GENTE NA VIDA DA GENTE

Mas afinal que importância isso tem? Tanta gente no mundo, parecem figurantes de todos. Figurantes de mim enquanto eu sou figurante de todos, essa vida é mesmo um grande teatro.

Gente intelectual:

Geralmente são difíceis de se lidar porque se acham sabedores de tantos saberes, mas no fundo são como aquelas crianças que as mães criaram supervalorizando seus dotes e o cérebro deles os faz acreditar que realmente seu cabedal é imenso e todos os demais estão intelectualmente prejudicados, se são doutores então... desconfiem daqueles que exigem serem chamados pelo título. Em geral são eficientes no que fazem, mas suas limitações em outras áreas os deixam tão incapazes de compreender que a única saía é o sentimento de superioridade para com os demais.

Tem aquelas pessoas que quase nada sabem, estudaram muito pouco, tiveram que trabalhar cedo, seu universo se restringe em seu lar, seus amigos, quando os têm, a cerveja, o churrasco e o carnaval, isso trás uma felicidade sem fim e geralmente os grupos se fazem grandemente, essas pessoas também são muito importantes, elas costumam impulsionar o país com sua força de trabalho e o seu poder de consumo, mas seu universo interno também é bem restrito, em geral na maioria das vezes essas pessoas não gostam muito de se verem sozinhas.

Gente que cuida de gente, geralmente senhoras com idade avançada, cuidando dos netos que as jovens mães abandonam em seu regaço, essas mulheres são grande e muito fortes em sua fragilidade, muitas são negras ou quase negras, não possuem renda fixa, então vendem cocadas nas ruas para ajudar a sustentar os filhos das mães alheias, algumas ainda cuidam de filhos especiais, outras ainda sofrem a dor de ver seus filhos viciados, que batem em seus corpos cansados, roubam suas poucas economias, essa pobre gente só tem de tesouro o seu amor, amor pelas crianças que criam, em momento algum pensa em se desfazer desses pequenos, choram em busca de uma palavra de conforto, que palavra podemos dizer? Melhor nada falar e oferecer apenas um abraço fraterno em que nele podemos dividir nossa energia de amor.

Gente que mata, rouba, estupra, abusa...

Em geral não conseguimos detectar logo que conhecemos essas pessoas, tem umas que até nos passa a imagem de uma pessoa simpática, participativa, amável e incapaz de qualquer um desses atos, quando descobrimos, quando a máscara caí, ficamos com ar de quem foi enganado, mas como pode? Aquela pessoa tão legal...

Gente religiosa demais:

Essas pessoas leem algo em algum livro sagrado e suas mentes tomam aquilo por única verdade, seus olhos se fecham e passam a buscar a salvação a qualquer preço e isso faz o maior estrago no planeta, em todos os tempos da nossa existência, quando paramos para ver o horror que a humanidade sentiu na pele, o mar de sangue que correu e ainda corre, em nome de algum Deus ou algum interesse financeiro ou os dois... nos damos conta do perigo que é a dobradinha RELIGIÃO E POLÍTICA.

Gente da ciência:

Essas impulsionam o planeta para um crescimento real, muitos deram a sua vida e ainda dão em prol de um descobrimento que muda todo o rumo da vida, é muito bom observarmos os primeiros cientistas lutando para divulgar suas descobertas e serem aceitos, a grande maioria não conseguiu esse feito em vida, mas seus esforços não foram em vão sempre aparece um outro que mais na frente retoma suas pesquisas e acaba provando o seu juízo de valor.

Gente das Artes:

Que gente maravilhosa!!! Pintam a exaustão, tocam seus instrumentos até seus corpos não aguentarem mais, bailam com seus pés em carne viva, atuam com um corpo exercitado ao extremo, é a voz, é o sentimento que precisa emprestar aos seus personagens, seus corpos são o seu ganha pão, muitos atuam morrendo por dentro, as pessoas pensam que são loucos, devido a sua aparência, mas são disciplinados e abnegados, atores não têm feriado nem final de semana, féria? Só para os grandes astros, os demais trabalham dia após dia para conseguir sustentar suas necessidades básicas, alguém já imaginou a humanidade sem as artes?

Gente da saúde:

Se Deus tem representantes por aqui são eles, como podem? Abrem nossos corpos, quase encontram nossa alma, nos consertam, sim porque as vezes ficamos meio avariados, mas como ainda não é hora de partimos, então esses anjos nos ajudam, como nem tudo é perfeito tem também anjos do mal, esses não representam Deus, representam a si mesmos, porque são movidos pela ambição, nesse caso pobre de quem cai nas mãos deles.

Os que tratam da mente, esses são a poesia da medicina, sutis, delicados, atentos, observadores... alguns dos seu pacientes se perdem no labirinto de suas mentes mas a grande maioria encontra a saída e se libertam da sua prisão interna tendo seu terapeuta como guia.

Gente que vive na rua:

Eles fedem tanto, que fica difícil ficar perto por algum tempo, mas cada um tem uma triste história de abandono, abuso, dor, muita dor, que os fazem desistir de tudo e tentam sair de si indo para as ruas então caem na armadilha da falsa liberdade e sucumbem as drogas, ao sexo sem sentido, procriam e abandonam, esses vivem num exílio dentro de suas mentes, não conseguem encontrar o caminho da vida em comunhão, pobre gente abandonada de si mesmo, são invisíveis na sociedade só se fazem notar quando abordam alguém pedindo uma moedinha ou tirando algo na marra, devemos sentir carinho por esses irmãos e enviar um sentimento de caridade para cada um que encontramos, porque o nosso pensar tem poder de cura.

Gente que faz gente:

Estar grávida é sentir a magia da vida dia a dia acontecendo dentro da gente, é um movimento no ventre que faz lembrar uma obra de arte se fazendo e quando menos esperamos a temos diante de nós, perfeita, aprendendo e se desenvolvendo e temos novos artista, cientistas, profissionais da saúde, intelectuais, servidores braçais e mais gente que vai viver nas ruas.

Glória Cris
Enviado por Glória Cris em 25/11/2015
Reeditado em 25/11/2015
Código do texto: T5459974
Classificação de conteúdo: seguro