Biografia do Político RAUL BELENS JUNGMANN PINTO

Raul Belens Jungmann Pinto é um consultor empresarial e político originário de Pernambuco, que percorreu diversos estados brasileiros, contribuindo para construção de políticas públicas nas áreas sociais, combate à fome e redução da pobreza, reforma agrária, defesa dos direitos da mulher, negros e índios, política energética e proteção ambiental!!!

Nasceu em 03 de abril de 1952, em Recife, filho do advogado Sílvio Jungmann da Silva Pinto e Ivanize Belens Jungmann Pinto. É o caçula, com uma única irmã: Eliana Belens Jungmann.

Cresceu em Recife, onde estudou os ensinos primário, ginasial e científico no Colégio Americano Batista e na Escola Prof. Pedro Augusto Carneiro.

Aos 20 anos, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), iniciando uma extensa trajetória de participação junto à inúmeras organizações sociais em lutas pela melhoria das condições de vida da população nordestina, especialmente, e do Brasil, de modo geral.

Em 1976, ingressou na faculdade de Psicologia, na Universidade UNICAP, mas infelizmente não concluiu o curso.

Nos começo da década de 1980, participou ativamente do movimento Diretas Já, que reinvidicava mudanças nas eleições presidenciais.

Em 1990, com a posse do governador Carlos Wilson Rocha, Raul Jungmann foi nomeado Secretário de Estado e Secretário de Planejamento do Governo, até 1991.

Em outubro de 1992, com o Impeachment do Presidente Fernando Collor de Melo, o mineiro Itamar Franco assumiu seu lugar, promovendo ampla mudança nos Ministérios e Autarquias.

Em 1993, Raul Jungmann mudou-se para Brasília, assumindo o cargo de Secretário-Executivo do Ministério do Orçamento e Gestão (MOG), durante a gestão de Yeda Crusius.

Em 1994, foi um dos fundadores do Partido Popular Socialista (PPS), ao qual pertence atualmente e de é uma das principais lideranças.

Em janeiro de 1995, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso tomou posse na Presidência da República e nomeou o advogado Gustavo Krause Gonçalves Sobrinho como Ministro do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, que por sua vez convidou Raul Jungmann para presidir o IBAMA. Ele foi o segundo representante do Nordeste a ocupar esse importante posto, e fez jus a tradição de seu povo, trazendo alegria e entusiasmo para sua gestão. Muitos servidores que acompanharam de perto seu dia a dia, relembram de Raul como um pernambucano carismático, conversador, que valorizava suas raízes nos hábitos simples, na sua maneira de vestir e no trato amigável aos seus companheiros de trabalho.

Esse foi um período importante, pois o Brasil iniciava seu ciclo de estabilidade econômica, a partir do bem-sucedido Plano Real. O Presidente Fernando Henrique Cardoso tomou posse cheio de projetos. Ele que sempre foi considerado um grande intelectual, pelo seu enorme conhecimento da realidade de diversos países, também tinha a seu favor o apoio de sua esposa, a professora Ruth Cardoso, que coordenava um grupo de pesquisadores na USP trazendo importantes contribuições para a gestão federal.

Fernando Henrique criou o Ministério da Administração e da Reforma do Estado (MARE), que decidiu transformar três órgãos (IBAMA, INMETRO e Fundação Oswaldo Cruz) em agências executivas-modelo. Raul Jungmann foi responsável por iniciar esse processo de modernização do Instituto Ambiental, promovendo ajustes a partir de consultorias especializadas que ajudaram a corrigir falhas e melhorar os trâmites administrativos nos diversos departamentos e coordenações.

O ano de 1995 gerou bastante expectativa para os servidores do IBAMA, que viam com entusiasmo o andamento da proposta de criação do Plano de Carreiras, Cargos e Salários e do Sistema de Avaliação de Desempenho, sob responsabilidade da Empresa JVS Consultores S/A LTDA. Os técnicos da JVS apresentaram um relatório-sintese estruturando o quadro funcional em cargos amplos, multidisciplinares e multifuncionais, além de cargos gerenciais ocupados preferencialmente por servidores do Instituto.

Pela Portaria IBAMA nº 424, de 20 de março de 1996, foi criado o Grupo de Trabalho (GT), sob coordenação do Departamento de Recursos Humanos, para participarem das atividades de elaboração do Plano de Carreiras, composto por dez nomes: Pedro Raimundo da Silva, Carla Casara, Allan Kardec Moreira Milhomens, Eliane Guedes, Francisco Ivan Camilo, Vitória Regina Bezerra, José Lázaro Araújo Filho, Sheila Frossard de Almeida, Francisca Pinheiro dos Santos e Maria de Fátima Alves Souto Silva. Esse grupo tomou como base o trabalho inicial da consultoria JVS e formatou um documento amplo que foi encaminhado para análise do Ministro do Meio Ambiente Gustavo Krause. Atualmente, poucas pessoas reconhecem o esforço desses nobres colegas que marcaram história dando significativa contribuição no embrião daquela que viria a ser, alguns anos depois, a maior conquista para todos os funcionários do IBAMA.

Além de apoiar o surgimento do Plano de Carreiras e cuidar das demais questões inerentes ao órgão ambiental, Raul Jungmann teve participação ativa em inúmeras missões oficiais em eventos nacionais e internacionais, como: Visita ao Reino Unido com o objetivo de atender ao Programa proposto pelo Embaixador do Brasil em Londres a Órgãos e Autoridades no Reino Unido (1995); Visita a Alemanha, a convite e sob o patrocínio da agência de Cooperação Técnica Alemã – GTZ, para ampliar oportunidades de Cooperação Internacional Bilateral no campo da Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico em Matéria Ambiental (1995); Visita à sede da FAO em Roma, a convite da Embaixada Brasileira, para ampliação e desenvolvimento de projetos e Programas do IBAMA na área de Pesca (1995); Viagem aos EUA a convite da Columbia University em Nova York (1996); Viagem aos EUA para promover o Protocolo Verde e outros projetos do IBAMA, com vistas a aumentar o espaço institucional do órgão no cenário internacional, Nova York e Washington (1996); Cerimônia da Inauguração da Subestação de Transmissão de Energia Elétrica, Venezuela.

Em abril de 1996, Raul Jungmann deixou a presidência do IBAMA, sendo alçado ao cargo de Ministro Extraordinário de Política Fundiária, até 1999. Acumulou o cargo de Presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Além de desempenhar importantes ações e programas na tematica da política rural, Raul Jungmann tinha bastante prestígio junto aos demais setores do governo federal, sendo constantemente requisitado para acompanhar o Presidente da República em eventos de grande relevância. Nesse contexto, destaca-se a oportunidade que teve de encontrar, por duas vezes, com o Papa João Paulo II, no Vaticano, em 1998 e 2000.

Em 2000, foi nomeado Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), intensificando seu trabalho ao manter estreita relação com os diversos segmentos sociais na luta pela posse da terra, incluíndo os trabalhadores do MST, empresários do agronegócio e lideranças políticas das esferas federais, estaduais e municipais. Em razão disso, era recorrentemente convidado como expositor e palestrante em audiências públicas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, tendo atuado em variadas Comissões, tais como: Comissão Especial do Estatuto da Terra; Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias; Comissão de Agricultura e Política Rural; Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público; Comissão Parlamentar de Inquérito da Grilagem de Terras na Amazônia; Comissão Especial Estatuto da Igualdade Racial. No Senado Federal, atuou na Comissão Mista Especial da Pobreza.

Raul Jungmann nunca deixou de ampliar seus conhecimentos, empreendendo constante interação com profissionais, pesquisadores e gestores das mais diversas instituições e nacionalidades, no intuito de agregar valores e novos conceitos como gestor público.

Participou ativamente de Seminários, Conferências e Congressos, com destaque: Presidente do Seminário Internacional da Reforma Agrária com a Participação do Vice-Presidente do BIRD, na sede do Itamarati (1998); Palestrante para o Corpo Diplomático - Acreditando no Brasil, Instituto Rio Branco (1998); Participante em Direção ao Orçamento Sensível à Questão de Gênero - Missão Comunidades Européias, OCDE, UNIFEM, Bruxelas, Bélgica (2000); Palestrante "Política Fundiária e de Reforma Agrária", Escola Superior de Guerra no Rio de Janeiro (2000); Palestrante "Atualidade da Política Agrária Brasileira, Instituto do Rio Branco, Itamarati (2000); Participante do Seminário Brasil 500 Anos - Progresso Social e 3º Painel - Justiça no Campo (2000); Participante em palestras nas Bancadas do PFL, PPB, PMDB, PSDB e Mesa-Redonda com a Bancada Nordestina na Câmara dos Deputados (2001); Participante, Palestra sobre Reforma Agrária no Tribunal de Contas da União (2001); Partcipante no Seminário Gasto Público e Combate à Pobreza Rural na América Latina, organizado pela FAO, em Santiago do Chile (2001); Participante na Conferência a Política Fundiária no Brasil, ECEMAR, Rio de Janeiro (2001); Participante, Palestra Columbia University, Nova York, EUA (2002); Partcipante, Palestra A Agricultura Familiar - Solução ou Mais um Programa Compensatório, UFRPE, Recife (2002); Partcipante, Palestra sobre "Desarmamento" realizada no Parlatino, na 4ª Reunião da Cmissão de Seguridade, Cidadania e Combate ao Crime Organizado, em Santo Domingo, República Dominicana (2005); Participante, Palestra sobre "Experiência Regional ou Direitos Humanos e Segurança" no Parlatino, na 5ª Reunião da Comissão de Segurança Cidadã, Combate e Prevenção ao Narcotráfico, Terrorismo e Crime Organizado, em Buenos Aires, Argentina (2006); Expositor, Seminário Internacional sobre Direito da Biodiversidade, STJ, Brasília (1999); Expositor, Cerimônia de Sanção da Lei de Registro Público de Terra, Palácio do Planalto, Brasília (2001); Palestrante, 1º Fórum Ibero-Americano de Reforma Agrária e Paz, Nova York, EUA (1999); Palestrante, 4º Fórum de Ministros Agricultura Ibero-Americano, Havana, Cuba (1999); Palestrante, A Situação Atual da Questão Fundiária no Brasil e sua Perspectiva Futura, Ministério das Relações Exteriores, Rio de Janeiro (1999); Palestrante, A Reforma Agrária no Brasil, Casa Militar da Presidência da República, Brasília (1999); Palestrante, Os Resultados que as Geotecnologias têm apresentado na Melhoria da Questão Agrária, GeoBrasil 2000 - Palácio das Convenções, São Paulo; Palestrante, Palestra para os Sacerdotes do Colégio Pio Brasileiro, Vaticano (2000); Palestrante, Conferência Debate no Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain, Paris, França (2000); Palestrante, Palestra Pública na London School of Economics, Universidade de Londres - Wye College American (2000); Palestrante, Lançamento do Compromisso Empresarial Ações Afirmativas - O Desafio na Construção, organizado pela FIESP/CIESP (2002); Discursador na 31ª Conferência da FAO, Roma, Itália (2001); Debatedor no Programa Roda Viva da TV Cultura, São Paulo (2001); Debatedor do Júri Simulado Políticas de Ações Afirmativas Pró-Negros, na Pontifícia Universidade Católica - SP (2001).

Participou ainda do 4º Fórum deMinistros de Agricultura Ibero-Americano, Havana, Cuba (1999). Comitiva do Sr. Presidente Fernando Henrique Cardoso em Visita à Itália, Roma (1999). Reunião Pensamento Progressista nas Américas (Argentina, Brasil, Chile, EUA), Santiago, Chile (2000). Seminário no Queeness College and Graduate School, Nova York, EUA (2000). 1º Fórum Ibero-Americano de Reforma Agrária e Paz, Bogotá, Colômbia (2000). Brasil 500Anos, Comitiva do Sr. Presidente Fernando Henrique Cardoso, Porto Seguro, Bahia (2000). Cerimônia de Assinatura do Contrato de Empréstimo com o BID, Washington, EUA (2000). Encontro com o Presidente Hugo Chávez Frias, Reunião com o Vice-Ministro daAgricultura de Caracas sobre Lei das Terras - Decreto-Lei, Venezuela, 2001. Visita Oficialpara participar do Seminário Políticas Públicas e Gasto Público para o DesenvolvimentoAgrícola e Rural, Santiago, Chile (2001). Visita dos Ministros Latino-Americanos à 31ª Conferência da FAO, Roma, Itália (2001). Cerimônia de Assinatura do Acordo deEmpréstimo com o BIRD para Crédito Fundiário e Redução da Pobreza Rural - TerraLegal, Washington, EUA (2001). Seminário sobre Desenvolvimento Sustentável e PobrezaRural - Uma Visão Brasileira, Woodrow Wilson Center, Washington, EUA (2001). Palestrante, Seminário Desenvolvimento Agrário e Redução da Pobreza Rural no Brasil, Roma, Itália (2001). Conferência na Universidade da Califórnia, Berkeley Center for LatinAmerican Studies, Los Angeles, EUA (2001). Reunião com o Vice-Presidente do Banco Mundial Sr. James B. Wolfensohn e Técnicos Seniors do Banco Mundial, Washington, EUA (2002).

No âmbito administrativo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), uma ação que repercutiu bastante veio através da Portaria n° 33, de 8 de março de 2001, criando o Programa de Ações Afirmativas para Promoção de Igualdade de Oportunidades e de Tratamento entre Homens e Mulheres para os beneficiários e beneficiárias da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar. A partir desse Programa foram adequados critérios, resoluções e normas para facilitar o acesso das beneficiárias finais à terra, título, crédito, capacitação, assistência técnica e previdência social; garantir o acesso progressivo de no mínimo 30% de mulheres em cargos de direção até 2003, através de capacitação gerencial específica que permita atender às demandas político-estratégicas da Instituição; implementar capacitação em gênero e gestão social para 30% de servidores na Sede e Regionais.

Em março de 2002, licenciou-se para concorrer as eleições estaduais em seu estado natal. Foi eleito Deputado federal para mandato de 2003-2006. Desempenhou atividades parlamentares relevantes nas Comissões Permanentes: Agricultura e Política Rural, Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, Constituição e Justiça e de Cidadania, Finanças e Tributação, Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. E nas Comissões Especiais: Projetos de Emenda Constitucional - PEC nº 3/99; PEC nº 115/95, Cerrado - Patrimônio Nacional; PEC nº 334/96, Nepotismo; PEC nº 524/02, Revitalização Bacia do São Francisco; PL nº 2.109/99, Patrimônio Incorporações Imobiliárias; Reforma Trabalhista; PL nº 5403/01 Acesso à Internet; CPI Tráfico de Armas.

Reelegeu-se para seu segundo mandato como Deputado Federal (2007-2010). É reconhecido como um parlamentar aberto ao diálogo, bem articulado e que defende suas opiniões e ideais com veemência e paixão. Gosta de ser protagonista, não se conformando com papeis secundários. Essa postura firme e ativa é uma de suas marcas pessoais – algo que construiu por meio de muito esforço e aprendizado.

Em 2010, concorreu ao Senado Federal, conseguindo expressiva votação, sem no entanto conquistar a vaga.

Em 2011, por indicação do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, passou a ocupar o cargo de conselheiro da Light S.A., empresa controlada pela estatal Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG).

No mesmo período, por indicação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, tornou-se Conselheiro da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) e também da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de São Paulo (PRODAM).

Em 7 de outubro de 2012 foi eleito vereador no Recife, com 11.873 votos.

Em 2014, candidatou-se como Deputado Federal, ficando como primeiro suplente.

Ao longo de sua carreira, teve ainda participação ativa ocupando cargos em muitos Conselhos: Membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil; Presidente do COFIEX; Presidente do Conselho de Orientação do Fundo Nacional de Desenvolvimento; Presidente da SEPLAN; Conselheiro do CCE; Secretário-Executivo da Comissão de Moeda e Crédito do Conselho Monetário Nacional (CMN); Presidente do Conselho de Administração do BNDES; Secretário-Executivo do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA); Presidente do Conselho Curador do Banco da Terra; Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural.

Raul Jungmann já recebeu diversas condecorações e homenagens, entre as quais: Ordens de Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores em 1997; Mérito Brasília, Grã-Cruz do Governo do Distrito Federal em 2000; Medalhas do Pacificador do Exército Brasileiro em 2000.

Em fevereiro de 2015, retorna a Câmara Federal, trazendo enorme bagagem de quatro décadas de intenso trabalho.

Raul Belens Jungmann Pinto é lembrado com carinho e respeito pelos servidores que vivenciaram o período em que esteve na Presidência do IBAMA, e torcem para que ele faça a diferença, usando sua avantajada experiência profissional, reforçando a bancada legislativa no apoio ao Instituto e na construção das políticas públicas de proteção ambiental!!!

BIBLIOGRAFIA

ALBUQUERQUE, Daian Almeida. 2008. Instituições florestais federais e o processo de descentralização da gestão florestal: estudo de caso no Estado de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais, Conservação da Natureza). Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 110p. Disponível em: http://www.if.ufrrj.br/pgcaf/pdfdt/Dissertacao%20Daian%20Albuquerque.pdf

ASIBAMA – Associação de Servidores do IBAMA. 1989. Ata da Assembleia Geral de Fundação da ASIBAMA-DF, realizada em 14 de dezembro de 1989. 9p. Disponível em: http://www.asibama.org.br/?pagina=personalizadoById&id=2

BRASIL. 1962. Lei Delegada n° 10, de 11 de outubro de 1962. Cria a Superintendência do Desenvolvimento da Pesca e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ldl/ldl10.htm

BRASIL. 1967. Decreto-lei nº 289, de 28 de fevereiro de 1967. Cria o Instituto Brasileiro do Desenvolvimento Florestal e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/del0289.htm

BRASIL. 1967. Lei nº 5.227, de 18 de janeiro de 1967. Dispõe sôbre a política econômica da borracha, regula sua execução e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5227.htm

BRASIL. 1973. Decreto n° 73.030, de 30 de outubro de 1973. Cria, no âmbito do Ministério do Interior, a Secretaria Especial do Meio Ambiente - SEMA, e da outras providências. Disponível em: http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=202556

BRASIL. 1981. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm

BRASIL. 1989. Lei nº 7.735, de 22 de fevereiro de 1989. Conversão da Medida Provisória nº 34, de 23 de Janeiro de 1989. Dispõe sobre a extinção de órgão e de entidade autárquica, cria o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7735.htm

CÂMARA DOS DEPUTADOS. 2010. Legislação brasileira sobre meio ambiente. (Série legislação n. 45). 2ª ed. Brasília: Edições Câmara, 967p. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/1362/legislacao_meio_ambiente_2ed.pdf

CÂMARA DOS DEPUTADOS. 2016. Deputado Raul Jungmann. Disponível em: http://www.camara.leg.br/internet/deputado/Dep_Detalhe.asp?id=5830832

CÂMARA MUNICIPAL DO RECIFE. 2016. Raul Jungmann. Disponível em: http://www.recife.pe.leg.br/vereadores/biografia-dos-vereadores/raul-jungmann

CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente. 2008. Resoluções do Conama: resoluções vigentes publicadas entre julho de 1984 e novembro de 2008 – 2ª ed. Brasília: Conama, 928p. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/processos/61AA3835/LivroConama.pdf

CPDOC – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. 2016. Biografia de Raul Belens Jungmann Pinto (verbete). CPDOC da Fundação Getúlio Vargas. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/raul-belens-jungmann-pinto

ESTEVES, Caio Marcio Proetti. 2006. Evolução da criação dos Parques Nacionais no Brasil. (Monografia) Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 36p. Disponível em: http://www.if.ufrrj.br/inst/monografia/Monografia%20Caio%20Marcio%20Proetti%20Esteves.pdf

FARIA, Ilana Mara Lima. 2006. Evolução do Ministério do Meio Ambiente. (Monografia) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 44p. Disponível em: http://www.if.ufrrj.br/inst/monografia/2005II/Monografia%20Ilana%20Mara%20Lima%20Faria.pdf

FUNDAÇÃO ASTROGILDO PEREIRA. 2016. O QUE É A FAP ? Disponível em: http://www.fundacaoastrojildo.com.br/2015/o-que-e-a-fap/

GOUVEIA, Maria Teresa de Jesus. 2011. As conceituações de meio ambiente praticadas pelo corpo técnico do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) na formação de sua cultura organizacional. (Tese de Doutorado) Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 124f. Disponível em: http://www.nuredam.com.br/files/publicacoes/teses/Tese_Gouveia_Vers%C3%A3oBIblioteca.pdf

GRAF, Roberta. 2000. Ética e Política Ambiental: Contribuições da Ética Ambiental às Políticas e Instrumentos de Gestão Ambiental. Mestrado em Engenharia de Produção - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Santa Bárbara d' Oeste, SP. 178p. Disponível em: https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/docs/25052012_164300_roberta_graf.pdf

IBAMA. 1989. Organização Básica. Brasília: Edições IBAMA. 49p.

IBAMA. 1989. Programa Nossa Natureza: Leis e Decretos. Brasília: Edições IBAMA. 127p.

IBAMA. 1990. Relatório de Atividades do IBAMA (Atualizado). Brasília: IBAMA, 52p.

IBAMA. 1991. Programa de Fortalecimento Institucional do IBAMA. Proposta Técnica – Volume I e II. Edital de Licitação nº 002/1991. Consórcio: JL Consultores Associados Ltda/PROCENGE Consultores S.A. Brasília: IBAMA, 458p.

IBAMA. 1992. Fortalecimento Institucional do IBAMA: Cenários de Gestão Ambiental Brasileira. Relatório Final. Price Waterhouse/Geotécnica. Brasília: IBAMA, 130p.

IBAMA. 1993. Fortalecimento Institucional do IBAMA. Programa de Reestruturação do IBAMA. Price Waterhouse/Geotécnica. Brasília: IBAMA, 85p.

IBAMA. 1995. Avaliação de impacto ambiental: agentes sociais, procedimentos e ferramentas, coordenação e adaptação de Miriam Laila Absy, Francisca Neta A. Assunção, Sueli Correia de Faria, versão de Paula Yone Stroh et al. Brasília: IBAMA, 136p. Disponível em: http://www.blogdocancado.com/wp-content/uploads/2011/02/AIA.pdf

IBAMA. 1995. Projeto: Implantação da Nova Estrutura do IBAMA. Relatório de Monitoria (Jan a Jun/95). Brasília: IBAMA, 94p.

IBAMA. 1996. Portaria nº 424/96-P, de 20 de março de 1996. Designa os servidores para participarem das atividades de elaboração do Plano de Carreiras, objeto do contrato DIRAF/DEPAD Nº 49/95, efetuado com a Empresa JVS Consultores S/A LTDA. Boletim de Serviço mº 006, de 20 de março de 1996. Brasília: IBAMA, 1p.

IBAMA. 1997. Projeto de Reorganização Institucional do IBAMA. Ana Maria E. Cruz; Lúcia Maria Mazzilli; Sandra Regina R. Klosovski; Sinfrônio S. Silva. Brasília: IBAMA. 207p.

IBAMA. 1998. Programa de controle da poluição do ar por veículos automotores - PROCONVE. Brasília: IBAMA, 181p. (Coleção Meio Ambiente. Série Diretrizes – Gestão Ambiental; n.2). Disponível em: http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/manual-de-prevencao-e-combate-aos-incendios-florestais.pdf

IBAMA. 2002. Projeto de Reorganização Institucional do IBAMA. Versão Executiva – 2ª Etapa. Brasília: IBAMA. 59p. Disponível em: https://ibamanet.ibama.gov.br/wikibama/images/a/aa/Projeto_Reorganizacao_Institucional_V02.pdf

IBAMA. 2002. Estrutura Regimental do IBAMA. Brasília: Edições IBAMA. 133p.

IBAMA. 2003. Plano Estratégico Global do IBAMA. Relatório Final. Luiz Carlos Burbano Z.; Amauri Daros Carvalho (coord.). Strategia Consultores Ltda. Brasília: IBAMA, 185p.

IBAMA. 2005. Construindo caminhos: uma contribuição à transformação do Ibama. Luiz Fernando Krieger Merico, Carla Mrla Casara, Eason Ferreira do Nascimento, José Ximenes de Mesquita, Marta Emília Teixeira, Nelson Gonçalves Rezende, Nilton Ribeiro (org). Brasília: Edições IBAMA, 68p.

IBAMA. 2009. Acontecido! Causos e histórias dos servidores do IBAMA. Brasília: Ibama, 136p.

IBAMA. 2016. Relação dos presidentes do Ibama de 1989 a 2016. Brasília: ASCOM/IBAMA. 5p. Disponível em: http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busca/dados/Lists/Pedido/Attachments/468920/RESPOSTA_PEDIDO_Relao%20dos%20presidentes%20do%20Ibama%20de%201989%20a%202016.pdf

IEA – Instituto de Estudos Avançados da USP. 2013. Raul Belens Jungmann Pinto. Disponível em: http://www.iea.usp.br/pessoas/pasta-pessoar/raul-belens-jungmann-pinto

NOGUEIRA-NETO, Paulo. 2010. Uma trajetória ambientalista: Diário de Paulo Nogueira Neto. São Paulo: Empresa das Artes. 445p. Disponível em: http://assets.wwfbr.panda.org/downloads/diario_de_paulo_nogueira_neto.pdf

RAUL JUNGMANN (SITE OFICIAL). 2016. Biografia de Raul Jungmann. Disponível em: http://www.rauljungmann.com.br/

REVISTA SOCIEDADE MILITAR. 2016. Quem realmente é o novo Ministro da Defesa. Raul Jungmann. Disponível em: http://www.sociedademilitar.com.br/wp/2016/05/quem-realmente-e-o-novo-ministro-da-defesa-raul-jungmann.html

SALERA JÚNIOR, G. 2014. ASIBAMA Presidentes. Brasília. 89 páginas. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/4978596

SALERA JÚNIOR, G. 2014. Presidentes e Diretores do IBAMA. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/5052073

SALERA JÚNIOR, G. 2015. Gustavo Krause – O Ministro da Alegria e Entusiasmo. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/homenagens/5413326

SALERA JÚNIOR, G. 2015. Zequinha Sarney – Ministro com “M” Maiúsculo . Disponível em: Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/homenagens/5385567

SARNEY FILHO. 2013. Código Florestal: a luta contra o retrocesso na legislação ambiental. Brasília: Câmara dos Deputados, 113p.

SATO, Sandra; DIETRICH, Cristian; LOPES, Luis. 2009. 20 Anos de IBAMA: IBAMA em festa. Revista IBAMA, Ano II, Nº 04, p.6-10. Disponível em: http://www.ibama.gov.br/phocadownload/sala_de_imprensa/revista-n5.pdf

SÁTYRO, Péricles Bondim. 2008. Surgimento, evolução e divisão do Ibama. (Monografia) Curso de Engenharia, Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica (RJ). 24p. Disponível em: http://www.if.ufrrj.br/inst/monografia/2007II/Pericles%20Bondim%20Satyro.pdf

SILVA, José de Arimatéa. 2014. Organizações da Administração Florestal Federal no Brasil: E(In)volução 1912-2014. Barra Mansa (RJ): Gráfica Irmãos Drumond. 104p.

URBAN, Tereza. 2011. Saudades do Matão: Relembrando a história da conservação da natureza no Brasil. Curitiba: UFPR. 372p.

WIKIPÉDIA. 2016. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Brasileiro_do_Meio_Ambiente_e_dos_Recursos_Naturais_Renov%C3%A1veis

WIKIPÉDIA. 2016. Lista de ministros do Desenvolvimento Agrário do Brasil. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ministros_do_Desenvolvimento_Agr%C3%A1rio_do_Brasil

WIKIPÉDIA. 2016. Lista de ministros do Meio Ambiente do Brasil. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ministros_do_Meio_Ambiente_do_Brasil

WIKIPÉDIA. 2016. Ministério do Meio Ambiente (Brasil). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Minist%C3%A9rio_do_Meio_Ambiente_(Brasil)

WIKIPÉDIA. 2016. Raul Jungmann. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Jungmann

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Brasília – DF, Janeiro de 2015.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 27/01/2015
Reeditado em 17/11/2021
Código do texto: T5116342
Classificação de conteúdo: seguro