BIOGRAFIA PEDRINA LIMA RIZÉRIO

PEDRINA LIMA RIZÉRIO

*12-05-1925

Pedrina Lima Rizério nasceu em Triunfo do Sincorá (Barra da Estiva), em 12 de maio de 1925. É Filha de Virgílio Rizério de Vasconcelos e Antônia Lima Vasconcelos.

Do casal Virgílio e Antônia nasceram os seguintes filhos: Antônio Virgílio, Camila, Carlos, Fernando, Ana, Carmem, Heraldo e Eduardo Lima Vasconcelos que, com Pedrina, perfazem o total de 9 filhos.

Criança, teve uma vida normal ao lado dos pais, seus orientadores e responsáveis pelos desenvolvimentos físico e psicológico dos filhos. Dividia com os irmãos todos os comportamentos dessa fase. Na adolescência, desfrutou os devaneios e sonhos da juventude.

Cursou o primário em Triunfo do Sincorá. Seu pai pagava uma professora de nome Joanita Nogueira, da cidade de Caetité, para essa finalidade, e concluiu o curso na cidade de Cachoeira, em Colégio Público, com professora nomeada pelo Estado. Posteriormente veio para Brumado, onde concluiu o ensino médio e formou-se em Técnico de Contabilidade, em 1972, no Colégio Estadual de Brumado (CEB), sendo a oradora da turma.

Casou-se em 21 de janeiro de 1947, aos 22 anos de idade, com o farmacêutico Manoel Joaquim dos Santos Carvalho, de 42 anos, quando passou a assinar Pedrina Rizério de Carvalho. Dessa união nasceram os seguintes filhos: Arlete, Petrônio, Maria Lígia, Ilka Maria e Mônica Rizério de Carvalho que lhes deram netos e bisnetos.

Trabalhou, por nomeação de Régis Pacheco – governador da Bahia –, nos Correios e Telégrafos, por 30 anos onde aposentou-se, como tesoureira daquela empresa.

Foi a primeira vereadora mulher de Brumado, ao lado de Eunice Carvalho Matos e, por ter sido a mais votada, assumiu a presidência da Câmara. Para essa condição, exigiu que outra mulher fosse também sua parceira, “E assim a senhora Eunice Carvalho Matos, esposa do médico Rui Matos, participou comigo do cargo de vereadora para enfrentarmos os homens, que eram a maioria, pois sozinha não me sentia à vontade. O Senhor Libério Alves Maia, embora candidato a vereador por Aracatu que, na época, pertencia ao município de Brumado, conseguiu para minha candidatura cerca de 50 votos naquela localidade”, comentou D. Pedrina.

Foram seus colegas nessa legislatura: Wenceslau Rizério de Carvalho, Miguel Dias, Catarino dos Santos Pereira, respectivamente, presidente, vice-presidente e 1º e 2º secretários e mais os vereadores Eunice Carvalho Matos, Beltrão Gomes Ataíde, Hindemburgo Mendonça Teles, Leobino Guimarães, Ubaldo da Silveira Leite, Raul Santos, Libério Alves Maia e Paulo Valverde Chaves. Ressalte-se que, naquele tempo, vereador não recebia subsídio, exercia a legislatura por alvedrio e no intuito de ajudar o prefeito a administrar o município. As reuniões da Câmara eram realizadas no prédio da antiga prefeitura, às 14h, por falta de energia elétrica. Os recursos eram escassos, impedindo a prefeitura de perpetrar as realizações que se faziam necessárias. As carências eram muitas, desde energia elétrica, água de qualidade, estradas a outros benefícios que atendessem à demanda da população.

Além de vereadora, ela foi a primeira presidente do Clube da 3ª Idade no período de 2003 a 2004 e uma das fundadoras daquela instituição.

Pedrina cultua o espiritismo por convicção e o sentimento da reencarnação que move o preceito da doutrina. É com essa sensibilidade que encara as vicissitudes da vida e aceita o carma que lhe foi imposto, acreditando nas características determinadas pela sua crença.

PARTICULARIDADES:

Dona Pedrina relembra os tempos idos: o Clube Social de Brumado, onde dançava, encontrava os amigos para um bate-papo saudável, as matinês dos meninos... O Aeroclube do Monsenhor, a maneira ingênua e sem maldades dos casais de moços que passeavam de mãos dadas, os namoros respeitosos, sem afronta à sociedade e as reuniões da biblioteca onde havia um livro de presenças, enfim são lembranças, apenas lembranças. O mundo mudou e com ele tudo foi revolucionado.

Desde menina, cultiva a prática do bordado e o faz com exímia dedicação e perfeição, mas o seu lazer predileto são as viagens: Pernambuco – nas praias e pontos turísticos do Recife –, Belo Horizonte, Rio Grande do Sul – com visita ao parque Beto Carreiro –, cidades de Gramado, Canela, Bento Gonçalves e outras.

Dona Pedrina fala da sua predileção pelos cachorros “Luma” e “Tuigue” que lhe fazem muita falta na sua idade provecta e declara que uma das suas maiores loucuras foi, aos 70 anos, voar em um ultraleve, na ilha de Itamaracá, no Recife.

Histórico Familiar:

Bisavós paternos:

Capitão Wenceslau Rizério (Italiano)

Constança Rosa de Moura (Boa Sentença – Rio de Contas)

Avós paternos:

Camila Rizério de Moura

Faustino Vasconcelos Bittencourt

Avós maternos:

Juvêncio Alves de Lima (Correias – Brumado)

Ana Rita de Lima

Fontes: Arlete Rizério de Carvalho Franco (filha);

Entrevista com Dona Pedrina.

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado, em 05/06/2013.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 15/10/2014
Código do texto: T4999711
Classificação de conteúdo: seguro