre chegava antes de se começar qualquer evento de que participava.

Certa feita, ao regressar de Salvador, aonde fora para colocar um aparelho para a surdez que o afetava, avisou: “Tomem cuidado com o que falam, eu estou com aparelho e ouço tudo com nitidez”.

Tratava-se de alma benevolente, incapaz de atingir, de agredir a quem quer que fosse. Cultivava a simplicidade, por entender ser ela a essência de virtude do ser humano. Era uma pessoa de comportamento digno, desprovida de qualquer jactância.

O médico/poeta Arlindo Magno Stanchi homenageou-o com o seguinte soneto inserido na obra Sussurros D’alma:

O MANOEL JOAQUIM DOS SANTOS CARVALHO:

A Tribuna perdeu um colaborador.

Não leremos jamais suas célebres mensagens,

Pintalgadas de zelo e de raro fulgor,

Em que vivenciava insólitas imagens.

Descansa, para sempre, a pena do escritor,

Que há um mês, emigrou para outras paragens,

Deixando incrustado um vazio no leitor.

No ignoto escreve etéreas reportagens.

Sucumbe um esposo, um pai, um companheiro,

Um caráter sublime, emérito, altaneiro,

Um varão precioso, um líder absoluto,

Que nas lutas da Terra era um pioneiro.

Pelo nobre guerreiro, audaz e impoluto,

Brumado está sentido e coberto de luto.

Homenageio-o post mortem com o seguinte pensamento de Mahtma Gandhi: “Sendo a morte certa para aquele que nasce./É certa a ressurreição para aquele que morre./Perante o inelutável, por que apiedar-se?”.

Dados coligidos com Arlete Rizério de Carvalho Franco (filha), Alessandro Oliveira Filho (maçom), Walter Castro Bonfim (maçom), Rui Meira Lobo (poeta), Prefeitura Municipal de Brumado com ajuda de Abnísio Luz Aguiar, setor Proger, Humberto Pinheiro Lage (maçom) e pesquisas com familiares e amigos de Doutor Nezinho.

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado, em 24/03/2012.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 08/10/2014
Código do texto: T4992076
Classificação de conteúdo: seguro