BIOGRAFIA ZENAIDE LEITE SCHETTINI

ZENAIDE LEITE SCHETTINI

*19-08-1936†12-06-2006

Zenaide Leite Machado nasceu no dia 19/08/1936, na Fazenda Monte Alegre, município de Brumado. Era filha de Emanuel dos Santos Leite (Nezinho) e Maura Machado Leite, conhecida como Marota Machado.

Seus irmãos: Edvaldo Machado Leite, Miguel Machado Leite, Levi Machado Leite, Emanuel Machado Leite (Nelito), Fernando Machado Leite, Zezito Machado Leite, Jeciel Machado Leite, Ari Machado Leite, Eduardo Machado Leite, Roberto Machado Leite, Terezinha Machado Leite, Lioba Machado Leite, Milza Machado Leite, Detinha Machado Leite, com ela perfazem 15 filhos do casal Nezinho e Marota.

Foi criada por seu avô José Alvino Machado (Cazuza) e devotava-lhe grande afeição e estima. Seu Cazuza foi funcionário dos Correios e Telégrafos, Juiz de Paz e governou Brumado no período de 1923-1924, como intendente.

O curso primário foi efetuado no lugar onde funcionou o Ginásio General Nelson de Mello. Em 1960, estudou no colegial no ginásio General Nelson de Mello onde, por incentivo de um colega, deu início à construção de poesias, demonstrando a sua veia poética com o sentimento e o ideal de escrever, de compor os versos, expondo as suas ideias de fértil imaginação literária.

Interrompeu os estudos para trabalhar na padaria Santa Rita, de propriedade do senhor Djalma Silveira Torres. Depois, no cine Cairu e como locutora do programa “A voz de ouro” na PRVB – Programa Radiofônico a Voz de Brumado de Oflávio da Silveira Torres (Flavinho).

Em 1958, foi escolhida como madrinha do Vasco da Magnesita e, no mesmo ano, casou-se com Rosildo Schettini, famoso jogador de futebol, passando a assinar Zenaide Leite Schettini. Dessa união, nasceram os filhos: Ênio José, Sebastião, Marcos Eduardo, Zenildo, Sandro Luís, Sandra, Suzana, Maria Terezinha e Cristiano Leite Schettini. O filho Cristiano foi gerado quando ela estava com 42 anos de idade.

Na década de 1970, por problemas de saúde – diagnosticados como enfermidade grave –, foi tratar-se em Vitória da Conquista. Em 1980, destinou-se a tratar-se em São Paulo, lugar de maior recurso médico e profissionais especialistas. Nada de grave fora constatado, voltando completamente saudável. Propôs-se a continuar seus estudos, formando-se em professora no Colégio Estadual de Brumado (CEB).

Depois de formada, trabalhou como auxiliar de disciplina na FUNAMB, cuja diretora, naquela época, era D. Olga. Em seguida, na Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho a convite do professor Joelito Modesto, Secretário de Educação do município. Aposentou-se no governo do prefeito Edmundo Pereira Santos, em 1997.

Após a aposentadoria, com tempo disponível, passou a dedicar-se mais à criação literária, lançando o livro de poesias “O Fruto da terra” que fora patrocinado pelo seu filho Ênio José Leite Schettini – popular Raul Seixas.

Com o seu primogênito, acompanhou o marido, mudando-se para Livramento do Brumado (hoje Livramento de Nossa Senhora), tendo em vista que o esposo Rosildo Schettini fora convidado para jogar no Vasco, time de futebol daquela cidade, ficando por lá apenas um ano. Retornaram para Brumado e foram morar no bairro São Félix, residindo ali por um ano, depois na Rua Barão do Rio Branco e, por último, no bairro Jardim do Ginásio Industrial.

Zenaide Leite Schettine era católica e faleceu com 69 anos de idade, em 12/06/2006. Seu corpo está inumado no cemitério municipal Jardim Santa Inês, ao lado do túmulo do esposo Rosildo Schettini, falecido em 25-11-2004.

Essas informações são uma recordação de todos os seus familiares e parentes, conforme declaração de Ênio José Leite Schettine que forneceu os dados para esta biografia.

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado, em 31/05/2013.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 27/10/2014
Código do texto: T5014169
Classificação de conteúdo: seguro