DE COMO TUDO COMEÇOU AOS FUNDAMENTOS DA: MEDICINA LEGAL PRIMEIRA E SEGUNDA EDIÇÃO , FUNDAMENTOS DA NEUROLOGIA, E FUNDAMENTOS DA PSIQUIATRIA E O LIVRO DE CONTOS : HISTORIAS DA MINHA HISTORIA.

DE COMO TUDO COMEÇOU AOS FUNDAMENTOS DA: MEDICINA LEGAL PRIMEIRA E SEGUNDA EDIÇÃO , FUNDAMENTOS DA NEUROLOGIA, E FUNDAMENTOS DA PSIQUIATRIA E O LIVRO DE CONTOS : HISTORIAS DA MINHA HISTORIA.

Dr Paulo Roberto Silveira é medico A, aposentado da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro desde 13 de outubro de 2008. Ainda na ativa como médico Perito Legista de I Classe , lotado no setor de Neurologia Forense do Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto diplomado em novembro de 2000, tendo sido chefe do setor no período de 2004 a 2008.

Nascido em 22 de março de 1949, na cidade de Volta Redonda, Rio de Janeiro, filho de um operário Washington Luiz Silveira Trindade ( in memorian) e de uma dona de casa , Maria Iolanda de Jesus Silveira ( in memorian), estudou no Colégio Macedo Soares na época administrado pelos Padres Agostinianos Recoletos, deste o estudo fundamental ate o ensino médio, terminado em dezembro de 1968. Em virtude de sempre ter sido o primeiro aluno da classe, foi agraciado com uma bolsa de estudos integral, abrindo espaço no orçamento familiar para que o seu irmão mais novo Humberto Luiz Silveira ( in memorian) pudesse complementar seus estudos do ensino médio, também no Colégio Macedo Soares.

Para complementar o orçamento doméstico, em 1966, trabalhou como secretario no Curso Yazigi de Volta Redonda, onde completou sua formação em fluência na língua inglesa, perfazendo os três estágios do Curso de Inglês, e, no ano de 1967, trabalhou como Inspetor de Disciplina no Colégio Estadual Getulio Vargas , tendo no mesmo ano ingressado , através de concurso público para o cargo de Auxiliar de Escritório, da Companhia Siderúrgica Nacional , lotado no Setor de Compra e Vendas sendo lotado na área Internacional em virtude de sua fluência no idioma inglês.

Em novembro de 1969 , através do convenio cultural entre Brasil e Portugal, celebrando um protocolo de acordo em 7 de setembro de 1966 e assinado em Lisboa a 22 de abril de 1971, ratificado pelo Brasil a 24 de agosto de 1971, troca de instrumentos de ratificação a 10 de setembro de 1971, em Brasília, promulgado pelo Decreto nº 69.271 de 23/09/1971 e publicado no “Diário oficial” de 24/09/1971 ( Seção I, Parte I, pag 7768) e na Coleção de Atos Internacionais ( Fascículo nº 659). Ingressou na Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade do Porto em Portugal, tendo completado o curso de medicina, formando-se em Julho de 1975, fazendo o Estagio de Clinica Medica como complementação do Curso de Medicina no Hospital Santo Antonio no Largos dos Leões, na cidade do Porto, Portugal ate dezembro de 1975. .

Durante todo o curso de medicina ( 1969 a 1975) , por ser faixa preta de Judô (SHO DAN) , ministrou no Centro Desportivo do Porto, na Rua da Hora, como professor de Judô da Universidade do Porto, aulas de Judô, e aulas de natação no parque aquático, para os alunos da Universidade do Porto. Ao ser convidado pelo Lions Club de Estareja, , pelo Conselheiro do Corpos de Bombeiro Voluntarios de Estarreja e Leão, o empresário Sr Vasco Paz, casado com minha colega do curso de medicina a gaúcha Dulce Fogliato Paz ( in memorian) para ser professor de Judô na cidade de Estarreja, distrito de Aveiro, ministrando aulas no tatame instalado na Associação dos Bombeiros Voluntários, a adultos e a crianças, no período de 1970 a 1975.

Em janeiro de l976 regressou para o Brasil, já médico formado onde mediante concurso foi aprovado para a residência de Clinica Geral no Hospital da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda – RJ.

Em janeiro 1977 se muda para a Cidade do Rio de Janeiro , onde em janeiro, após concurso, inicia a residência medica em Neurocirurgia no Hospital do Andaraí, terminado em dezembro de 1980. Inicio de suas atividades de medico neurocirurgião na emergência , sempre na Equipe Flavio Novaes, com plantões as quinta de dia e domingo a noite, no Hospital Estadual Getulio Vargas em março de 1978 a dezembro de 1996, a partir de janeiro de 1997 é lotado na rotina do Serviço de Neurocirurgia , nas terças e quinta feira, onde fica ate junho de 1991,. De julho de 1991 ate dezembro de 1995 esteve lotado como medico A lotado no setor Tratamento Fora Domicilio como neurologista e neurocirurgião da Divisão de Assistência Complementar da Coordenadoria de Avaliação e Auditoria da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e ( SUS) na Rua México n° 128, onde se aposentou como Medico A da Secretaria de Saúde em 13 de Outubro de 2008 como Coordenador do Serviço de Verificação de Óbitos da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil.

Trabalhou também como Medico Neurocirurgião na Prefeitura de São Gonçalo, nos plantões de quarta de dia e sábado a noite de 23/04/1981 a 11/02/1988 e em nova contratação de 14/05/1996 a 28/06/2000. Pela influência da disciplina de medicina legal e por seu senso de justiça, graduou-se em Direito em 17/01/1992, na Universidade Santa Úrsula e posteriormente, por ser advogado,após aprovação na prova da OAB, recebendo a inscrição nº 078055 trabalhou nas áreas jurídicas dos vários setores do serviço público fluminense. Especializou-se em Direito Medico, tendo concluído o Curso de Especialização na Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( UERJ) em 2004.

Ao ser Admitido como Medico Perito Legista , na Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, teve sua inscrição cancelada nos termos do artigo 11 inc IV da lei 8.906/94, passando a ser bacharel em Direito. Mas com a convicção de voltar a advogar tão logo se aposente dos quadros da Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro, retomando sua inscrição na OAB.

È membro efetivo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões desde 1978 , setor de Neurocirurgia, tendo sido Diretor da Seção de Neurocirurgia, de abril de 1988 a dezembro de 1999.

Com consultório na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 427 sala 1205, desde 1984 atende nas especialidades: Neurologia, Neurocirurgia, Psiquiatria , Psicoterapia, Medicina do Trabalho.Atualmente esta cursando o XII Curso de Especialização em Nutrologia Medica pela ABRAN ano de 2014 ( Associação Brasileira de Nutrologia), na Fundação Dom Cabral em São Paulo.

Todas as ultimas quinta feira de cada mês , desde setembro 2005 se desloca a cidade de Lambari no Sul de Minas Gerais onde atende como medico neurologista e psiquiatra as crianças da ASSOCIÇÃO DE AMIGOS DOS EXEPCIONAIS ( APAE)

Como escritor da área médica, além de publicar artigos nos sites www.drpaulosilveira.med.br e www.drpaulosilveira.com.br , cujos textos foram inspiração para os livros: Fundamentos da Medicina Legal, publicado pela Editora Lumen e Juris, em 2013, Fundamentos da Neurologia, publicado pela Editora Lumen Juris em 2014, e Fundamentos da Psiquiatria , a ser publicada pela Editora Lumen Juris em data próxima, cujas obras se apresentam como fruto da experiência do autor nesses 36 anos tratando dos pacientes que dele necessitavam como medico e com convivência com as patologias neurológicas, neurocirúrgicas e psiquiátricas, acompanhadas diariamente em seu consultório ( Av Nossa Senhora de Copacabana, 427 s/1205) nos hospitais ,ambulatórios, instituições em que trabalhou como medico , ao fazer os cursos de Especialização em: Medicina do Trabalho – Universidade Gama Filho ( UGF) – 1981, Neurologia - Pontifícia Universidade Católica- RJ (PUC) 1983/84), Psiquiatria - Pontifícia Universidade Católica- RJ ( PUC) em 1994/1995, Curso de Especialização de Direito Medico, Universidade Estado do Rio de Janeiro, (UERJ) 2002, bem como na Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil como Medico A sendo o Dr Oswaldo Luiz Saide (2008) , coordenador e Dr Paulo Roberto Silveira coordenador de Epilepsia da Saúde Mental ( SES- RJ).

Em virtude de sua formação. Publicou vários artigos publicados em varias revista medicas , ministrou diversos cursos, nas especialidades de Neurologia, Neurocirurgia, Psiquiatria, Psicoterapia ,Medicina Legal, bem como palestras nos seminários de Fisiologia na Federação das Faculdades Celso Lisboa com os temas : Hidrocefalia, Doença do Pânico , Epilepsias, Esquizofrenia, Transtorno Obsessivo Compulsivo, e etc. Ministrou na mesma instituição o Curso de Elementos de Psicofarmacologia. Na coordenação de Saúde Mental (SES-RJ) coordenou o Curso de Noções Básicas de Eletroencefalograma, proferiu a palestra Depressão o mal do século, na Universidade Estácio de Sá e na Escola Superior do Ministério Publico do Estado de Goiás ministrou a palestra A Medicina Legal aplicada aos crimes contra a vida no mini curso “ Ministério Público e a Efetividade no Tribunal do Júri” . Mas também na interdisciplinares com o Direito, dentre eles o de Capacitação para Análise de Laudos em Processos Penais; Segurança do Trabalho.( vide ícone textos, Curriculum Dr Paulo Roberto Silveira, áudios e e-books nos sites em referencia WWW.drpaulosilveira.med.br WWW.drpaulosilveira.com.br ).

Que Fundamentos da Medicina Legal (2013) , Fundamentos da Neurologia ( 2014) e Fundamentos da Psiquiatria (2014), Fundamentos da Medicina Legal ( segunda edição ) (2015) e seu primeiro livro de contos : Historias da Minha Historia ( 2015) todos editados pela Lumem e Juris, ajude ao leitor a entender um pouco melhor o complicado , o intrigante e maravilhoso mundo da mente humana, nossa fonte de eterno desafio e paixão.

APPAE LAMBARI – MG : Situda na Avenida Dr Jose Nicolau Mileo sem número, Lambari , MG ( 35) 3271 3364

CONSULTORIO EM LAMBARI E RIO JANEIRO VIDE SITES:

www.drpaulosilveira.com.br

www.drpaulosilveira.med.br

.