BIOGRAFIA PADRE OSVALDINO ALVES BARBOSA

OSVALDINO ALVES BARBOSA

PADRE DINO

HISTORIOGRAFIA E HOMENAGEM DE DESPEDIDA DE BRUMADO

Na noite de 30 de outubro de 2001, a Câmara de Vereadores de Brumado reuniu-se extraordinariamente para a concessão do título honorífico de cidadão brumadense, numa justa e merecida homenagem, ao padre Osvaldino Alves Barbosa, padre Dino, como carinhosamente é conhecido e tratado pela comunidade de irmãos e fiéis em Jesus Cristo. Essa foi uma grata e feliz iniciativa da ilustríssima pedagoga e vereadora Filomena Azevedo Leite, que se fez porta-voz da comunidade católica e do povo de Brumado, pelo trabalho social, político e evangelizador do padre homenageado.

A vereadora Filomena Azevedo fez uma brilhante preleção, destacando as qualidades do trabalho e da política social e evangelizadora além da competência administrativa e intelectual do padre Dino. Sintetizou o seu discurso em uma composição poética esplendorosa, burilada pela sua sapiência literária, na qual traduziu toda sua sensibilidade, emoção e inspiração, enfatizando o compromisso cristão do evangelizador. O padre Dino, em sua missão determinada por Deus, serve ao homem em toda sua extensão filosófica, política e humana, afirmou a professora Mena.

Também Salientou a identificação do Padre com o homem do campo, pela sua origem rurícola. Ressaltou o apreço pelos mais humildes, além da capacidade de reunir em sua pessoa os ensinamentos de Cristo. Homem de personalidade marcante, fora escolhido para a vocação sacerdotal. Ético, sincero, honesto e tantos outros adjetivos virtuosos são qualificativos inerentes a sua pessoalidade. Pessoa de caráter íntegro, cidadão justo cujo conteúdo basilar mereceu aplausos comovidos do público presente.

Seguiram os demais oradores na mesma linha de pensamento, de consideração, de respeito e admiração pelo sacerdote propugnador da justiça e da solidariedade humana, avalizada pelo revolucionário socialista Jesus Cristo em um de seus mandamentos: “Honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Mateus, 19,19).

Infelizmente alguns participantes dessa homenagem confundiram o espírito da solenidade cujo escopo era de elogios, de admiração, de congraçamento fraterno e solidário. Fizeram da tribuna um palco político, promovendo seus ideais e direcionamentos partidários, tecendo críticas aos desacertos dos atos administrativos dos poderes constituídos, atitudes essas extemporâneas e inoportunas para aquele momento.

Prestigiaram o evento: Edmundo Pereira Santos – prefeito e sua esposa Marizete Fernandes Pereira – primeira-dama, Dr. Marlúcio Rodrigues Abreu – vice-prefeito, Dr. Claudio Sérgio Trindade – presidente da Associação Divina Providência, Dr. Juracy Pires Gomes - ex prefeito e sua esposa Sônia Meira Gomes – ex primeira-dama, membros da Comissão Pró-reformas da paróquia do Bom Jesus, senhor Agnelo dos Santos Azevedo, Dra. Angélica Coelho Oliveira – defensora pública estadual, e o seminarista Fábio Eduardo de Lima Santos entre outros.

Tomado de grande emoção, fiz questão de despedir-me do padre Dino, prestando-lhe a minha humilde e sincera homenagem, quando expressei o meu sentimento de amizade, apreço e consideração ao reverendo amigo com a seguinte citação do evangelho: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15). Essa missão está incorporada ao espírito do evangelizador Padre Dino, determinada por Deus. Que a paz de Cristo esteja sempre presente em seu coração. O padre Osvaldino Alves Barbosa recebeu da Câmara de Vereadores o título de Cidadão Brumadense em 30/10/2001, conforme projeto 02/2001 de autoria da vereadora Filomena Azevedo Leite.

Os brumadenses, especialmente os católicos e suas comunidades, ficarão saudosos pela ausência do padre, porquanto nos deixa para (buscar) o aperfeiçoamento teológico. O povo é consciente de que sua missão produziu os efeitos desejados. Seu carisma, sua empatia, sua determinação e seus ensinamentos cristãos jamais serão esquecidos.

Anexamos a este relato a historiografia do Padre Osvaldino Barbosa (Pe. Dino) que, a nosso pedido, forneceu-nos os seguintes dados:

“Nasci em Candiba/BA, em 11/12/1965, mas consta no meu registro de nascimento como nascido em 24/12, tendo em vista o lapso do meu pai que confundiu a data do nascimento com a data do batizado. Sou filho de Joaquim Moreira Barbosa (falecido em 03-08-2001) e Davina Alves Barbosa. Dessa união nasceram os filhos: Givaldo, Lourivaldo, Aparecida, Osvaldina, Daniel, Idelcino, Fidelcina, Francisco, Ana, Alvino, José e Gercino que comigo perfazem o total de 13 filhos.

A minha infância aconteceu como a de todos os rurícolas, versada nas brincadeiras e no convívio com crianças da zona rural, contudo o meu pai permitiu-me morar com o irmão Alvino, com a finalidade de fazer companhia à minha cunhada na ausência do esposo. Além da orientação religiosa, católica, recebida do meu pai, foi minha cunhada quem me alfabetizou e incutiu em mim a importância dos estudos, além de introduzir-me no conhecimento do Evangelho, por estar preparada para essa finalidade de vida cristã exemplar.

Desde os sete anos, vivi profundamente o sentido da liberdade, pois meu irmão e minha cunhada não impunham nada sobre mim, (e não me encontrava) sob o controle de meus pais. Minha mãe, sempre que me visitava, levava guloseimas e alimentos de fabrico caseiro, com os quais me deliciava, além do carinho maternal que me comovia.

Estudei o primário numa escola rural e o ginásio no Centro Educacional Dom José Pedro Costa, em Candiba. Cursei o Magistério de primeiro grau no Instituto de Educação Anísio Teixeira, em Caetité/BA; Licenciatura em Filosofia e Teologia na PUC-MG; Curso de Extensão Universitária em Teologia Pastoral pela PUC-MG em 2003; Curso de Extensão Universitária em Metodologia do Processo de Formação Presbiteral e Religiosa na UCSAL-BA, em 2003/2004; Propedêutico ao Mestrado no ISI (Instituto Santo Inácio de Loyola) do CES (Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus); Curso Teórico e Prático em Comunicação Social com treinamento em Jornal, rádio e Vídeo – pela Universidade de São Francisco (Bragança Paulista-SP), através do SEPAC-Paulinas.

Exerci diversas funções, a saber: Vigário em Brumado, no período de 02/12/1995 a 14/10/2001. Além do acompanhamento dos trabalhos paroquiais em Brumado, contribuí nas atividades diocesanas entre 1995 a 2001: Orientador da Pastoral da Comunicação e Editor do Boletim Diocesano “A Caminho”, de publicação trimestral; Diretor Espiritual do ECC (Encontro de Casais com Cristo). Professor de Introdução à Bíblia em regime intensivo, no Seminário de Propedêutico em Caetité (na formação de futuros padres); Vigário auxiliar nas Paróquias: Nossa Senhora da Piedade – Bairro das Indústrias, em Belo Horizonte/MG (2002); Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – no Riacho das Pedras, Contagem-MG (2003-2004); Paróquia São José e São Gabriel Passionista – Milionários, em Belo Horizonte/MG (2005). Orientador Espiritual dos Seminaristas de Teologia da Diocese de Caetité/BA, em 2002. De 2003 a 2006, Reitor da Comunidade de Formação Nossa Senhora de Guadalupe. Seminário (Filosofia/Teologia) da Diocese de Caetité/BA, também em Belo Horizonte/MG. Pároco da Catedral de Caetité de 2007 a 2012.

Em Brumado, no espaço de 1995-2001, organizei as comunidades, criei o ECC (Encontro de Casais com Cristo), fortaleci a Catequese com 800 catequistas da paróquia, um número expressivo de fiéis que abraçaram a causa. Erguemos 35 Capelas (rural e cidade). Construímos uma nova casa para os padres e onde servia de casa Paroquial, o antigo salão foi reformado e transformado em Centro Pastoral Paroquial; construímos o Centro Comunitário da comunidade São Cristóvão (um prédio com dois andares) e o Centro Comunitário do Estoque; a Igreja Matriz foi reformada obedecendo às características arquitetônicas externas e o restante conforme a planta do arquiteto Amaury Publio que a produziu com a nossa orientação, tudo com o apoio da comunidade católica – a nova Igreja é ponto referencial da cidade; criamos a Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão que respondia juridicamente pela Escola Divino Mestre (Projeto de atendimento a crianças pobres); implantamos o Projeto de hortas comunitárias do Estoque, Projeto de Apicultura e criatório de cabras; montamos e conseguimos outorga para o funcionamento da Rádio FM comunitária Nova Vida.

A Associação Divina Providência é hoje uma das conveniadas com os governos estadual e federal no programa ‘Água para Todos’, disponibilizando 1 (um) milhão de cisternas. Ainda em Brumado, presidi o Conselho Municipal do FUMAC (Fundo Municipal de Ação Comunitária), do qual faziam parte representantes de Associações Rurais, Câmara Municipal de Vereadores e outros órgãos públicos. Tinha a função de levantar demandas e priorizar projetos, solicitar recursos e fiscalizar a sua aplicação através do Programa Produzir-CAR do governo do Estado da Bahia. O povo de Brumado é muito bom e assume com entusiasmo e generosidade as iniciativas propostas. Por trás dessas ações, tem milhares de lideranças que colaboram. Afirmou o Pe. Dino.

Formador de Padres em BH (2002 a 2006), nesse intervalo a Diocese de Caetité ordenou 12 novos padres. Lá consegui mudar os jovens para uma casa melhor, mais espaçosa, mais confortável, pois onde estavam os moços, o barulho do metrô e do trem que passavam perto da casa incomodava-os. Implantamos um processo pedagógico formativo que respondesse as nossas necessidades. Foi uma experiência de resultados positivos. Ocasião que aproveitei para cursar Filosofia na PUC/BH, onde obtive licenciatura plena e fiz também pós-graduação em pastoral.

Interrompi o mestrado para assumir a Paróquia de Caetité. Em 2007 assumi a direção da emissora – Rádio Educadora – foram introduzidas modificações significativas sempre procurando a busca das melhorias da emissora. Os investimentos foram feitos para ampliar a qualidade dos serviços porquanto a tecnologia exige sempre renovação dos equipamentos. A rádio Educadora, como é popularmente conhecida, se tornou uma referência da presença da Igreja junto aos diocesanos, com vários programas veiculados pela emissora. Seu objetivo foi sempre unir fé e vida. Fé através da evangelização e vida, vida plena e abundante como profetizou Jesus.

Em Caetité, entre 2007-2012, organizamos e revigoramos as Comunidades Eclesiais de Base; reforçamos as pastorais; reformamos a casa do Monsenhor Osvaldo; reformamos o antigo Centro Educacional Promocional, transformando-o em Centro Pastoral e em sede do governo da Paróquia com amplo espaço para secretaria, auditório e salas para reuniões; reformamos a Rádio Educadora Sant’Ana de Caetité com três novos estúdios, nova diretoria e recepção, bem como renovação dos equipamentos de transmissão e ampliação da banda da torre de transmissão; construímos a Casa Paroquial e o Centro Comunitário de Lagoa Real que se encontram em fase de conclusão; fizemos acompanhamento das construções de caixas de água para consumo humano e de produção, bem como a construção de barragens subterrâneas e o aproveitamento de caldeirões de pedras. Mas a nossa principal missão é a formação da consciência das pessoas para reivindicarem seus direitos, por isso acompanhamos de perto os passivos ambientais deixados pelas mineradoras e reivindicamos a reposição dos prejuízos aos atingidos por elas. Em vista disso, foi criada, em Caetité, a Comissão Paroquial de Meio Ambiente”.

Destarte, com fé e bondade e clamando por justiça, o Padre Dino deu o exemplo do trabalho profícuo em favor dos necessitados. Sem esses predicados a oportunidade da mudança estará perdida. Por essas qualidades, louvamos o padre Dino na esperança de que outros o acompanhem nesse trabalho em benefício da comunidade.

Registre-se que o padre vive com alegria os votos de pobreza, obediência e castidade. Afirmou que gosta de ouvir as pessoas, proclamar a Palavra de Deus, comunicar-se e liderar sempre com o espírito cristão. Com relação à política e ao social, coloca-se como um crítico da realidade opressora, defende a vida de todos e é defensor do Meio Ambiente. Diz ele: “Já quiseram fazer-me candidato a prefeito, mas estou cada vez mais convencido de que não nasci para a política partidária, e de que tal exercício não combina com a missão de padre. Recebi dos Vereadores, por unanimidade, em homenagem pelo meu trabalho realizado, o Título de Cidadão Brumadense e igualmente de Caetité. O Rotary Club de Brumado condecorou-me com uma medalha de Honra ao Mérito”.

Conta Pe. Dino: “Quando adolescente, na zona rural, andava a cavalo, de bicicleta e pescava. Hoje, faço caminhada até por questão de saúde. Acredito que ser padre é Amar e Servir. Tudo passa, só não o amor de Deus. Meu pai costumava dizer: ‘O trabalho dignifica o homem. Não queira dos outros nada que não for seu. Honestidade e compromisso com a justiça são deveres do cristão’. Esses conselhos não me afastam do pensamento, honro-os com devoção. Ainda criança, em Candiba, na Faz. Quati, cuidava das ovelhas e gostava de pastoreá-las. Hoje, pastoreio pessoas para Deus”.

Relembra a sua ordenação de padre que ocorreu em 26-11-1995, na sua cidade natal – Candiba/BA –, fato que marcou a sua existência, e vive o dia-a-dia com muita dedicação e devoção. Questionado, revela: “Manias? Não sei se é mania, gosto de manter as coisas organizadas, nos seus devidos lugares. Amigos? Tenho-os muitos, os da infância foram os primos e demais parentes e vizinhos da minha idade com os quais convivi. Muitos deles hoje são avós. Fiz amizades sinceras por todos os lugares que passei e fui muito influenciado por um padre italiano, Pe. Martinho Zagonel, que trabalhava na minha paróquia em Candiba, quando eu era adolescente e jovem”.

A vida presbiteral do Padre Dino está escrita na Bíblia Sagrada: “Deus criou a Terra como um dom para todos”. Seus objetivos Cristãos têm alcançado a sua meta de quem abraçou a carreira com essa finalidade: servir a Deus com os seus propósitos.

Declarações e dados fornecidos por Padre Dino.

Livro Tombo da Igreja Matriz de Brumado.

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado, em 06/09/2013.

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 03/11/2014
Código do texto: T5022126
Classificação de conteúdo: seguro