BIOGRAFIA RADIVAL NOVAIS TORRES - ZARUR

RADIVAL NOVAIS TORRES

“ZARUR”

*11/04/1945†05/08/2001

VIA-CRÚCIS

Radival Novais Torres nasceu em Contendas do Sincorá no dia 12 de abril de 1945, filho de Benvinda Novaes Jardim e de Oflávio da Silveira Torres. Faleceu na vila de João Amaro, município de Iaçu/BA, no dia 05 de agosto de 2001, onde o corpo está inumado no cemitério municipal.

Viveu sua infância no distrito de João Amaro em companhia do seu padrinho Lídio, quando a mãe foi para Salvador a procura de emprego. Posteriormente com a mãe em São Felix e depois em João Amaro, ajudando-a ao lado dos irmãos. Foi para São Paulo e teve um relacionamento com determinada pessoa com a qual teve duas filhas. De regresso para João Amaro em outro relacionamento teve um filho e adotou como filha uma menina, sua enteada. Separaram-se. Radival aposentou-se. Ao falecer a pensão ficou para a mãe do filho. Infelizmente Radival tornou-se vítima do alcoolismo o que contribuiu para a doença que o vitimou.

Ao nascer, o indivíduo traz consigo a única e inexorável certeza da vida – a morte. Embora tenha essa certeza, ninguém se conforma com a perda da vida, ainda que creia nos desígnios Divinos por convicção de fé e religiosidade.

Acompanhei a via-crúcis de meu irmão Radival (56), com um câncer na garganta. Adicto de bebidas alcoólicas e tabaco, isso foi provavelmente o fator carcinogênico. O sofrimento foi muito grande, angustiante e cruel, pois que, após a biópsia, constatou-se a irreversibilidade da cura, não havia mais possibilidade de tratamento cirúrgico nem quimioterápico pela debilidade do paciente e por estar o tumor em metástase.

Assisti impotente ao definhamento do seu corpo, enfraquecido pela inanição, prostrado no catre. Sentia-me o coração atormentado pela dor e pela aflição de não poder ajudá-lo a sair do quadro estarrecedor da moléstia aniquiladora. Em dado momento, a crueldade mortificante foi tanta que me recolhi no quarto e pedi a Deus em oração: “Se não fosse pecado, que a morte viesse logo, não para nos livrarmos dele, mas para o alívio do seu martírio, que também era nosso”.

Restou-nos, então, recorrer às preces e orações, evocando a Deus pela intercessão do Seu filho amado, Jesus, piedade, compaixão e alívio desse padecimento, entregando em Suas mãos o destino do servo moribundo, na fé inabalável da suprema misericórdia da Providência Divina, na condução de todos os acontecimentos segundo o Seu consentimento.

Recebemos muita solidariedade, apoio e confortamento de familiares, parentes e amigos que, de certa forma, mantiveram-nos firmes nessa missão determinada nos cuidados e tratamento que nos foi facultado fazer com carinho, amizade, dedicação, amor e compreensão. Evidentemente que a Fé Cristã nos alimentou, especialmente contando com a força, a coragem e a dedicação incansável e infatigável de nossa mãe, anciã com 81 anos de vida, que não se afastou um só instante do leito do filho até o seu desenlace – sentimentos que só o coração de mãe abriga –. Mesmo fraca e debilitada pela doença de que é portadora e pelo peso dos anos, reuniu forças e energia física para suportar tamanho sofrimento e dor. Foi uma luta inglória.

Deus haverá de reservar-lhe um lugar merecido. Resta-nos conformarmo-nos com a única e irreversível certeza da vida – a morte. A ausência do ente querido deixa-nos muitas saudades e certos de que, sem fé, sem religiosidade, a perda é muito mais sacrificante por incompreensão e inconformação circunstancial, na situação de desespero diante do poder Divino de conceder e de tirar a vida.

.

Estamos convictos de que, enquanto houver solidariedade e calor humano, não nos sentiremos sozinhos. Quero fazer um agradecimento especial a minha esposa e filhos pela força, pelo apoio e pela dedicação, pela solidariedade das presenças no enterro do falecido. Agradeço também aos irmãos, amigos e parentes que compareceram. Vocês nos gratificaram e confortaram num momento de aflição, angústia e dor.

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

João Amaro, em 06/08/2001.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 19/10/2014
Código do texto: T5004085
Classificação de conteúdo: seguro