"ESTOU EM CHAMAS" por GÉSNER LAS CASAS = SE SOFRI, SE CHOREI E SE QUASE MORRI SÓ EU SEI =

“ESTOU EM CHAMAS” por GÉSNER LAS CASAS BRITO

RECORDO-ME COMO SE FOSSE ONTÉM AS DORES FÍSICAS E AS HUMILHAÇÕES EM MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. A FOME ATRÓS QUE FAZIA COM QUE SENTISSE CONTRAÇÕES ABDOMINAIS, ALÉM DE VERTÍGENS MOMENTÂNEAS. ESSES DESMAIOS EXPORÁDICOS DAVAM-ME LÂMPEJOS DE LUZ EXCLARECEDORA E CRIATIVA. COMO MINHA MÃEZINHA ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS, HAVIA LIDO DESDE OS MEUS PRIMEIROS DIAS DE VIDA, OBRAS LITERÁRIAS COM FORTE CONTEÚDO EDUCATIVO, TORNEI-ME CRIATIVO E INVENTIVO. BUSQUEI UM MEIO DE OFERECER À MIM E MEUS IRMÃOS ALIMENTAÇÃO QUE NOS DESSE SUSTENTAÇÃO DE VIDA SAUDÁVEL. APÓS UM PERÍODO DE INVASÕES AOS CERCADOS DE VISINHOS EM DOIS CÓRREGOS NA ÁREA URBANA PRÓXIMA DE NOSSA TAPERA QUE, SE ESTENDERAM AO PERÍMETRO RURAL DA CIDADE, PASSEI A VENDER LEGUMES E OVOS PARA UMA SENHORA VIÚVA CONHECIDA COMO DONA MARGARIDA. FOI UM PERÍODO DE APRENDIZADO COM MUITOS SACRIFÍCIOS, HUMILHAÇÕES E RESTRIÇÕES ABSURDAS. UM DIA, AOS NOVE ANOS DE IDADE, VIEMOS PARA SÃO PAULO. FOI NO DESEMBARQUE NA ESTAÇÃO DA LUZ QUE TIVE O MEU PRIMEIRO “D’JAVÜ”. A VISÃO INESQUECÍVEL DO SOL SOBRE O RIO TIETÊ AO AMANHECER NA PAULICÉIA DESVAIRADA. ERAM VEÍCULOS POR TODOS OS LADOS. BONDES ARRASTANDO FERROS PESADOS E AÇO FORTE NUM ATRITO RUIDOSO CONTRA OS TRILHOS. REPENTINAMENTE, “AQUELA VISÃO” SOBRE AS ÁGUA AZUIS, DO ENTÃO HOJE POLUIDO RIO TIETÊ, VISTA DESDE A PONTE DAS BANDEIRAS TRANSPORTARAM-ME AO RIO NILO OU EUFRATES, RIOS OS QUAIS JAMAIS AVISTEI, FAZENDO MINHAS LEMBRANÇAS BAILAREM SOBRE PIRÂMIDES DESCUMUNAIS QUE UM DIA PRETENDO VER E TOCÁ-LAS. OS FATOS, AGORA ME VÊM A MEMÓRIA PRESENTE, COMO UM TURBILHÃO DE FLASHS, LEMBRAÇAS QUE NÃO ENCONTRO PALAVRAS PARA DESCREVER. ANOS SE PASSARAM COM UMA MISÉRIA INDISCRITÍVEL. NÃO HAVIA MATERIAL ESCOLAR. NÃO HAVIA UM TETO MELHOR OU PARECIDO COM A NOSSA TAPERA EM DOIS CÓRREGOS E, A AIMENTAÇÃO TINHA DE SER ARRANCADA DE UM TRABALHO BRAÇAL DIÁRIO EM BUSCA DE FERRO-VELHO, METAIS E BUGINGANGAS DESPREZADAS PELOS MAIS ABASTADOS QUE NUNCA CHEGUEI A CONHECER. NA PROCURA DIÁRIA INSESSANTE, SEMPRE ENCONTRÁVAMOS LIVROS EM BOM ESTADO E, ALGUNS BASTANTE MALTRATADOS. ASSIM MESMO, EU OS RECOLHIA. FORAM A MINHA FONTE DE APRENDISADO E SABER. EM UMA ENCICLOPÉDIA DESCOBRI QUE AS PIRÂMIDES REALMENTE EXISTEM E, QUE EM ALGUMAS OCASIÕES O SOL PARECE BAILAR POR INSTANTE SOBRE DETERMINADOS RIOS AO RAIAR DO DIA. DEPOIS DE LEMBRAR A OPORTUNIDADE QUE TIVE EM TRABALHAR EM UMA FARMÁCIA E, EM UM LABORATÓRIO DE PRÓTESE DENTÁRIA, VOU DIRETO PARA OS SERVIÇOS DE ALTO-FALANTES DE PARQUES DE DIVERSÕES E COMITÊS POLÍTICOS, ONDE INICIEI A ANUNCIAR MÚSICAS, EFEMÉRIDES E NOMES DE CANDIDATOS IMPORTANTES NA HISTÓRIA ELEITORAL DE SÃO PAULO. EM UM COMITÊ EU ANUNCIAVA A CANDIDATURA DE ADHEMAR DE BARROS. EM OUTRO ANUNCIAVA A CANDIDATURA DE SEU ADVERSÁRIO JÂNIO QUADROS. EM UMA TARDE, RECEBI A VISITA DE UM HOMEM JOVEM E MUITO BEM VESTIDO EM UM TERNO CINZA CLARO, COM GRAVATA, COLETE E TUDO O MAIS. SEUS SAPATOS PRETOS BRILHAVAM TANTO QUANTO EU TENTAVA FAZER BRILHAR OS MEUS VELHOS E SURRADOS SAPATOS DE SEGUNDA MÃO. APRESENTOU-SE COMO RUBÉNS SABE LÁ DAS QUANTAS E, PEDIU-ME PARA COMPRAR EM UM BAR PRÓXIMO UM MAÇO DE CIGARROS “CONTINENTAL DA SOUZA CRUZ”. LÁ FUI EU EM BUSCA DO OBJETO DE PRAZER TÃO FAMILIAR NA ALFAIATARIA DE MEU PAI SEBASTIÃO LAS CASAS, O TANGO. COM CERTEZA FOI UM TESTE, EMBORA ELE NUNCA TENHA ME REVELADO. NA VOLTA ENTREGUEI-LHE O TROCO E O MAÇO DE CIGARROS. O SENHOR RUBÉNS, ENCAROU-ME E CONTOU O DINHEIRO COLOCANDO-O NO BOLSO DAS CALÇAS. O MAÇO ELE COLOCOU NO BOLSO INTERNO INFERIOR DO PALETÓ. TIROU DE OUTRO BOLSO UM MAÇO DE CIGARROS JÁ ABERTO E, PERGUNTOU-ME: POÇO? NÃO LHE INCOMODA? E ACENDEU UM CIGARRO. EM SEGUIDA CONVIDOU-ME A FAZER-LHE UMA VISITA NA RUA PAULA SOUZA, 181, NO QUARTO ANDAR NA REGIÃO DO MERCADO CENTRAL DA CANTAREIRA. DISSE-ME O SEU BUBÉNS: QUE EU PODERIA CHAMA-LO DE VOCÊ E DE SARMENTO, UMA VEZ QUE “SOMOS COLEGAS DE PROFISSÃO” NÃO É? PASSARAM-SE MUITOS MESES DESDE AQUELE DIA QUE PARECEU-ME COMO OUTRO QUALQUER. UM DIA FUI EM BUSCA DE MEU IDEAL DE TRABALHAR EM RÁDIO AM NA RUA DAS PALMEIRAS, SEDE DA RÁDIO NACIONAL. FIZ UM TESTE COMO DIRETOR ARTÍSTICO JOSÉ ROSAS. NEM CHEGUEI A SABER, O RESULTADO DO TESTE FEITO POR TRÊS JOVENS LOCUTORES. SILVIO DA SILVA, SEÑOR ABRAVANEL E, EU GÉSNER LAS CASAS. ENQUANTO ESPERAVA O “RESULTADO ASSISTI AO PROGRAMA DE MANUEL DA NÓBREGA” E, PERMANECI JUNTO DOS OUTROS DOIS CANDIDATOS. O SEU JOSÉ ROSAS FOI MUITO CORDIAL E NOS ACOMPANHOU ATÉ A PORTA, ANUNCIANDO QUE UM DE NÓS TRÊS DEVERIA SER O CONTRATADO PARA FAZER PARTE DO CASTE DA EMISSORA. MAS, SERIA POR UMA INDICAÇÃO DE UM PODEROSO DEPUTADO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO E, NÃO PELO RESULTADO DO TESTE. ASSIM, EU INICIAVA A CONHECER E DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA POLÍTICA E, SENTIR NA PRÓPRIA CARNE OS EFEITOS DA DESIGUALDADE QUE INFESTA ESTE PAIS COLONIZADO POR EGRESSOS DAS PRISÕES E MASMORRAS DO VELHO MUNDO. NAQUELE MESMO DIA 16 DE SETEMBRO DE 1957, DEPOIS DE PERAMBULAR PELA CIDADE DE SÃO PAULO, E VISITAR A BIBLIOTECA NA XAVIER DE TOLEDO, ESQUINA COM AVENIDA SÃO LUIZ, FUI ATÉ A RUA PAULA SOUZA, A81. AINDA ERA DIA CLARO E O PROGRAMA DO SEU RUBÉNS, O MOREAS SARMENTO SÓ COMEÇARIA ÀS 21 HORAS. NO MERCADO DA CANTAREIRA, POR ESTAR ENGRAVATADO, PROVEI QUEIJOS, EMBUTIDOS E DIVERSAS FRUTAS DELICIOSAS SEM PAGAR COISA ALGUMA. OS COMERCIANTES ACREDITAVAM SER EU UM BOM COMPRADOR QUE AVALIAVA OS PRODUTOS PARA ALGUÉM QUE NOS OBSERVAVA A CERTA DISTÂNCIA. TALVEZ UMA SENHORA EMPETECADA PARADA LOGO ATRÁS DAQUELE PONTO ONDE ESTÁVAMOS. E ASSIM, FOI EM OUTRAS BANCAS NO MERCADO MUNICIPAL DA CANTAREIRA. CLARO QUE NÃO DEU PARA APLACAR A MINHA NECESSIDADE DE ALIMENTAÇÃO, POIS ME CONTIVE AO MÁXIMO. MAS, NÃO PASSEI FOME TOTALMENTE. DEPOIS DE UMA BREVE ENTREVISTA AO VIVO COM O MORAES SARMENTO, FUI APRESENTADO AO DIRETOR ARTÍSTICO (DIRETOR DE BRODCASTEN) HENRIQUE LOBO. LI A CONTRA CAPA DO LP DE RAY CONNIFF, ‘S MÜSIC C/ BILLY BATERFILD SINGERS E, FUI APROVADO COMO APRESENTADOR DO PROGRAMA VARIG É DONA DA NOITE INICIANDO A EXATAMENTE NO PRIMEIRO MINUTO DO DIA 17 DE SETEMBRO DE 1957, NA MAIS POPULAR EMISSORA PAULISTA. A RÁDIO BANDEIRANTES DETINHA 75% DA AUDIÊNCIA NO BRASIL INTEIRO SEGUNDO PESQUISA PELA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DA ÉPOCA. NA RÁDIO BANDEIRANTES ENCONTREI GENTE AMIGA. GENTE SOLIDÁRIA QUE ME DEU A MÃO. GENTE QUE SEMPRE ME ESTIMULOU E, NUNCA JAMAIS FEZ MENÇÃO A MINHA LIMITAÇÃO FÍSICA OU CLAUDICÂNCIA NA DEAMBULAÇÃO. POR ESTA RAZÃO DIGO QUE MINHA VIDA TEVE INÍCIO NA RÁDIO BANDEIRANTES E, QUE OS RADIALISTAS SÃO A FAMÍLIA QUE EU ESCOLHI PARA DIVIDIR A VIDA COMIGO.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ESCRITOR, ESCULTOR, PINTOR & JORNALISTA SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015 – SÉCULO XXI – A DOR PERMANECE. SE SOFRI, SE CHOREI E QUASE MORRI, SÓ EU SEI. NO ENTANTO, TIVESSE QUE VIVER TUDO OUTRA VEZ, O FARIA SEM PESTANEJAR!

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 19/06/2015
Código do texto: T5282509
Classificação de conteúdo: seguro