BIOGRAFIA ZEZITO BRITO - ZITINHO DO BAHIA

ZEZITO BRITO

ZITINHO DO BAHIA.

*10-05-1936

O lavrador Zezito Brito, filho de Romualdo José Brito e de Francisca Brito, nasceu em Milagres (distrito, na época, de Amargosa), em 10 de maio de 1936. São seus irmãos: Rafael, Germe, Alvino, Alencar, Rosalvo, Otávio, Divaldo, Adélia, Elza, Maria e Senhorinha.

Trabalhou com o pai na lavoura até os 14 anos de idade. A sua infância foi de muito tralho. A diversão da meninice era o campo e as brincadeiras inerentes. Diz Zitinho que seu pai era um homem muito rígido, dos filhos exigia trabalho e honestidade. Esses ensinamentos ele adquiriu com o genitor.

Tomou o rumo do mundo, conforme sua declaração, trabalhou nas cidades de Gandu, Santa Inês, Amargosa, Milagres e finalmente aportou em Brumado, no ano de 1958, pois esta cidade lhe oferecia melhores condições de trabalho e qualidade de vida. Além do mais, fora incentivado por uma de suas irmãs que já morava aqui e ressaltava as oportunidades de emprego e melhores condições de vida do lugar. Fixou-se, então, nesta terra do Bom Jesus, a qual ele considera o seu torrão natal.

Em Brumado, conheceu a esposa Matilde Batista de Oliveira, nascida em Itaberaba, em 15/09/1942, filha de Lídia Batista de Oliveira. Casaram-se no religioso na Igreja Matriz do Bom Jesus, em Brumado, no dia 02-02-1961, ele com 25 anos e ela com 19 anos de idade. A cerimônia foi celebrada pelo Monsenhor Antônio Fagundes, sendo testemunhas do ato Rosalino Costa e Leonísio Amorim. No dia 22 de agosto de 1962, casou-se no civil perante a doutora Juíza de Direito da comarca, Magna Maria Pereira Santos e as testemunhas Florindo Sotero dos Santos e Arlindo de Oliveira Meira. A partir de então, a esposa passou a assinar Matilde Oliveira Brito. Assinou a rogo do nubente, por ser analfabeto, Valdeci Pinto da Silva.

O Casal teve 13 filhos: Dominga, Joselito, Maria Lúcia, Angelita, Sebastião, Marineide, Marcos e Marcondes (gêmeos), Paulo Sérgio, Márcio e Márcia (gêmeos), Maria José e Paulo Oliveira Brito.

Trabalhou na construção civil como ajudante de pedreiro para diversos empregadores particulares e como camelô. Na Magnesita S.A. (Vila de Catiboaba), como forneiro, de 26 de outubro de 1960 a 08 de janeiro de 1964; na firma Raimundo Vaz Rebouças, localizada na Rodovia Brumado/Caetité, como ajudante na carga e descarga de minérios, no período de 01 de junho de 1966 a 21 de janeiro de 1970; na EBISA – Engenharia Brasileira, Indústria e Saneamento, na construção da barragem do Rio do Antônio, de 19 de maio de 1976 a 31 de maio de 1977 e na Prefeitura Municipal de Brumado, de 16 de maio de 1983 até 09 de junho de 2001. Requereu aposentadoria em 15 de maio de 2001.

Aficionado pelo futebol, dirigiu vários clubes como técnico e promotor: Palmeiras, São Cristóvão e Bahia Futebol Clube, todos do bairro Dr. Juracy. Orgulha-se de ter ganhado três campeonatos, um contra o Talmag e dois contra o clube Magnesita. Foi com o Esporte Clube Bahia que o futebolista se destacou, recrutando atletas para o seu time. Ele tornou-se motivo de orgulho do bairro, que descia em peso para o Estádio dos Prazeres (hoje, Estádio Gilberto Cardoso – O Gilbertão), nos dias em que o Bahia jogava. Era uma torcida aguerrida que deu ao bairro e ao Bahia muitas glórias, tendo à frente o famoso Zitinho que se vangloria: “Quem não conhece Zitinho do Bahia não conhece Brumado”.

Zitinho reside com sua família na Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy (antiga Cavalhada). A sua maior diversão é o futebol de campo, sempre está presente nos babas como olheiro para levar o atleta de destaque para o seu clube de coração.

No dia 10 de fevereiro de 2014, através da resolução 001/2011, recebeu da Câmara Municipal de Brumado, indicação do vereador Édio da Silva Pereira, o título de cidadão brumadense. Zitinho declarou: “Como eu gostaria de fazer mais pelo futebol de nossa cidade! Tenho orgulho de ter chegado até aqui trabalhando firme em favor do nosso esporte. Espero que nossas autoridades deem mais atenção ao esporte em nosso município para que nossos jovens possam ter oportunidade de se desenvolver com melhor qualidade de vida e longe das drogas”. (Site Brumado Notícias).

Agora Zitinho está mais feliz por ser, de fato e de direito, cidadão brumadense com o título que recebeu, porquanto aqui vive há muitos anos, e aqui construiu a sua família, da qual se orgulha. Adventista, honra-lhe o título de cidadão brumadense, pois Brumado, cidade onde fez muitos amigos e nenhum inimigo, sempre esteve em seu coração. “Essa homenagem toca-me profundamente, como também a minha família, que presenciou o evento, emocionada, pelo título que me distinguiu como cidadão de Brumado”.

A homenagem ao futebolista Zitinho, que lutou e continua lutando, embora sem o reconhecimento devido das autoridades, em prol do futebol de campo, que faz parte da sua vida como lazer e como trabalho, foi muito justa. Bairrista, dedica-se incansavelmente para as conquistas do bairro que o reconhece como ícone do futebol da comunidade.

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado, em 22/04/2014.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 28/10/2014
Código do texto: T5014174
Classificação de conteúdo: seguro