Gengis Khan, grafado também como Genghis Khan (em mongol Чингис Хаан, transl. Tchinghis Khaan1162 — 18 de agosto de 1227) foi um conquistador e imperador mongol, nascido com o nome de Temudjin nas proximidades do rio Onon, perto do lago Baikal.

(1162 - 1227)

gengkhan.jpg  Conquistador mongol nascido em Onon, próximo ao lago Baikal, fundador do Império Mongol, que chegou a dominar quase toda a Ásia, apenas com exércitos de Cavalaria. Filho de Yesugei, chefe de um clã mongol, que foi envenenado por uma família rival (1171) que tomou o poder e fez o clã abandonar à sua sorte a viúva e seus cinco filhos. O futuro conquistador viveu na miséria durante alguns anos, mas logo se destacou por sua poderosa personalidade. Aliou-se a Toghril (1175), khan da tribo dos queraítas, e a Djamuca, seu amigo de infância, e reuniu um exército com o qual derrotaram os merquites, tribo que vivia no norte da Mongólia, subjugou a tribo Naimans, conquistou o Tangut e os Turcos Uigurs. Quando se considerou seguro de seu poder, enfrentou os temidos tártaros, que derrotou no campo de batalha. Rompeu sua aliança com Toghril e Djamuca e os derrotou no campo de batalha. Procurou então eliminar todos os aristocratas rivais que pudessem constituir um foco de resistência, para obter a união de todas as tribos nômades do centro da Ásia, tornando-se o senhor da estepe. Foi proclamado em assembléia a margem do Rio Onon, pelos chefes dois clãs, Gengis Khan, título que significava soberano universal, dando início, assim, ao nascimento da nação mongol, a Mongólia. Com a nova nação organizada para a  guerra, iniciou a conquista de impérios vizinhos (1206) como o reino tanguto de Xi Xia (Hsi-Shia), no rio Amarelo, e depois o Kara-Chitai (norte da China). Depois subjugou Pequim (1215) e, a seguir encarregou um de seus generais, Mukali, da conquista sistemática do norte, enquanto ele mesmo dirigia a campanha contra as tribos do Turquestão e o sultanato de Khwarizm. Venceu os russos no rio Kalka (1223), consagrando o Império Mongol que ia do Mar Negro ao Pacífico. Com um inegável talento estrategista, organizador e líder, inicialmente foi um dominador implacável dos povos submetidos, destruidor de cidades e mandante de execuções coletivas, aos poucos, sob a influência dos povos conquistados, revelou-se um grande administrador. Principalmente a influência da civilização chinesa fê-lo moderar as tradicionais práticas de crueldade das hordas mongólicas e ensinou-o a governar com sabedoria. A princípio, suas tropas eram exclusivamente de cavalaria, próprias para a luta entre nômades, mas não para conquistar cidades e estados. Pouco a pouco, pelo contato com outros povos mais adiantados, ele descobriu o valor e a utilidade da linguagem escrita, o significado e a importância das cidades e a utilização de camponeses e artesãos como produtores de bens. Do mesmo modo, reorganizou seu exército segundo uma divisão decimal das unidades de combate e, para isso, contou com a ajuda de vários generais da aristocracia mongólica e de seu filho Ogadai. Além de Ogadai, teve outros três filhos: DjutchiDjaghatai e Tului. Este foi pai de três grandes chefes mongóis: Mangu KhanKublai Khan e Hulagu. Em resumo, esse grande conquistador construiu o vasto e poderoso império a partir de um clã nômade, que desconhecia a agricultura e a escrita.
9k=