838-PICASSO E A INSPIRAÇÃO - Mini-biografia de Pablo Picasso

Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso nasceu em Málaga, na espanha, em 25 de outubro de 1881,

Foi a figura artistica mais importante do século XX. Fez pintura, escultura, desenhos, poesia, colagens, gravações em diversos materiais, enfim, era um experimentalista.

Na pintura, foi co-fundador (com Georges Braque) do cubismo, estilo que o tornaria mundialmente conhecido e famoso.

Pablo nasceu morto. A parteira dedicou a sua atenção à mãe acamada. Só o médico, Don Salvador, o salvou de uma morte por asfixia soprando-lhe fumo de um charuto na face. O fumo fez com que Picasso começasse a chorar.

Os desenhos de infância de Picasso representavam cenas de touradas. Sua primeira obra, preservada, foi um óleo sobre madeira, pintada aos oito anos, chamada O Toureiro. Picasso conservou esse trabalho por toda a sua vida,

Com quatorze anos, Picasso conseguia superar as exigências de uma conceituada academia de arte. Seu quadro A Primeira Comunhão , da sua juventude, foi exposto na célebre exposição da época em Basrcelona e mereceu menção honrosa. .1

Entre 1901 e 1905, havia em seus trabalhos a predominância de tons azuis e os temas eram a solidão, a morte e o abandono. Foi a fase conhecida como “Período azul”

Quando se apaixonou por Fernande Olivier, suas pinturas mudaram de azul para rosa, inaugurando a “Fase Rosa” (1905 - 1906). Trabalhava durante a noite até o amanhecer.

Essa preemencia em produzir obras de arte foram a causa da fenomenal produção artística de Picasso, que tem mais de 22.000 obras de arte conhecidas e catalogadas.

Em 1912, Picasso realizou sua primeira colagem: colou nas telas pedaços de jornais, papéis, tecidos, embalagens de cigarros.

Em 1968, aos 87 anos, produziu em sete meses uma série de 347 gravuras recuperando os temas da juventude: o circo, as touradas, o teatro, as situações eróticas.

Anos mais tarde, uma operação da próstata e da vesícula, além da visão deficiente, põe fim às suas actividades.

Como uma honra especial a ele, no seu 90.º aniversário, são comemorados com exposição na grande galeria do Museu do Louvre. Torna-se assim o primeiro artista vivo a expor os seus trabalhos no famoso museu francês

Picasso faleceu em Mougins, sul da França, em 8 de abril de 1973, com 92 anos.

<><><>

Tornei-me um admirador de Picasso em 1955 quando vi uma exposição de seus quadros no Museu Nacional do Rio de Janeiro. Impressionou-me mais a sua capacidade de produzir arte.

Entre tantas obras, havia uma citação do artista:

A INSPIRAÇÃO EXISTE,

E QUANDO ELA CHEGA TEM DE

ENCONTRAR O ARTISTA TRABALHANDO.

Quando iniciei minha atividade literária, coloquei esta citação em um quadro na parede de meu escritório. E tenho levado o conselho ao pé da letra. Todos os dias.

Como a inspiração para escrever ocorre-me várias vezes ao dia (e também à noite), além da minha capacidade de colocar em palavras a inspiração recebida, registro as idéias em poucas palavras. Organizadas, essas idéias constituem um IDEÁRIO, onde ficam até a o momento de serem desenvolvidas em uma peça literária. Hoje o IDEÁRIO tem quase 2.000 idéias e é claro que muitas não serão aproveitadas. Não faz mal. É uma forma de tentar acompanhar o mestre Pablo Picasso na sua fenomenal produção artístico.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte, 9 de abril de 2014

Conto # 838 da Série 1.OOO HISTÓRIAS.

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 09/07/2015
Reeditado em 09/07/2015
Código do texto: T5304901
Classificação de conteúdo: seguro