Nome completo Cleopatra Thea Philopator
Nascimento 
69 a.C.
Alexandria
Morte 12 de Agosto de 30 a.C. (39 anos)
Alexandria

2Q==
Rainha do Egito nascida em Alexandria, última rainha da dinastia lágida, filha de Ptolomeu XII, uma das mais fascinantes mulheres da história, que exerceu forte influência sobre os destinos de Roma, graças às relações amorosas com Júlio César e Marco Antônio. Subiu ao trono do Egito (51 a. C.). O pai deixara o reino em testamento para o filho Ptolomeu XIII, então com dez anos, e para ela, prevendo o casamento entre ambos, segundo a tradição. Três anos depois, no entanto, ela entrou em choque com os ministros, deflagrou uma guerra civil contra o irmão e foi reconduzida ao trono por Júlio César, junto ao irmão menor, Ptolomeu XIV. Uniu-se então a César e foi para Roma, onde deu à luz Ptolomeu XV César, conhecido como Cesarião. Com o assassinato de César (44 a. C.), voltou ao Egito. A presença de Marco Antônio, que se encontrava na Anatólia como governador da porção oriental do Império Romano, estimulou a ambição da rainha, que o seduziu e casou-se com ele (37 a. C.). O Senado romano declarou-lhes guerra (31 a. C.) e Otávio embarcou com uma frota para o Egito e enfrentou Marco Antônio na batalha naval de Actium. Otávio impôs uma grande e humilhante derrota a Marco Antônio, que o levou ao suicídio (30 a.C) e a fez sua prisioneira. Procurou mantê-la viva e saudável, pois pretendia levá-la a Roma em seu triunfo. Com o passar dos dias ela percebeu que não poderia chegar a um acordo com o vencedor. Por outro lado, estava com 40 anos e não conseguiu seduzir o romano que tinha 33 anos de idade. Optou pelo suicídio e fez-se picar por uma serpente naja. Morria, assim, a última soberana do Egito independente, uma das mais fascinantes mulheres de todos os tempos. Antes de morrer, enviou o filho para Berenice, cidade portuária egípcia às margens do mar Vermelho. Otávio, no entanto, conseguiu atraí-lo para Alexandria, onde foi preso e executado no mesmo ano e o Egito transformado em província do Império RomanoEla foi a mais famosa mulher da história antiga, uma das mais fascinantes mulheres de todos os tempos, e a única ptolomaica que se identificou com os egípcios e tinha a ambição de restaurar o poder faraônico e a influência de seu país sobre o resto do Mediterrâneo. Imortalizada como mulher fatal pela história e o teatro, de grande inteligência e beleza, usou de ambos os atributos para dirigir politicamente seu reino e seduzir seus adversários. A principal fonte a seu respeito é a Vida de Antônio, de Plutarco, que serviu de base à peça Antônio e Cleópatra, de Shakespeare.

images?q=tbn:ANd9GcTFvKRy-Vo1BRQ6QplHODew23a3525SuanaMERTRjqzoNBeag-N8A
ELIZABET TAYLOR - CLEÓPATRA