MEUS HERÓIS - MEMBROS DA DEFESA CIVIL

Aos membros da Defesa Civil...

Com certeza alguns de nós já teve a oportunidade de poder ver sua função atuando solidariamente a todos seres humanos em tragédias, durante os ciclones, ou desabamentos, ou incêndios, ou até mesmo algo que jamais esperamos que aconteça a qualquer ser humano em um estádio de futebol onde são apenas alegrias, mas nesses empurra... empurra, desabando à cerca de proteção ou alambrado que dá acesso ao campo de futebol e ocorre o desespero e todos fogem do tumulto e alguns tropeçam e são pisoteados, neste momento estes heróis surgem dentre todos e fazem a sua parte acalmando a multidão, salvando ou pelo menos tentando salvar os feridos...

Sabemos o quanto é difícil evitar um tumulto já ocorrido, ou uma tragédia anunciada tal qual foi essa vazão da lama da Samarco em Bento Rodrigues, e alguns souberam usar seu celular avisando a sua esposa que estava na escola e pode avisar todos os 38 alunos que puderam sair a tempo da escola para uma região mais alta e assim evitar de serem soterrados pela lama que ultrapassou a barragem e rompendo-a desceu pelo vale, chegando depois de duas semanas ao mar no Oceano Atlântico, mas no seu caminho tendo tornado toda a água possível de tratamento possa ter sido contaminada por metais pesados e não adequada ao consumo humano ou animal...

Se tais seres humanos que se dedicam sem nenhum pagamento, mas sendo parte de uma equipe treinada para que possam atuar nesses momentos de tragédia e possam salvar vidas, impedindo que pessoas entrem em prédios em que a segurança está comprometida devido a alguma explosão de bujão de gás numa cozinha industrial como ocorrida pela segunda vez no Rio de Janeiro, e assim não permitir que os moradores que saíram às pressas possam voltar a pegar seus pertences sem que sejam liberados pelos bombeiros e pela defesa civil depois de avaliação dos perigos de novos desabamentos e ou perigo iminente por trincas com possíveis rompimentos da sustentação e demais problemas de risco...

Com certeza naquele momento estamos tão revoltados que nem sempre aceitamos tais conselhos, ou tais proibições e tentamos burlar e entrar no prédio, onde somente os bombeiros estão preparados para tais incursões com seus respectivos conhecimentos e com certeza de quando necessários para salvar vidas, mas jamais por causa de bens materiais, que podem ser recuperados mais tarde ou quem sabe não arriscarmos as nossas vidas por um bem material ...

Vamos treinar todos os moradores, quanto a prevenção, contra incêndios, e demais problemas que podem ocorrer dentro de nossas casas e tais conselhos e precauções através de cursos fornecidos pela administração dos condôminos que é muito importante, pois uma brigada de incêndio num prédio pode evitar perdas maiores e que o incêndio se propague dentro de um apartamento e propague para os demais andares e se soubermos sair evitando nos queimar sem usar os elevadores descendo pelas escadas com as roupas encharcadas de água, pois além de tornarem menos inflamáveis nos protegem do calor do local evitando queimaduras maiores, apesar de que tais roupas sem algodão encharcam menos e são propensas a serem mais inflamáveis e com chance que colar a pele causando graves ferimentos por queimaduras...

Assim evitem tais uniformes que não precisam passar ferro, pois são de material sem algodão e portanto bem mais perigosos em caso de incêndio, assim vamos ser preventivos principalmente para roupas e uniformes que utilizados todos os dias em nossos trabalhos durante nosso trabalho do dia a dia...

Treinamento de prevenção nunca deixa de ser importante e todos que residem nestes prédios onde tais arranha-céus tem mais de 4 andares onde existem elevadores se oriente a todos que não utilizem tais elevadores em caso de incêndio, pois o sindico tem a obrigação de desligar tais equipamentos de movimentação assim que for detectado qualquer foco de incêndio pedindo para que todos evacuem o prédio e não se preocupem com demais pertences, a não ser seus animais domésticos, caso queiram levar algo para salva-los, mas equipamentos e utensílios domésticos podem ser pesados ou até mesmo atrapalhem para se movimentarem na descida das escadas no escuro, em que usem seus celulares para iluminarem as escadas se não houver em seu prédio a iluminação de emergência acionada e ligada a baterias que devem acender após o desligamento da luz normal e assim evitar que as escadas e os corredores do prédio fiquem às escuras...

Cada profissional da Defesa Civil que resida nesses prédios tenham seus nomes devidamente conhecidos pelos demais moradores, para que saibam a quem obedecer para evacuação do prédio em caso de incêndio, bem como evacuar em casa de algum alarme, tal qual o ocorreu da lama em Bento Rodrigues evitando que centenas de moradores fossem vítimas de uma surpresa desagradável por esquecimento do acionamento do alarme no momento do perigo e ou falta de treinamento aos envolvidos terceirizados para tal acionamento em qualquer emergência de vazamento e ou rompimento dessas barragens de contenção de produtos tóxicos e ou lama simples...

“Vamos nos tornar pro-ativos em caso de tragédia e em vez de ficar lamentando vamos colaborar em salvar nossas vidas e dos demais moradores e vizinhos!!!”