Este Professor Aprendiz...

Este Professor Aprendiz...

Quem dera um dia um professor que tivesse sido muito humilde e que tivesse passado por muitas privações, para que ele pudesse perceber os alunos que também passam por esse dilema.

E que ele fosse filho de pais separados, para compreender a insegurança e rebeldia dos seus alunos que também sofreram (ou sofrem) por isso.

Que também tivesse no passado sido ridicularizado pelo seu comportamento para puder ser solidário aos alunos que sofrem qualquer tipo de discriminação.

Que ele tivesse repetido várias vezes de ano, sendo reprovado várias vezes, para puder ajudar e dá esperança aqueles que não conseguem superar as suas dificuldades.

Que ele tivesse passado pelo mundo das bebidas, e o vício do fumo para puder admoestar aqueles que também são dependentes.

Que ele tivesse mesmo passado pelo mundo das drogas, para não lidar com tanto preconceito com aqueles que estão envolvidos e/ou envolvendo-se nesse mundo sombrio.

Que ele tivesse sido desprezado, humilhado, deixado de lado muitas vezes porque ninguém acreditava mais nele, que ele era um inútil, para que ele pudesse detectar os sonhos daqueles que são tidos como escória da sociedade.

Este professor, pode está em algum lugar, ele pode não ter muita experiência, pode não ser “o melhor”, mas ele procura dá um pouco de si, pois já passou por todas essas situações acima citadas.

Pode não ser um professor experiente. Mas é um ser humano experimentado. Pode não ser um professor de gabarito, mas é humano, procura sentir as pessoas, talvez seu maior pecado seja sentir seus alunos, dedicar um pouco de atenção, envolvimento, relacionar-se numa dimensão que ultrapassa a sala de aula, que vai além do conteúdo sistemático. Ele é um professor aprendiz. Por isso comete tantos erros, mas não perde a sua capacidade de compreender o próximo!

Luciano Costa (03/06/07)

Antonio Luciano da
Enviado por Antonio Luciano da em 04/06/2007
Código do texto: T513199