BIOGRAFIA TIBÚRCIO DIAS DA MATA

BIOGRAFIA

TIBÚRCIO DIAS DA MATA

11/05/1921 – 05/09/2012

Tibúrcio Dias da Mata, filho de Miguel Salu Dias e Joana da Mata Dias, era o primogênito de uma prole de vinte filhos. Nasceu no povoado de Correias, distrito de Itaquaraí, município de Brumado, em 11 de maio de 1921.

Casou-se com Helita Lima Dias em 20 de abril de 1942, ele com 21 anos e a nubente com 19. Ela era filha de Juvêncio Lima e Ana Rita Lima. Foram testemunhas do casamento religioso: Osmar Vasconcelos Lima e Eros da Silva Lula, e o celebrante do ato, o Pe. Antônio da Silveira Fagundes. O casal teve treze filhos, dos quais estão vivos: Neusa, Joselita, Miguel, Gilberto, Gicelda, Valdique, Ivaneide, Tânia e Sérgio Murilo.

Viveu na zona rural até 1954, ano em que se mudou para Brumado, já com seis filhos, com o objetivo de proporcionar-lhes uma educação de melhor qualidade e oportunidades de vida. Um dos sonhos da esposa de Tibúrcio realizou-se com a compra da residência na Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães, lar que abrigou a família com a tranquilidade da casa própria.

Em Brumado, exerceu a profissão de comerciante no ramo de tecidos, em sociedade com o sogro Juvêncio Lima e, visando a melhores ganhos para o sustento da numerosa prole, foi também comerciante ambulante nas cidades de Brumado, Caetité e Guanambi, numa luta incansável que o orgulhava pelo trabalho desenvolvido com dedicação e honestidade, qualidades inerentes ao seu caráter de homem responsável. Por último, empregou-se como fiscal na Prefeitura Municipal de Brumado, na gestão do compadre e amigo Prefeito Manoel Fernandes dos Santos, função que exerceu até a sua aposentadoria.

Inimigo da ociosidade, trabalhou em prol da família, investindo, sobretudo, na educação dos filhos e, nesse particular, foi correspondido. Os desafios valeram a pena, pois, com dinamismo, os seus objetivos foram contemplados. Para tanto, contou com o apoio da sua esposa Helita que também tinha essa visão, incentivando todos para obterem uma formação que lhes propiciasse melhor qualidade de vida. Apesar das dificuldades, proporcionou formação acadêmica a quase todos os filhos, atingindo o objetivo de uma transformação exitosa, com missão de vida cumprida.

Cidadão dinâmico e trabalhador incansável, Seu Tibúrcio encontrou tempo para dedicar-se à música e foi um dos fundadores da Lira Ceciliana Brumadense, na qual tocava saxofone, uma das suas predileções.

Sofreu com a separação da consorte que, por desígnio, Deus arrebatou segundo seus propósitos no dia 29/11/95. Embora contasse com o apoio, o carinho e a solidariedade dos filhos que se revezavam nos cuidados com o pai, especialmente na senectude e sem enxergar, sentia falta da companheira de convivência diária.

Seu Tibúrcio Dias da Mata faleceu hoje, dia 05/09/2012, às 2h, com 91 anos de idade e será sepultado no cemitério municipal Senhor do Bonfim, às 17h. Condolências à família enlutada.

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado, em 05/09/2012.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 25/10/2014
Código do texto: T5011766
Classificação de conteúdo: seguro