BIOGRAFIA THEOPHILO ALVES DE LIMA

THEOPHILO ALVES DE LIMA

Theophilo das Tocadas

*16/12/1870†08/06/1935

Theophilo Alves de Lima, Theophilo das Tocadas, como era conhecido, era Filho de João Pedro de Lima e Virgínia Arminda dos Santos Lima. Nasceu em 16 de dezembro de 1870, na fazenda Poções, vilarejo de Olhos D’água, município de Bom Jesus dos Meiras (hoje, Brumado) e faleceu em 08 de junho de 1935, aos 64 anos de idade, em sua residência, na Fazenda Tocadas, vila de Brumado, Comarca de Ituaçu-BA. O óbito foi atestado pelo farmacêutico Manoel Joaquim dos Santos Carvalho e pelo major-cirurgião Aureliano Alves de Carvalho. O corpo foi sepultado no mausoléu particular da família de João Pedro de Lima, no cemitério municipal de Brumado. Eram seus irmãos das primeiras núpcias João Pedro/Virgínia: Abílio, Trajano, José, Josias, Isaias, Cecília e Leozina (Loló); do segundo casamento João Pedro/Constância: Miguel, Jonas, Jason, Gabriel, Isaura e Leonor, todos falecidos.

Estudou o curso primário na Escola do Professor Francisco José Santana, de Rio de Contas, sendo aprovado com distinção e louvor.

Em 28 de setembro de 1893, Theophilo, aos 22 anos, casou-se com a sua prima carnal Donatilia Alves de Carvalho (22 anos) na fazenda Poções, na residência dos pais da noiva, José Bernardino de Carvalho e Beralda Amélia dos Santos, perante o juiz de Paz Joaquim da Silva Leite. Após o casamento, ela passou a assinar Donatilia de Carvalho Lima. Assinaram a ata do casamento: Francisco de Paula Lôbo – escrivão –, Joaquim da Silva Leite – Juiz de Paz –, Theophilo Alves de Lima e Donatilia Alves de Carvalho – nubentes –, Testemunhas: Francisco da Silva Costa e Abílio dos Santos Amorim.

Desse matrimônio, nasceram os filhos: Eulália de Carvalho Lima, Olympio de Carvalho Lima, Cantídio de Carvalho Lima, Brando Alves Lima, Hildebrando de Carvalho Lima, Isaurinda de Carvalho Lima, Placídia de Carvalho Lima, Idalinda de Carvalho Lima, Idália de Carvalho Lima e Gerson de Carvalho Lima.

Seu Theophilo era negociante de tecidos e miudezas e criador de gado bovino, ovino, caprino, suíno, além de galináceos. Era proprietário de terras estimadas em 1.500 ha. Numa faixa reservada, em torno de 60 ha, plantava feijão milho, abóbora e outras culturas para consumo próprio. Plantou um milhão de pés de palma para forragem dos animais, fato que lhe valeu o prêmio de dez contos de reis (valor da época) pago pela Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia.

Era magnânimo com os parentes e amigos, jamais se verificaram, em sua vida, quaisquer fatos que pudessem abalar a sua conduta, destacando-se pela retidão e pelo espírito solidário.

Um dos seus filhos, Brand Alves Lima, cursou a Faculdade Federal de Medicina da Bahia, diplomando-se em 1928. Ocorreu um fato curioso com relação ao seu nome: ele fora batizado com o nome de Brando, porém, quando ingressou na faculdade, seus colegas, em tom de chacota, chamavam-no: Oh! Brando, formando um cacófato do seu nome. Indignado com o episódio, resolveu suprimir a letra “o” do prenome e passou a assinar Brand Alves Lima, certamente com a autorização judicial que decidiu, favoravelmente, pelo pleito.

Theophilo Alves de Lima recebeu o título de Capitão do Exército Brasileiro, nomeado por Decreto de 16 de outubro de 1905 (DOU), pertencendo à 2ª Companhia do Batalhão de Infantaria, sediada em Caetité-BA. O decreto foi assinado pelo presidente Francisco de Paula Rodrigues Alves e referendado por J. J. Seabra.

A Prefeitura Municipal de Brumado houve por bem homenagear seu Theophilo das Tocadas, dando seu nome a um logradouro da cidade, a Praça Teófilo Alves de Lima.

Por questões políticas, o mausoléu particular da família JOÃO PEDRO DE LIMA foi erigido no lado de fora do Cemitério Municipal. No segundo governo do prefeito Armindo dos Santos Azevedo, o Cemitério sofreu uma reforma, sendo incorporado o mausoléu ao seu interior.

Os dados desta biografia foram fornecidos por Érico Dias Lima, neto e afilhado de Theophilo Alves de Lima e Donatília de Carvalho Lima, a quem agradecemos a gentiliza da colaboração.

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado, em 26/03/2014.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 25/10/2014
Código do texto: T5011759
Classificação de conteúdo: seguro