BIOGRAFIA GILENO E ENY MAFRA

BIOGRAFIA

GILENO OTÁVIO DE MEIRA MAFRA

E ENY NOVAIS MAFRA

*01/01/1931

*08/03/1935

Gileno Otávio de Meira Mafra, apelidado pelos familiares de Tijo, nasceu na Fazenda Santa Helena, em Lagoa Real, Termo de Caetité, em 2 de janeiro de 1931. É filho de José Joaquim Mafra Filho e Maria Risério Meira Mafra. O Casal teve os seguintes filhos: Maria Celina, José Humberto, Terezinha, Raquel e Gileno Otávio de Meira Mafra.

Na fazenda Santa Helena, gozou a sua meninice desenvolvendo as brincadeiras do seu tempo com os amigos da infância. Uma das suas diversões de criança era frequentar a feira livre com os amigos e devorar as guloseimas ali vendidas. Em Lagoa Real, admirava a entrega da bandeira para o próximo festeiro da festa de comemoração do Padroeiro da Cidade, fato que lhe traz muitas recordações daquele tempo.

Foi alfabetizado e cursou até o segundo ano primário na fazenda Santa Helena e, daí, na Fazenda Tabua e em Brumado. Órfão aos 8 anos, passou a viver com o avô materno Tertulino Meira (coletor estadual).

Apreciava e observava a natureza desde tenra idade e em tudo enxergava poesia. Gileno é um poeta nato por dom de assim o ser. Desenvolveu a sua intelectualidade por si só, é poeta autodidata, dir-se-ia O Poeta da Caatinga, declamador, letrista e cantor, um versejador de sua produção literária e da de outros autores.

Trabalhou na construção da Ferrovia Leste Brasileiro, no período de 1942 a 1943, em Caculé/BA. Trabalhou também na Magnesita, no período de 1943 a 1944, em Brumado. Morador em Brumado é proprietário da Fazenda Lagoa Nova, no município de Malhada de Pedras. A fazenda, comprou-a financiada pelo Banco do Brasil e vive dos negócios afins.

Em um de seus poemas, diz: “Até que chegou o dia/Que chega sempre pra todos/Enamorou uma morena/ E com ela se casou”. E assim aconteceu. Eny Neves Novais, em passeios a Brumado e visita aos parentes, conheceu Gileno, por quem se apaixonou, e essa paixão foi correspondida. Casaram-se no religioso no dia 6 de dezembro de 1958, ele com 27 anos de idade e ela com 23. O ato foi celebrado pelo padre Antônio da Silveira Fagundes. No dia 12 do mesmo mês, realizou-se o matrimônio no civil, oficiado pelo juiz da Comarca, Dr. Gúdestem José de Souza Soares, sendo testemunhas: José Leal Ivo de Carvalho e a esposa Nilza Neves Carvalho, José César Rego e a esposa Laudelina Trindade Rego. Com o casamento, a nubente passou a assinar Eny Novais Mafra. Dessa união nasceram os filhos: Simone (Dentista), Sérgio, Luciane (Direito) e Marcelo (Geologia).

Gileno tem como lazer: pescar, ler bons livros, escrever e ouvir músicas. Diz não ter religião, mas é adepto do espiritismo. Acredita na reencarnação e tem consigo a fé e a esperança da salvação, observando os ensinamentos de Jesus Cristo. “Aos meus amigos dedico atenção e consideração”, diz ele. Aposentou-se aos 60 anos de idade pelo FUNRURAL.

É autor de uma coletânea de contos e poesias catalogada e não publicada. O poeta fala das belezas do sertão, do amanhecer, dos rios, das cachoeiras, da brisa noturna, do luar, dos pássaros cantando em harmonia e da sua família, tudo isso o encanta e o inspira.

Gileno Mafra relembra, com orgulho, o sonho da emancipação de Lagoa Real – Terra da Vaquejada e produtora do minério urânio, distrito de Caetité –, que se deu em 13 de junho de 1989, por luta e intervenção de Pedrinho Cardoso, que contou com o apoio da população.

A professora Eny Novais Mafra nasceu na fazenda Laginha, Vila de Ibiassucê, Termo de Caculé, no dia 8 de março de 1935. É filha de Crescêncio Francisco Novais e Almerinda Neves Novais. São seus irmãos: Nilza, Nelson, Nilton e Nandy Neves Novais.

Eny relatou que iniciou os estudos na escola da fazenda onde morava e teve uma infância feliz, com brincadeiras da época com as crianças do lugar. Frequentou também a escola primária anexa à Escola Normal de Caetité, onde se formou em 24 de dezembro de 1953 e é concursada desde fevereiro de 1955, mediante provas, embora a sua nomeação tenha sido por indicação do deputado Oldack de Carvalho Neves.

Foi professora do ensino primário, lecionando nas seguintes escolas: Grupo Escolar Getúlio Vargas, na sede do município de Brumado, por Decreto de 31 de março de 1955, onde permaneceu por 20 anos; em meados de 1976, transferiu-se para o Colégio Estadual de Brumado (CEB), ensinando a disciplina de práticas religiosas; lecionou também na Escola Estadual Rotary Club e na

Escola Nossa Senhora de Fátima (particular). Na escola Antônio Carlos Magalhães, exerceu a função de diretora.

Aposentou-se do exercício do magistério no dia 7 de dezembro de 1994, com 40 anos de serviços prestados com dedicação e compromisso educacional, qualidades que a distinguem e a dignificam. Diante desses atributos enobrecedores, foi homenageada pelo município de Brumado, dando o seu nome a uma escola situada na Rua da Abolição, no Bairro São Felix, especializada em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – Supletivo –, Escola Municipal Professora Eny Novais Mafra.

Os dados desta biografia foram fornecidos pelo casal Gileno Otávio de Meira Mafra e Eny Novais Mafra, a quem agradecemos a gentileza da colaboração.

Antonio Novais Torres

antorres@terra.com.br

Brumado, em 22 de abril de 20

Antonio Novais Torres
Enviado por Antonio Novais Torres em 16/08/2015
Código do texto: T5348257
Classificação de conteúdo: seguro