POR QUE BAIRRO POPULAR?

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

É um erro popular muito comum acreditar que aqueles que fazem mais barulho a lamentarem-se a favor do público sejam os mais preocupados com o seu bem-estar..

Edmund Burke

O termo popular é um adjetivo de dois gêneros, algo relativo e ou relativo ao povo e feito pelas pessoas simples, sem muita instrução. Assim sendo, nasceu a Fundação da Casa Popular, no Governo do Presidente Dutra, órgão subordinado ao então Ministro José Pereira Lira, nascido em 23 de agosto de 1899, em Cruz do Espírito Santo, Estado da Paraíba e que faleceu no Rio de Janeiro em 1985 com 86 anos de idade. O referido cidadão foi Bacharel em Direito e Professor Universitário. No Estado do Rio de Janeiro foi fundador da Faculdade de Direito, além de Diretor de 1940/41 e de 1946/47 da referida Faculdade. Foi Deputado Federal, Chefe de Polícia no Estado do Rio de Janeiro, Ministro do Tribunal de Contas da União (inclusive foi seu Presidente) e Ministro Chefe do Gabinete Civil da Presidência da República, de 16 de dezembro de 1946 a 31 de janeiro de 1951, na gestão do já citado Presidente Marechal Eurico Gaspar Dutra. Sem delongas, em síntese foi o Ministro Pereira Lira, o direto responsável pela construção do conjunto residencial pela Fundação da Casa Popular, em Santa Rita (1948), obra embrião que deu motivo ao povo de Santa Rita a começar a chamar a antiga área de curral do Engenho Tibiri de Bairro Popular. Foi o primeiro conjunto residencial construído em Santa Rita com dinheiro público federal, o Brasil era governador por Eurico Dutra e Santa Rita pelo Prefeito Flávio Maroja Filho. Valendo salientar de que o Município de Santa Rita recebeu de “mão beijada” e ou a fundo perdido a doação do dinheiro que edificou tal conjunto residencial. Os moradores das referidas casas passaram a ser inquilinos da Prefeitura Municipal de Santa Rita de 1949 a 1980, época em que o então Vereador Francisco Aguiar, apresentou um projeto de lei à Câmara Municipal autorizado a Prefeitura Municipal de Santa Rita a assinar escritura de doação a todos os seus inquilinos. A título de gratidão e ou de reconhecimento público, o referido Bairro Popular adotou uma de suas ruas com o nome de "Rua Professor Pereira Lira", para imortalizar entre nós aquele benfeitor. O professor Pereira Lira, foi também co-fundador da Academia de Letras Brasiliense, tendo sido seu Presidente, bem como pertenceu a Associação Brasileira de Escritores. O povo santaritense o tem como um dos seus benfeitores desde a década de 40 do século XX.

E o Bairro Popular desde 1949 vem despertando a simpatia e o afeto do povo, sem demérito aos demais bairros, é o bairro mais conhecido e mais lembrado, dentro e fora da Paraíba, quando se fala em Santa Rita, vem logo em mente o Bairro Popular, seja na alegria e ou na dor, tamanha é sua notoriedade. É lugar conhecido, democrático, sabido, plebeu e elogiável, no bom sentido da palavra. Atualmente é habitado por gente de todas as classes sociais. O nosso popular não significa ser medíocre, somos uma população honrada e trabalhadora e que sonha de olhos abertos com o nosso futuro, de modo que discordamos plenamente de Oscar Wilde, ao afirmar de que “a cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre”, tendo em vista que amamos esse lugar como amamos o nosso próprio ser.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 26/09/2015
Reeditado em 26/07/2016
Código do texto: T5395515
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.