BIOGRAFIA DR. POMPÍLIO DIAS LEITE

DOUTOR POMPÍLIO DIAS LEITE

DR. POMPÍLIO:

*17-04-1868

† 25-02-1939

Pompílio Dias Leite nasceu em 17 de abril de 1868, na antiga Vila do Conde, hoje município de Conde, e faleceu em Brumado, então Comarca de Ituassú (Ituaçu), em 25 de fevereiro de 1939, com 70 anos e 10 meses de idade. José Alvino Machado apresentou atestado do médico Dr. Mário Meira que declarou o falecimento do Dr. Pompílio, juiz de Direito aposentado, ocorrido na sua residência em Brumado. O corpo está sepultado no cemitério municipal Senhor do Bonfim, onde há o mausoléu com a lápide constando a data do seu nascimento e falecimento.

Era filho do capitão Pompílio Dias Correia e de Filomena Dias Leite. Casou-se em Brumado, no ano de 1899, com 31 anos de idade, com Deolina Rizério de Moura que, após o casamento, acrescentou o sobrenome Leite do esposo à sua assinatura. Ela era filha do tenente-coronel Wenceslau Rizério de Araújo e Constança Rizério de Moura. O casal teve os seguintes filhos: Cecília, Guilherme (coletor Estadual), Altamirano (médico), Guiomar, Maria de Lourdes, Mário Rizério Leite (médico), Elvira, Olindina e Antonio Rizério Leite (advogado).

Seus irmãos: Olympio e Isaura Dias Leite. Esta foi casada com Inocêncio Pinheiro Canguçu (filho do Coronel Exupério Pinheiro Canguçu e Umbelina Barbosa de Meira Canguçu). Um dos filhos de Isaura, de nome Otávio, lutou como voluntário na 2ª guerra mundial, nos campos da Itália.

Diplomou-se em Ciências Jurídicas (Bacharel em Direito) pela Faculdade de Direito de Recife-PE. Foi Promotor de Justiça em Ilhéus, Juiz preparador no antigo Termo de Bom Jesus dos Meiras (Brumado) e Juiz Municipal de Brumado, Juiz de Direito em Condeúba, Macaúbas, Ituaçu, Piatã (antigo nome Anchieta) e Caetité, além de Inspetor Escolar. Dr. Pompílio Dias Leite foi um Pretor/Juiz de postura e conduta ilibadas. Ele dignificou e honrou a classe pelos méritos e conceitos elaborados no consenso da lei.

Em sua homenagem, a prefeitura Municipal de Brumado, através da Câmara de Vereadores, deu a um logradouro o nome de Praça Dr. Pompílio Leite, inaugurada em 1971, na administração do prefeito Juracy Pires Gomes. Foi também homenageado quando da criação do Curso Pedagógico anexo ao ginásio General Nelson de Mello, ao qual foi dado o nome de Curso Pedagógico Dr. Pompílio Leite, por iniciativa do Monsenhor Antônio Fagundes. Com a participação do deputado Aloysio Short, no Governo de Juracy Magalhães, esse desiderato foi concretizado.

PARTICULARIDADES:

Supressa em 1904, a Comarca de Condeúba ficou pertencendo à Comarca de Vitória da Conquista. A supressão ocorreu por motivos políticos desagregadores, contudo foi restabelecida em 2 de julho de 1923, através da Lei nº 1614 de 28 de maio de 1923, Decreto nº 3250 de 14 de junho de 1923, por determinação do Governador J. J. Seabra, com os termos de Condeúba e Jacaracy. A instalação da Comarca de Condeúba foi feita pelo brumadense Exmº Senhor Dr. Pompílio Dias Leite, suprema autoridade da Comarca, eminente Juiz de Direito que, ao assumir o cargo, fez-se acompanhar do Intendente de Bom Jesus dos Meiras, Cel. Fidelcino Augusto dos Santos, os quais foram recebidos com entusiasmo pelos condeubenses ao som da filarmônica “Santa Cecília”. Em seu discurso de posse, o Dr. Pompílio assim se expressou: “Está instalada a Comarca de Condeúba e sou o elemento da Justiça nesta Comarca, prometendo distribuí-la entre todos, sem jamais deixar levar-me por paixões políticas [...] ”.

Foram saudados pelo Intendente Sr. João da Silva Torres, que fez referências ao Governador J.J. Seabra, do Partido Democrata Baiano, a quem representava nesse ato, e ao Chefe de Polícia do Estado, Dr. Antônio J. Seabra, que concorreu para o restabelecimento da Comarca de Condeúba, representado pelo Cel. Manoel de Assis Ribeiro, chefe político local.

Ressalte-se que a Comarca de Condeúba, além de reunir todas as condições exigidas por lei, foi também uma das primeiras criadas pelo Estado.

Fontes:

- Informações colhidas no Cartório de Registro de Pessoas e fornecidas por Jair Cotrim Rizério, a quem agradecemos a colaboração;

- Livro Memória descritiva do Município de Condeúba de Tranquilino Leovigildo Torres;

- IPAC/BA Vol. IV – Serra Geral e Diamantina.

Antonio Novais Torres

antores@terra.com.br

Brumado, em 11/04/2014.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 30/10/2014
Código do texto: T5016720
Classificação de conteúdo: seguro