BIOGRAFIA LUIZ LEAL IVO DE CARVALHO

LUIZ LEAL IVO DE CARVALHO

*16-03-1932

Em Caculé/BA, nasceu Luiz Leal Ivo de Carvalho em 16 de março de 1932, filho de Antônio Deolindo de Carvalho e de Julieta Leal Ivo de Carvalho. São seus irmãos do primeiro casamento de seu pai: Maria do Carmo, José, Deolindo José, Maria do Rosário e Maria da Gloria Leal Ivo de Carvalho. Do segundo casamento com a senhora Beatriz Gil Ferreira de Carvalho: Abílio de Carvalho Sobrinho, Osório Gil Ferreira de Carvalho, Maria Deolinda Ferreira de Carvalho, Jorge Gil Ferreira de Carvalho, Maria Carmelita Gil Ferreira de Carvalho, Maria das Graças Gil Ferreira de Carvalho, Teobaldo Gil Ferreira de Carvalho e Francisco Gil Ferreira de Carvalho.

Luiz Carvalho, desde criança, demonstrou interesse e aptidão para o trabalho, desenvolvendo diversas atividades que lhe renderam experiência e dividendos. Nessa trajetória, o seu primeiro emprego com carteira profissional assinada foi em 1951, precisamente em 01 de janeiro, aos 19 anos de idade, quando passou a trabalhar na J. O. Neves e Cia. Ltda., em Brumado /BA, empresa de propriedade de seu tio José Olímpio Neves. Aí permaneceu até 20 de novembro de 1952, ocasião em que se desligou da firma e viajou para o Rio de Janeiro. Lá foi contratado em 06 de outubro de 1952 pela Sears Roebuck S.A. – Comércio e Indústria, estabelecida na Praia de Botafogo/RJ. Em 20 de novembro de 1968, por acordo das partes, desligou-se dessa empresa e retornou a Brumado, dessa vez, para dirigir a empresa J. O. Neves e Cia. Ltda. por indicação do seu irmão José Leal Ivo de Carvalho que assumiu a gerência local do Banco Econômico S.A. A empresa abastecia Brumado e região, além de outros estados com uma gama de produtos, como açúcar, sal, trigo, querosene, gasolina, bebidas e outros produtos do ramo no varejo e atacado.

Permaneceu na empresa J. O Neves & Cia. Ltda., de 02 de janeiro de 1969 até 01 de agosto de 1974. Diligente e produtivo, em 04 de novembro de 1969, fundou a empresa Luiz Carvalho e Cia. Ltda., com o nome fantasia de Kytty Modas, em sociedade com a cunhada Eumar Costa Meira. Paralelamente, continuou administrando a firma J. O. Neves & Cia. Ltda. até o seu desligamento desta empresa, em 1974.

Aposentou-se e continua no comércio, cumprindo com suas obrigações comerciais e sociais com denodo e perseverança, numa luta incansável. Ainda que em idade provecta, não se desligou do comércio. Em outubro de 2003 recebeu homenagem do Rotary Clube de Brumado como aposentado que continua trabalhando.

Saiu da empresa Luiz Carvalho e Cia. Ltda. com a baixa das atividades desta em 25 de julho de 2012 e, em 08 de maio de 2012, fundou nova empresa, a Rosynox Presentes, a qual é administrada pela sua atual companheira de vida, Marinalva Almeida Santos, com quem convive.

Casou-se com Maria Madalena de Carvalho em 28 de março de 1957, e dessa união resultaram os filhos: Maria de Fátima de Carvalho Lacerda, Ana Maria de Carvalho de Carvalho e Maria Cristina de Carvalho Rosa. O destino encarregou-se de desmaterializá-la em 01 de novembro de 1961. Ela foi enterrada no Rio de Janeiro, no cemitério São João Batista.

Em segundas núpcias, casou-se com a professora Joselita Meira de Carvalho, em 05 de julho de 1963, e tiveram os seguintes filhos: Luiz Antônio de Carvalho, Sandra Maria de Carvalho Silva e Lenna Maria Meira de Carvalho.

D. Zelita foi chamada pela Providência Divina a fazer parte do Corpo Celestial em 03 de abril de 2005 e está enterrada no cemitério municipal Santa Inês. Destaque-se que Dona Zelita, professora Joselita Meira de Carvalho, fez homenagem a Brumado com o poema BRUMADO que merece ser citado:

“Brumado, cidade querida/Guardada no meu coração/És pedaço de amor e de vida/És amada com adoração/És com muito carinho guardado/Infinito em mineração/Além disso querido Brumado/O Teu solo produz o feijão//Foste berço glorioso dos Meiras/Berço forte coroado de luz/O teu nome “Bom Jesus dos Meiras”/Conservaste teu lema é a cruz//Folhas verdes e flores amarelas/Desabrocham no branco algodão/De tuas ervas no fundo das pedras/Traz o verde-esmeralda o torrão//Foste berço glorioso dos Meiras/Berço forte coroado de luz/O teu nome “Bom Jesus dos Meiras”/Conservaste teu lema é a cruz//Aos que chegam ofereces flores/Dos teus filhos tem o coração/Tu recebes carinho e amores/Tem de todos a veneração// Foste berço glorioso dos Meiras/Berço forte coroado de luz/O teu nome “Bom Jesus dos Meiras”/Conservaste teu lema é a cruz”.

Luiz iniciou seus estudos em Contendas do Sincorá, distrito de Ituaçu, hoje emancipada. Em 1942, foi estudar na cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, na escola Montezuma, uma das mais conceituadas instituições de ensino do gênero. Em 1943, estudou na escola Jesus, Maria e José, em Salvador/BA. Em 1944, estudou na escola São José, na cidade de Castro Alves e em 1945, no Colégio Estadual Getúlio Vargas (GV) em Brumado, sendo sua preceptora a professora Nice Publio de Castro.

Luiz Leal Ivo de Carvalho é proprietário da Fazenda Lagoa da Pedra em Brumado, aonde vai, nos finais de semana, espraiar as ideias, cuidar dos afazeres da roça e descansar do movimento comercial do dia-a-dia. Uma das suas manias é dirigir assobiando as músicas da sua predileção. Também criou dois cachorros de grande estimação aos quais deu os nomes de Fox e Ralf.

Essa é a historiografia do senhor Luiz Leal Ivo de Carvalho cujos valores éticos e morais o dignificam como homem e como comerciante atento a suas obrigações comerciais. Mesmo aposentado, depois de muitos anos de trabalho, continua à frente do seu comércio, com a dedicação de iniciante e com a força moral que lhe é característica. Nesse particular, é um homem honesto, de cabeça lúcida e de coragem para enfrentar as adversidades da vida, pois, segundo a sua percepção, “O trabalho dignifica o homem e lhe dá prazer em executá-lo com o dever e a consciência de produzir com visão econômica e social de um futuro que nos ameaça, mas não é capaz de nos desestimular. [...] O homem não nasceu para destruir, mas para construir o seu próprio futuro, porque vive a experiência da vida que se constitui no bom exemplo de se viver e a existência individual que nos ensina os caminhos a serem trilhados. [...] Sou uma pessoa religiosa e professo a minha fé como Cristão Apostólico Romano”.

Antonio Novais Torres - antorres@terra.com.br - Brumado, em 30/08/2013.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 03/11/2014
Código do texto: T5022114
Classificação de conteúdo: seguro