Resumo biográfico do vereador Roselverte Antônio Pires

Resumo biográfico do vereador Roselverte Antônio Pires

Roselverte Antônio Pires, nasceu na Fazenda Acari, mais conhecida por Pau-da-Canoa, município de São Francisco (MG), no dia 13 de junho de 1923.

Filho de Belmiro Antônio Pires e Ana Antônia do Prado. Em 1930, aos 7 anos de idade muda-se para Buritis (MG), indo residir inicialmente na Fazenda Mangues, mais tarde, na Fazenda Extrema, no mesmo município e, finalmente, em 1972, volta para a Fazenda Mangues, onde vive até a data do falecimento, ocorrido no dia 5 de fevereiro de 2005, vindo a ser sepultado no cemitério de Buritis (MG).

Em 1948, casa-se com Justiniana Rodrigues da Costa, com quem vive pouco tempo, uma vez que a mesma veio a falecer de parto, juntamente com o filho que seria o primogênito.

Em 20 de janeiro de 1950, casa-se no religioso e, dois anos depois, no dia 13 de abril de 1952 no civil, com Maria da Glória Rodrigues Rocha, com quem teve 11 filhos, sendo eles: Filon Antônio Rocha, Palmira Antônia Rocha, Demilson Antônio da Rocha, José Antônio da Rocha, Roselmar Rodrigues Pires, Maria Rosa Rodrigues Pires, Antônio Domingues da Rocha, Rooselvert Rodrigues Júnior, (conhecido como Barroso), Rossicler Rodrigues Pires, Mariana Rodrigues Pires e, Roselmiro Rodrigues Pires.

Homem de espírito irrequieto, temente a Deus, dinâmico e cheio de ideais, Roselverte foi um estudioso da cultura regionalista e folclórica, conquistando várias posições de destaques em sua trajetória de vida, além de bem sucedido fazendeiro e político.

Como autodidata e detentor de uma visão de mundo à frente de seu tempo, foi um grande conhecedor e divulgador das tradições populares, como contador de causos, cantador de folias, dentre outros feitos.

Entre outros memoráveis foliões, Roselverte passou a cantar como o guia, principal responsável pela cantoria de Reis e do Divino Espírito Santo.

Na vida pública, Roselverte teve uma atuação de destaque na Câmara de Vereadores de Buritis, elegendo-se vereador para a 3ª. Legislatura, no período de 31 de janeiro de 1971 a 31 de janeiro de 1973, onde exerce a presidência da Casa, do dia 5 de fevereiro de 1972 a 31 de janeiro de 1973, tendo como prefeito Baltazar Fonseca Melo.

Ainda, para a 5ª. Legislatura de 31 de janeiro de 1977 a 31 de janeiro de 1983, com ampla folga reelege-se vereador, exercendo com competência a presidência da Câmara do dia 9 de fevereiro de 1979 a 8 de fevereiro de 1980, tendo como prefeito Elizeu Nadir José Lopes.

É assinalável afirmar com toda justiça, que Roselverte Antônio Pires, popularmente conhecido como Rosa, foi uma figura de notável prestígio, tendo deixado um legado de honra e de glória, que dignifica a sua passagem por esta terra abençoada por Deus. O homem era de uma simpatia excepcional, capaz de despertar a atenção de todos que estivessem à sua volta.

Onofre Ferreira do Prado
Enviado por Onofre Ferreira do Prado em 04/09/2015
Reeditado em 15/03/2024
Código do texto: T5370475
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.