BIOGRAFIA WENCESLAU RIZERIO DE CARVALHO (SEU LAU)

BIOGRAFIA DE WENCESLAU RIZERIO DE CARVALHO

(SEU LAU)

*23-12-1902†15-10-1981

Wenceslau Rizerio de Carvalho (Seu Lau) nasceu no arraial Olhos D’água – hoje Itaquaraí –, distrito de Brumado, em 23/12/1902. Filho de Deolino Alves de Carvalho (1866) e Anna Rizerio de Carvalho (1878). São seus irmãos: José (Juca), Adelaide, Maria Celeste, Georgina, Letícia, Placidia, Idalina, Plínio, Vilobaldo, Deocleciano e Rogaciano Rizerio de Carvalho.

Em 1908, a família mudou-se para Salvador, onde Wenceslau estudou no Colégio Maristas e no Seminário. Este retornou para Itaquaraí em 1928, com o irmão José Rizerio de Carvalho (Juca) e ali passaram a administrar a fazenda Gameleira e outros negócios do pai. Montou e administrou a Usina de beneficiamento de algodão, onde beneficiava o produto da sua lavoura, bem como o que comprava de terceiros. Tinha comércio de peles e outros produtos. Era dono também de loja de tecidos na qual trabalhou Libânio da Silva Milhazes, proveniente de Cachoeira.

Libânio viera para trabalhar com seu Lau em Itaquaraí, por indicação de Antenor Castro (Contendas) que tinha vínculos comerciais com empresas de São Félix e Cachoeira. Por sua diligência e versatilidade, tornou-se gerente dos negócios do patrão e politicamente foi seu substituto. Wenceslau mudou-se para Brumado, mas supervisionava a atuação de seus empregados sob a gerência de Libânio em Itaquaraí, que continuava sendo o centro logístico do seu comércio.

Casou-se Wenceslau Rizerio de Carvalho (Seu Lau) em 28/04/1930, com Dinorah Cotrim dos Santos Leite, que nasceu em 02/03/1911 e era filha do Capitão Sebastião dos Santos Leite (1880) e Maria Pia Cotrim dos Santos Leite (1879). Após o casamento, ela passou a assinar Dinorah Cotrim Rizerio de Carvalho.

Foram padrinhos dos nubentes: Marcolino Rizerio de Moura, Placidia dos Santos Moura, Antenor Castro (comerciante em Contendas do Sincorá), Rogaciano de Carvalho, Mário Meira (médico), José Augusto dos Santos, Guilherme Rizerio Leite (coletor) e Deolino Alves de Carvalho.

O Casal Wenceslau (Lau) e Dinorah teve os seguintes filhos: Edna, Wollacy e Vera (estes faleceram em tenra idade e estão enterrados na Igreja Senhora Santana em Itaquaraí); Stela (1935), Marleine (1937), Lúcia Maria (1942), Hosannah (1949) e Marta (1954).

Wenceslau Rizerio de Carvalho (Lau) destacou-se na política. Elegeu-se vereador e foi eleito o primeiro presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado por eleição popular. Tomou posse em sessão solene no dia 13 de janeiro de 1948, quando foi eleito presidente da Câmara por unanimidade, com 12 votos. Atuou no governo do prefeito Armindo dos Santos Azevedo, em seu primeiro mandato como prefeito eleito por votação popular, para o período de 20/01/1948-20/01/1951. De 1955-1959, também no governo do prefeito Armindo dos Santos Azevedo, exerceu a vice-presidência da Casa Legislativa e, finalmente, no período do 1959-1963, no governo de Manoel Fernandes dos Santos, ocupou, novamente, uma cadeira na Câmara de Vereadores e assumiu a presidência da casa.

No exercício da sua vereança, fez inúmeras indicações de interesse do município, como por exemplo, o posto dos Correios em Itaquaraí e a estrada que vai daquele distrito à rodovia que liga Brumado a Livramento de Nossa Senhora. Logrou êxitos em várias de suas indicações junto ao Governo do Estado, na época do governador Juracy Magalhães.

Seu Lau era uma pessoa espirituosa e observadora. Conta-se que uma afilhada sua, que morava na capital, veio passear em sua fazenda Gameleira. Ele providenciou uma mula, animal esbelto, alto, que lhe servia de montaria, por ser dócil e bom viageiro. A citadina, que não tinha costume de fazer montaria, escorregou da sela, caindo em descompostura. Levantou-se agilmente se endireitado e perguntou ao padrinho:

– Viu a minha ligeireza?

– Vi, só não sabia que tinha esse nome – respondeu Seu Lau, com uma ponta de riso.

Em 15/10/1981, com 79 anos de idade, faleceu o Sr. Wenceslau Rizerio de Carvalho. Sua esposa Dinorah faleceu em 27/08/1993, com 82 anos de idade. Ambos encontram-se sepultados no cemitério municipal Senhor do Bonfim.

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado em, 12/11/2012.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 27/10/2014
Código do texto: T5014158
Classificação de conteúdo: seguro